Logo do ConasemsLogo do SUS
Rio Claro - SP

CONFECÇÃO DE ÓRTESES PARA MEMBROS SUPERIORES NO MUNICÍPIO DE RIO CLARO/SP

Autor(a): RENATA FONTANETTI ARAUJO

Coautor(a): JULIENE PATRICIA ANTONIO

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” é um serviço de saúde especializado na habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes. A terapia ocupacional é responsável pela confecção de órteses, utilizadas para suportar, imobilizar, posicionar ou proteger parte do corpo, auxiliando na prevenção, correção de deformidades e na melhora da função dos segmentos comprometidos.

Objetivos

Avaliar, prescrever, desenvolver e confeccionar órteses para membros superiores, sob medida em material termomoldável (termoplástico ezeform) ou neoprene, visando à efetividade nas condutas terapêuticas, proporcionando melhoria da qualidade de vida.

Metodologia

A avaliação é feita pela terapeuta ocupacional, onde define a necessidade da criança, baseada na avaliação funcional do membro acometido, na patologia e na presença ou não de deformidades ou alterações de postura e tônus muscular, levando em conta as demandas colocadas pelos profissionais que acompanham a criança e pela família. A partir da avaliação, a terapeuta desenvolve o modelo de órtese, confecciona, adapta e realiza as orientações quanto ao uso da mesma. As órteses podem ser readequadas a qualquer momento de acordo com a evolução do quadro, caso não haja adaptação ao seu uso ou estejam causando desconforto.

Resultados

O tempo médio de espera entre a indicação e confecção das órteses é de 20 dias, possibilitando uma rápida intervenção de acordo com a demanda de cada profissional. A possibilidade de confecção de órteses com materiais de alta qualidade, proporcionando conforto, estética e praticidade, e da remodelagem e readaptação das mesmas dentro do serviço permitiu maior agilidade e praticidade na indicação, além de uma adequação de fácil acesso e eficiente sempre que necessário, influenciando positivamente na adesão a esta tecnologia e consequentemente na evolução dos tratamentos. Atualmente são utilizados materiais rígidos, como o termoplástico de baixa temperatura, ou flexíveis, como o neoprene.

Conclusões

As órteses, quando utilizadas como um adjunto ao processo de reabilitação, constituem um recurso importante na reabilitação das disfunções físicas, auxiliando em uma recuperação mais rápida, segura e eficaz e/ou levando a uma melhora da função manual. A confecção de órteses para membros superiores no próprio serviço possibilitou um trabalho de reabilitação mais efetivo, garantindo o acesso de maneira rápida e gratuita a esta tecnologia.

Palavras-chave