Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Gestão

21/03/2024

3ª CIT de 2024 pactua financiamento de medicamentos no componente especializado da AF e ações de combate à tuberculose

21/03/2024 17h55

Na manhã desta quinta-feira (21/03), foi realizada a terceira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2024. O evento aconteceu na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), em Brasília-DF, e teve como destaques pactuações a respeito de ações para o combate à tuberculose, sobre o financiamento de medicamentos contra vasculite, esclerose múltipla, doença de Fabry e de Crohn, além de informes a respeito das ações de saúde para o Povo Yanomami.

Integraram o dispositivo de abertura a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, a representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross, o presidente do Conasems, Hisham Hamida, o presidente recém re-eleito do Conass, Fábio Baccheretti, o secretário da SECTICS/MS, Carlos Gadelha, e a secretária da SEIDIGI/MS, Ana Estela Haddad.

Assista o resumo na reunião no CIT em Foco:

(matéria em atualização)

Apresentações e discussões

Entre as apresentações e discussões, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS) fez o lançamento da campanha publicitária e Boletim Epidemiológico da Tuberculose.

Discussões e pactuações

Pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), foi pactuado o Incentivo às Ações de Vigilância, Prevenção e Controle da Tuberculose.

Já na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (SECTICS/MS), a pactuação diz respeito ao financiamento de medicamentos no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, no Grupo 1 A: Rituximabe para Vasculite; Cladribina para Esclerose Múltipla; Beta-agalsidase para doença de Fabry; e Ustequinumabe para doença de Crohn, nas apresentações de 45mg e 130mg.

Informes 

Entre os informes escritos, a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) – Programa Mais Médicos. Já a Secretaria Executiva (SE) apresentou a Situação de entrega dos Relatórios de Gestão (2018 a 2022) no Brasil.

Pela Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), o secretário especial Ricardo Weibe Nascimento Costa, trouxe atualizações sobre as ações de saúde para o Povo Yanomami.

Confira o álbum de fotos completo da 3ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite de 2024 (crédito das imagens: Mateus Vidigal):

3ª CIT - Março/2024



Assista a íntegra da reunião: