Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
Gestão

25/11/2022

CIT: 11ª reunião do ano foca na importância do aumento da cobertura vacinal no Brasil

25/11/2022 03h00 - Atualizada em 25/11/2022 03h00

Aconteceu nesta quinta-feira (24) a 11ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). O destaque da reunião foi a preocupação dos três entes sobre as quedas das coberturas vacinais no país.

Logo na abertura da reunião o presidente do Conasems, Wilames Freire, agradeceu a participação da atual Diretora da OPAS Brasil, Socorro Gross, e do diretor eleito para o comando da instituição no Brasil, Jarbas Barbosa, da reunião de diretoria do Conasems.

Durante a apresentação do painel epidemiológico da Covid-19, o secretário-executivo do Conasems, Mauro Junqueira, reforçou a importância do Programa Nacional de Imunizações (PNI) para o Brasil. “Precisamos trabalhar juntos para reduzir a quantidade de pessoas que estão com esquema vacinal incompleto. No ano que vem, a gente conseguindo avançar para vacinas mais modernas, como as bivalentes, para dar continuidade ao processo de imunização no Brasil, deveremos discutir nos grupos técnicos e nos respaldar sempre pela ciência”.

O presidente do Conass, Nésio Fernandes ressaltou que o Brasil tem vacinas seguras, imunogênicas, eficazes, capazes de reduzir o impacto de hospitalização e óbitos, em praticamente todas as idades. “O desafio de alcançar ampla cobertura é, talvez, mais desafiador e necessário que a atualização tecnológica da vacina, pois, ainda que uma nova tecnologia oferecesse maior eficácia, se ela alcançasse apenas 30% de cobertura, ela não surtiria o efeito esperado”, analisou.

Durante a reunião foram pactuadas duas propostas.

Confira a transmissão ao vivo da reunião:

Apresentações 

Situação Epidemiológica da COVID-19

Revisão do Programa de Qualificação das ações de vigilância em Saúde

Pactuação para disponibilização de antifúngicos para o tratamento de micoses endêmicas

Cobertura Potencial da APS

Agenda de Avaliação de Resultado Regulatório

Com informações via Ascom Conass