Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional
COSEMS - RN

08/12/2022

Cosems-RN debate enfrentamento a Violência Sexual durante Fórum Regional


08/12/2022 - Atualizada em 08/12/2022

Por Cosems - RN

Através de sua vice-presidente Dailva Bezerra (SMS Boa Saúde) o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN) participou, na manhã desta quarta-feira (7), da abertura dos trabalhos do II Fórum Regional Nordeste sobre Enfrentamento da Violência Sexual. O evento acontece até amanhã (quinta-feira, 08) no Instituto Federal do RN (IFRN), localizado na Avenida Senador Salgado Filho, em Natal.

O Fórum é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte e tem como tema central os “Desafios e Perspectivas da Rede de Proteção e Cuidado às Pessoas em Situação de Violência Sexual”. Participam das discussões diversas autoridades da Sesap, do Sistema Único de Saúde (SUS) do RN, da Polícia Civil, da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos; e da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer; dentre outras representações dos demais estados da região nordeste do Brasil.

De acordo com Dailva Bezerra, o evento tem o objetivo de promover a interlocução entre estados nordestinos sobre os desafios, avanços e possibilidades relativas ao enfrentamento da violência sexual bem como constituir espaços de divulgação de produção acadêmica/institucional referente à temática dos fluxos e rede de cuidado em saúde, além de articular uma rede intersetorial para o acolhimento de pessoas em situação de violência.

“Sabemos que esta é uma demanda que a gente tem que debater mais profundamente, pois ainda temos problemas corriqueiros, em nosso dia a dia, no que tange a violência sexual, mal que atinge principalmente nós mulheres”, pontuou Dailva Bezerra, frisando a grande importância de uma rede colaborativa onde os gestores públicos saibam os caminhos de resolução para as demandas específicas.

Em sua fala, a vice-presidente do Conselho de Secretarias também mostrou o apoio do Cosems-RN e a disposição deste Conselho em levar o debate sobre Violência Sexual para os fóruns de debate com a presença dos secretários municipais de saúde do Rio Grande do Norte.



Informações via Cosems/RN