Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

21/03/2024

Comitiva Potiguar debate demandas do SUS em Cuiabá


21/03/2024 - Atualizada em 21/03/2024

Por Cosems - RN

Durante reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CONARES), em Cuiabá, capital do Mato Grosso, nesta quarta-feira (20), representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN), liderados pela presidente do Colegiado, Maria Eliza Garcia (Doutor Severiano) e pela vice-presidente, Dailva Bezerra (Boa Saúde), debateram junto ao secretário nacional da Atenção Primária do Ministério da Saúde, Felipe Proença, sobre o financiamento das eMultis.

“Tratamos junto ao secretário sobre nossa preocupação diante do financiamento e continuidade das ações das eMultis, que foram financiadas pela Portaria 544/2023. Nossa preocupação se deu uma vez que este financiamento não terá continuidade, o que prejudicará a organização da Atenção Primária em nossos municípios”, destacou Maria Eliza Garcia.

Ainda segundo a presidente do Cosens-RN, o secretário do Ministério da Saúde, Felipe Proença, apresentou e esclareceu como se dará o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS). De acordo com Maria Eliza Garcia, o assunto em questão será pautado e apreciado durante a próxima reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

“Nossa preocupação que também é preocupação do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde [Conasems] é que os municípios não tenham prejuízos financeiros nesta nova formatação de financiamento da APS”, alertou a presidente do Cosems-RN.



IMUNIZASUS

Também integraram a comitiva potiguar junto a presidente e vice-presidente do Colegiado: a assessora técnica Solane Costa e o secretário executivo Sueldo Queiroz.

Ambos são os representantes do Cosems-RN na Oficina Nacional do ImunizaSUS. A Oficina em questão aconteceu nesta terça e quarta-feira, em Cuiabá e teve foco no Planejamento e Ação dos Cosems da Região Centro-Oeste.

XVI CONGRESSO COSEMS

Uma realização do Cosems-RN, o XVI Congresso de Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde, que acontecerá em Natal, entre os dias 1º e 03 de maio, contará com a presença de representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, para levantar um grande debate em torno deste novo momento que envolve a APS.

Confira detalhes sobre o evento: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/cosems-realizara-xvi-congresso-de-prefeituras-e-secretarias-municipais-de-saude-do-rn/

Via assessoria de comunicação do Cosems-RN.