Apresentação/Introdução
A Atenção Domiciliar (AD) no SUS foi regulamentada em agosto de 2011, através da portaria GM/MS 2029, a qual instituiu o Programa Melhor em Casa. AD é uma modalidade de atenção integrada às Rede de Atenção à Saúde, caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, garantindo continuidade de cuidados. De acordo com o caderno de AD, as atribuições do cuidado devem ser pactuadas entre equipe, família e cuidador, democratizando saberes, poderes e responsabilidades. A equipe do Serviço de Atenção Domiciliar é composta por profissionais da área da saúde qualificados a fim de atender as demandas de cuidado no contexto domiciliar. Compete aos profissionais orientar e capacitar os cuidadores para que possam realizar o cuidado. A atuação das equipes multiprofissionais com enfoque interdisciplinar visa proporcionar resultados positivos na vida destas pessoas, possibilitando o cuidado compartilhado, humanizado e integral, tornando-se muito mais resolutivo e eficaz. No cotidiano da assistência domiciliar os profissionais observaram que mesmo após orientações aos cuidadores, surgem dúvidas quanto a execução dos procedimentos em geral. Diante dessa demanda surgiu a necessidade de criar plataformas on-line como ferramenta para auxiliar o atendimento presencial.
Objetivos
Com intuito de estar mais próximo do cuidador, proporcionando autonomia e segurança ao cuidado, foi criado um canal no Youtube e página no Instagram com informações práticas sobre o assuntos relacionados ao cuidado em domicilio. Estes canais possuem vídeos realizados pelos profissionais da equipe do SAD de Pará de Minas nas suas diversas áreas de atuação que de forma clara e com linguagem simples tem o objetivo de orientar o cuidador na sua prática diária. Os vídeos ficam disponíveis e de livre acesso para que possam ser visualizados sempre que necessário.
Metodologia
Trata-se de um relato de experiência através da prática do tipo desenvolvimento de tecnologia educativa, sobre o processo de construção de canais utilizando a plataforma virtual do YouTube e Instagram, com o intuito de difundir conhecimentos pertinentes a cuidados aos pacientes no âmbito da atenção domiciliar. Diante de dúvidas rotineiras relacionadas aos cuidados básicos do paciente em atenção domiciliar, a equipe do SAD de Pará de Minas idealizou em reunião uma possibilidade para facilitar o acesso à população assistida. Neste momento surgiu a divulgação pelo Canal da Prefeitura de Pará de Minas no Youtube e na página do Instagram da Secretaria de Saúde para postagens de vídeos explicativos sobre os cuidados básicos. No canal e na página incluem vídeos realizados pelos funcionários do SAD em suas áreas de atuação. Os profissionais que produzem os conteúdos dos vídeos são: enfermeiro, médico, fisioterapeuta, nutricionista e fonoaudiólogo, todos locados na Secretaria de Saúde do município de Pará de Minas, prestando serviço no setor SAD. O conteúdo inclui vídeos curtos com explicações para enfatizar as orientações já realizadas presencialmente no domicílio. O material pode ser acessado através dos links https://www.youtube.com/watch?v=G3D4G8Jo2Z8 e https://instagram.com/parademinas.saude?igshid=YmMyMTA2M2Y= . A divulgação do canal é feita através de documento impresso entregue ao cuidador no dia da admissão. O canal está em constante atualização.
Resultados
Os vídeos produzidos abordam aspectos relacionados à assistência, provenientes da construção de um saber técnico científico, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem. O uso de vídeos educativos dinamiza o aprendizado e facilita a compreensão e a propagação do conhecimento de forma rápida, não necessitando muitas vezes que o indivíduo tenha alto nível de instrução. As tecnologias educacionais mostram-se efetivas para promover a saúde, pois aperfeiçoa o conhecimento e enfrentamento do cuidador, tornando-o capaz de entender como as próprias ações influenciam na saúde do indivíduo. Os smartphones têm se popularizado nos últimos anos, tornando-se ferramentas de qualidade para ampliação do acesso à informação, além de aproximar os profissionais ao cuidador, proporcionando uma maior rede de apoio e esclarecimento de dúvidas. Essa abordagem ainda oferece praticidade e baixo custo.
Conclusões
A utilização dos vídeos teve uma boa adesão por parte dos cuidadores, se mostrando efetivo no esclarecimento de dúvidas cotidianas em relação ao cuidado na Atenção Domiciliar. Observou-se uma diminuição no número de intercorrências em domicílio. Assim, a construção de um canal educativo no YouTube e Instagram pode ser utilizada como ferramenta para facilitar a divulgação da educação em saúde, de forma a possibilitar que um maior número de indivíduos seja alcançado pelas informações fornecidas.
Palavras-chave
tecnologia educativa, atenção domiciliar, cuidador