06/11/2024
06/11/2024 17h43
Cuidados paliativos é tema do 35º Estação SUS, episódio que foi ao ar nesta quarta-feira (06/11), com a participação de Rodrigo Lacerda, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e Rodrigo Kappel Castilho, presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP).
“É uma abordagem realizada por uma equipe interdisciplinar para prevenir e controlar o sofrimento de pacientes diante de situações de risco à continuidade de sua vida; uma humanização do trabalho na saúde, que coloca o paciente como protagonista em seu próprio cuidado”, explica Kappel que avalia como um ponto importante a maioria das pessoas querem saber, por pior que seja a notícia, o que está acontecendo consigo mesmo.
Desde 2022, Cuidados Paliativos são uma disciplina obrigatória nas faculdades de Medicina. Além disso, em maio deste ano, foi instituída a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, Lacerda reforça que ainda existem mitos e informações falsas a serem superados, além da falta de experiência dos profissionais diante do risco iminente da descontinuidade da vida do paciente.
“Nessa hora, há muito o que se fazer para que ele tenha um cuidado sem dor, considerando suas vontades, seu contexto familiar, individual e coletivo. É uma prática que traz dignidade para esse desfecho do paciente”. O novo episódio do Estação SUS já está disponível em mais.conasems.org.br e no canal do Conasems no YouTube, acesse clicando aqui.
O Estação SUS é uma produção do Conasems para refletir e tirar dúvidas de gestores e técnicos da saúde sobre boas práticas no Sistema Único de Saúde. O videocast é conduzido pelos próprios integrantes técnicos do Conselho.
Estação SUS: o que faz parte do Sistema Único de Saúde passa por aqui.