Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

08/12/2022

Academia da Saúde fortalece promoção à saúde da população da zona norte de Natal-RN


08/12/2022 - Atualizada em 08/12/2022

Por Cosems - RN

A população do bairro Pajuçara, localizado na Zona Norte de Natal, conta com serviços oferecidos pela academia da saúde desde o mês de agosto de 2021, onde estão envolvidos na condução do projeto dois profissionais de educação física e um auxiliar administrativo. O município de Natal está localizado na sétima região de saúde do Rio Grande do Norte e tem como gestor da pasta de saúde, o secretário George Antunes.

De acordo com a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Tallita Mayara, o acesso ao serviço ocorre tanto por demanda espontânea como por encaminhamento dos profissionais de saúde locais. Segundo dados repassados pela coordenadora, atualmente, os profissionais de educação física acompanham sete turmas na academia da saúde do bairro Pajuçara, dentre elas estão a turma de saúde mental, pessoas com doenças crônicas e pessoas com condições pós COVID.

“Os usuários que são encaminhados para a academia passam por avaliação médica e a cada três meses passam por nova análise. Além das práticas corporais desenvolvidas, ações de educação em saúde, com incentivo à alimentação saudável, atividades de lazer, visitas às unidades de saúde e a avaliação multidimensional dos idosos também fazem parte da agenda da academia”, frisou Tallita Mayara, pontuando que outros públicos também são atendidos pelos serviços oferecidos pela academia da saúde.

Ainda de acordo com a coordenadora da Estratégia Saúde da Família, Tallita Mayara, os atendimentos na academia da saúde resultaram oferta de uma atenção multiprofissional, de ações de práticas corporais e de ações de educação em saúde que elevaram a adesão da população às práticas de atividade física e uma melhoria da qualidade de vida em natalenses integrantes de grupos específicos.

VIVÊNCIAS

O “Vivência do SUS nos Recantos Potiguares” busca documentar e disseminar toda e qualquer experiência municipal, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e compartilhar ações dos municípios na perspectiva de integração da atenção primária à saúde, promoção à saúde, práticas integrativas e complementares, vigilância em saúde, gestão do trabalho e educação na saúde, urgência e emergência, assistência farmacêutica, rede hospitalar, centros para a Covid-19, enfrentamento da pandemia de Covid-19, serviços de referência e apoio de diagnóstico, entre outros temas relativos ao SUS.

“Mostrar e valorizar o cotidiano dos trabalhos de saúde, nos municípios potiguares, é nosso grande objetivo”, destacou a presidente do Cosems-RN, Maria Eliza Garcia (SMS Doutor Severiano), mostrando que o Projeto foi pensado para que o gestor municipal possa apresentar suas vivências do SUS ao mundo.

Confira detalhes e tire dúvidas sobre o Projeto: https://www.cosemsrn.org.br/noticia/confira-aqui/



Informações via Cosems/RN