Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

02/12/2022

Cosems-RN debate saúde mental durante conferência estadual


02/12/2022 - Atualizada em 02/12/2022

Por Cosems - RN

Teve início nesta terça-feira (29), no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), em Natal, a 5a Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Norte. O evento, que terá programação até a próxima quinta-feira (01/12), é uma promoção da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) numa parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES) e com apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN).

Em sua quinta edição, a Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Norte tem como tema central de seus debates “a política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

“Sonhamos muito, conversamos muito, refletimos e agora podemos construir propostas e vislumbrar dias melhores para a saúde mental no Rio Grande do Norte, porque passamos por um desmonte e por grandes perdas nos últimos anos”, frisou Aldenisia Albuquerque, secretária municipal de saúde de São Gonçalo do Amarante e coordenadora geral da Conferência, que na oportunidade, representou o Cosems-RN.

Ainda de acordo com a gestora, as discussões da 5a Conferência Estadual de Saúde Mental são de grande importância, pois acontecem neste período pandêmico onde a situação de muitos pacientes foi agravada. “Nós precisamos discutir a saúde mental e formular as propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Saúde no próximo ano”, pontuou.

Com a presença de usuários, trabalhadores e gestores de saúde, também marcaram presença na abertura da 5a Conferência Estadual: o secretário de Estado da saúde e presidente da Conferência, Cipriano Maia; do presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES) e coordenador adjunto da Conferência, Aurelan Geocarde; da promotora do Ministério Público, Karina Filgueira; da representante do Ministério da Saúde, Aline Aguiar; da representante da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Ivanir Matias; e do representante de usuários do SUS, João Maria de Oliveira; dentre outros.



Informações via Cosems/RN