Logo do ConasemsLogo do SUS

11/11/2025

Estreia: nova temporada de webdocs do ImunizaSUS traz Vacimóvel e Corujão de Vacinação em Chapecó (SC)

11/11/2025 17h22

Por Conasems

Chapecó, município catarinense, é retratado no primeiro episódio da 2ª temporada de webdocumentários do Projeto ImunizaSUS. Com o Vacimóvel, unidade itinerante, e o plantão Corujão de Vacinação, criado para ampliar o serviço fora do horário comercial, foi possível reverter a baixa cobertura vacinal da região.

Diante da ameaça de novas doenças e da baixa adesão às vacinas, a gestão municipal e os profissionais de saúde identificaram a necessidade de fortalecer as ações de imunização. Criado em 2022, o projeto Vacimóvel e Corujão de Vacinação: Ferramentas para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Chapecó – SC, surgiu, inicialmente, voltado para crianças menores de dois anos com o objetivo de facilitar o acesso à imunização em áreas de difícil alcance.

O Vacimóvel ampliou o atendimento nas regiões com menor cobertura vacinal. Paralelamente, foi implementado o plantão Corujão de Vacinação, destinado a vacinar a população fora do período fixo fornecido pelas unidades de Atenção Primária. Após avaliar o resultado do projeto de forma anual, a equipe de identificou que diversas vacinas que ultrapassaram 95% de cobertura. No caso do HPV, o aumento de doses aplicadas passou de 100%.

As ações eram orientadas à comunidade do município por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que indicavam onde seriam as localidades prioritárias.

A enfermeira Lilian Cristina Galão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, explica que o Corujão da Vacinação surgiu após a constatação da queda na cobertura vacinal, especialmente após a pandemia de 2019. “Grande parte da população da região trabalha na agroindústria e no comércio. É um horário muito engessado”, ressaltou.

Rodrigo Momoli, idealizador do projeto, enfermeiro e gerente de Vigilância em Saúde do município, afirma que a iniciativa manteve a vacinação em dia mesmo ao longo dos períodos de risco de contaminação durante a pandemia. “Antes do projeto, as pessoas tinham dificuldade em entender que ir até as Unidades Básicas de Saúde ainda representava um risco para a saúde pública em função da Covid-19”, destacou.

O secretário municipal de Saúde de Chapecó, João Luiz, reforça que por meio do projeto, o público que tinha dificuldade de acessar o atendimento em horário padrão passou a ser contemplado. O Corujão resultou na aplicação de cerca de 300 doses por unidade de saúde durante o período noturno.

Diante dos resultados positivos, as duas estratégias foram ampliadas e hoje estão disponíveis para fornecer todas as vacinas para toda a população do município.

O novo episódio estreia nesta terça-feira (11/11), às 18h. Assista na programação da TV Mais Conasems e no canal do YouTube: