Logo do ConasemsLogo do SUS

24/10/2025

Saúde sem Fronteiras destaca a APS na busca pela integralidade do cuidado

24/10/2025 12h12

Por Mais Conasems

O quinto episódio do programa Saúde sem Fronteiras aborda o Papel da Atenção Primária à Saúde na busca pela integralidade do cuidado. Participam desta edição, o Presidente do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Hisham Hamida, e o CEO da Modality Partnership - empresa do  Reino Unido especializada em oferecer serviços de saúde por meio de parcerias entre médicos - Vincent Sai. No episódio, são discutidas boas práticas, organização dos serviços e educação permanente em saúde.

As semelhanças e diferenças intercontinentais em relação aos sistemas de saúde do Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS), e do Reino Unido, Serviço Nacional de Saúde (NHS) são abordadas no programa: “Um ponto em comum é que ambos acreditam na assistência médica universal. Nela, todos merecem o direito a cuidados básicos. O NHS oferece cuidado gratuito, sem qualquer discriminação de raça ou gênero, e isso é algo que sei que o SUS também abraça”, afirma Vincent.

Em relação ao SUS, o presidente do Conasems ressalta as difuculdades decorrentes da nossa geografia: “Uma das grandes diferenças é nossa extensão territorial. Considerando nosso país que tem municípios com menos de mil habitantes e municípios com mais de 10 milhões de habitantes, isso acaba virando um dos principais desafios da nossa saúde”, aponta Hisham.

Os especialistas também conversam sobre a saúde digital - um desafio em termos da infraestrutura para as duas nações: “precisamos de uma maturidade estrutural que suporte esse tipo de equipamento, até mesmo para que seja qualificado”, destaca Hisham. Já Vicent alerta: “como líderes, devemos sempre permanecer no controle, sobretudo com a aplicação de ferramentas digitais. Somos a linha de frente responsável pelo cuidado do nosso paciente, não podemos passar essa responsabilidade para a tecnologia”.

A educação permanente também é destaque nesta edição do Saúde Sem Fronteiras já que a capacitação de profissionais é indispensável para o uso correto das novas tecnologias, segundo Hisham. Exemplo disso é o “Mais Saúde com Agente”, curso promovido por Ministério da Saúde, Conasems e UFRGS: “de forma alguma pode ser uma transferência de responsabilidade. Uma das nossas iniciativas é a formação de ACE e ACS como técnicos. Estamos já na segunda turma e garantimos acesso em todo lugar, em qualquer tela a qualquer momento. Esse formato garante a capacitação do agente, por meio da tecnologia”, ressalta Hisham.

Com uma forma inovadora de falar sobre saúde pública, a série Saúde sem Fronteiras traz diferentes perspectivas e reflexões sobre práticas internacionais, além de análises comparativas com a realidade do SUS. Especialistas de diversos países e instituições renomadas discutem questões de saúde que fazem parte da rotina de profissionais e gestores brasileiros. Confira a playlist completa no Youtube e em no portal Mais Conasems.