Logo do ConasemsLogo do SUS
Portal Educacional

O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS – nasceu a partir do movimento social em prol da saúde pública e se legitimou como uma força política, que assumiu a missão de agregar e de representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde do país.

Desde 1988 promove e consolida um novo modelo de gestão pública de saúde alicerçado em conceitos como descentralização e municipalização.

Assumiu o desafio de romper com a estrutura centralista de decisões impostas de cima para baixo, que desconsideravam as especificidades e as demandas de cada município brasileiro. Propôs uma fórmula de gestão democrática para a saúde, atribuindo aos municípios um papel que não fosse o de meros coadjuvantes, fazendo jus aos preceitos constitucionais de formulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Defendeu de forma incondicional que o sistema público de saúde seria mais eficaz à medida que os municípios deixassem de ser somente executores de ações, e assumissem também o papel de formuladores de políticas públicas. Como artífice de um plano de inclusão social, o CONASEMS passou a auxiliar os municípios na formulação de estratégias voltadas ao aperfeiçoamento dos seus respectivos sistemas de saúde, primando pelo intercâmbio de informações e pela cooperação técnica.

Hoje tem seu espaço político e sua luta reconhecida nas instâncias federais, incluindo na pauta de discussões da saúde grandes temas de interesse como financiamento público, recursos humanos e defesa dos princípios do Sistema Único de Saúde.

Conselho Honorário

Galeria de presidentes do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Raimundo Bezerra (em memória)
Paulo Dantas
José Eri Medeiros
Armando Martinho Bardou Raggio
Gilson Cantarino O’Dwyer
Edmundo Gallo
Gilberto Tanos Natalini
Neilton Araújo de Oliveira
Silvio Mendes de Oliveira Filho
Luiz Odorico Monteiro de Andrade
Silvio Fernandes da Silva
Edmundo Costa Gomes
Helvécio Miranda Magalhães Junior
Fernando Monti
Mauro Guimarães Junqueira
Wilames Freire Bezerra