Apresentação/Introdução
O presente projeto teve como propósito qualificar o segmento de açougues do município de São Marcos como estratégia de prevenção após surto de toxoplasmose por consumo de carne contaminada que acometeu 154 indivíduos no ano de 2015. O projeto também visou construir um quadro de empresas comprometidas com a saúde dos consumidores, garantindo a oferta de produtos seguros para a população.
Objetivos
Qualificar os açougues sob à luz do Decreto Estadual 53.304/2016 e Portaria SES 66/2017 que estabelece os requisitos e exigências para o funcionamento, licenciamento, fiscalização e controle dos açougues em todo o território do Rio Grande do Sul.
Metodologia
Parceria entre as Secretaria Municipais da Saúde, da Agricultura – Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Policia Civil e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado O Projeto teve duração de um ano (Fev 2017 a Fev. 2018) As capacitações: duas oficinas com duração de 8h cada Vistorias técnicas a cada 4 meses: (maio, agosto, janeiro) 1. Avaliação 2. Acompanhamento 3. Apoio técnico 4. Reuniões Confecção do Manual de Boas Práticas para Açougues Orientações referente ao Manual e aos POPs (Procedimento Operacional Padrão) por profissional habilitado Cerimônia de encerramento.
Resultados
100% dos açougues do município inspecionados e acompanhados 85% receberam o Selo de qualidade – Açougue Seguro Redução de 90% de apreensão e inutilização de carnes e derivados impróprios para o consumo Redução de 90% dos casos isolados notificados de toxoplasmose Redução em 100% das notificações de Surto de toxoplasmose
Conclusões
O projeto afigurou-se como um instrumento de extrema importância na democratização do saber sanitário tanto para o setor regulado como para a comunidade em geral, pois contribuiu não só para prevenção e promoção da saúde, como também para a redução dos casos de doenças transmitidas por alimentos assim como o fortalecimento das ações de controle sanitário do município de São Marcos.