Logo do ConasemsLogo do SUS
Maceió - AL

TV COSEMS AL: FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO DO SUS E EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA GESTÃO MUNICIPAL

Autor(a): ROBERTO FIRPO DE ALMEIDA FILHO

Coautor(a): KATHLEEN MOURA DOS SANTOS, LARISSA CÂNDIDO GUIMARÃES, MIRNA OLIVEIRA LIMA VAZ, CAMILA NOGUEIRA VALENÇA, JOELSON CASTRO LISBOA JÚNIOR

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O estado de Alagoas, pelos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2021, tem até então uma população estimada de 3.365.351 pessoas. Alagoas conta com 102 municípios, dividido em duas macrorregiões de saúde e dez regiões de saúde. Mediante a pandemia pelo coronavírus e a implementação de medidas sócios sanitárias em todo território brasileiro, tivemos que nos adaptar à nova realidade e de alguma forma criar estratégias para estreitar a comunicação junto aos gestores municipais, além de apoiar e registar o processo de organização dos municípios no enfrentamento à pandemia. Este trabalho apresenta como motivação as vivências que retratam resultados positivos das ações dos municípios alagoanos durante a pandemia e para além dela, a abordagem de temáticas relevantes com a realidade local, na voz de atores de referência nos temas escolhidos, trazendo reflexões e empoderamento, por meio de uma plataforma digital no YouTube, intitulada TV COSEMS-AL. Tendo por base a Educação Permanente em Saúde (EPS) foi concebida uma ferramenta digital para amplificar a interlocução entre os gestores municipais de saúde, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS-AL) e a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) e dar evidência às experiências exitosas, utilizando gravações de vídeos e áudios in loco ou em estúdio adaptado. A TV COSEMS-AL, traz a perspectiva de valorizar as ações da gestão municipal e fomentar o aprendizado de cada gestor.

Objetivos

Geral: •Promover a Educação Permanente entre os gestores e técnicos municipais de saúde por meio de uma plataforma digital intitulada TV COSEMS. Específicos: •Compartilhar a percepção dos gestores municipais de saúde sobre as ações realizadas durante o período de pandemia da COVID-19 e, para além dela, aludida em mídia audiovisual/televisiva; •Replicar as experiências exitosas dos municípios alagoanos durante a pandemia e para além dela, por meio de uma plataforma digital intitulada TV COSEMS; •Promover debates intersetoriais usando tecnologias digitais com o propósito de valorizar as políticas públicas de saúde; •Difundir programas e vídeos informativos com a perspectiva de apoiar as ações de educação em saúde praticadas pelos municípios.

Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a construção de um canal digital que conta as vivências de gestores municipais, profissionais de saúde e de outras instituições, seja no enfrentamento da pandemia da COVID-19 ou demais pautas relacionadas à saúde coletiva. A TV COSEMS-AL é um espaço para troca de experiências e diálogos intersetoriais, de construção de conhecimento, transmitidos em programas temáticos em um ambiente virtual no Youtube. A concepção do ambiente virtual foi realizada a partir da estratégia metodológica peer education ou educação entre pares (ADRIÃO, 2010). Ou seja, todas as etapas de criação do ambiente virtual foram lideradas pelo COSEMS-AL com o apoio dos gestores municipais. A TV COSEMS-AL esta organizada em cinco programas: MINUTO COSEMS, voltado para divulgação de informações sobre as principais pautas de interesse da gestão, com participação dos apoiadores regionais; MULHER EM PAUTA, programa conduzido pela vice-presidente, com participação de mulheres de destaque da sociedade, seja na saúde publica ou outra área afim; REPÓRTER COSEMS, possui como foco a gravação de vídeos das experiências exitosas em Alagoas; CONEXÃO COSEMS, promove a cobertura da articulação do COSEMS-AL em reuniões fora do estado. O programa BATE-PAPO COM O PRESIDENTE, conduzido pelo presidente no diálogo com personalidades de referência local ou nacional, articulando temáticas de relevância pública.

Resultados

Como resultados, no período de 18 meses de plataforma, foram produzidos 145 vídeos, sendo 43 do MINUTO COSEMS; 26 BATE PAPO COM O PRESIDENTE; 35 MULHER EM PAUTA; 31 REPÓRTER COSEMS e 10 CONEXÃO COSEMS. Por meio da criação da TV conseguimos ampliar as parcerias com outras instituições, a exemplo do MPF, TCE, MPT, ALE, TJ, Secretaria da Mulher, entre outras. Proporcionou também aos 33 municípios com trabalhos inscritos na 3a Mostra Alagoas Aqui Tem Sus a oportunidade de exibir por meio da TV COSEMS-AL suas experiências exitosas, tendo a possibilidade de ser espelho para outros municípios, bem como fortalecer a educação permanente, trazendo uma aprendizagem cotidiana e comprometida com o coletivo. O COSEMS-AL foi além das fronteiras da saúde e trouxe para a roda de discussão diversas instituições, tornou a plataforma um instrumento de reflexão das práticas dos serviços que trazem à luz iniciativas que muitas vezes ficam no anonimato. A implantação de um cronograma de gravações trouxe para equipe do COSEMS-AL o desafio de atender aos novos tempos, um jeito novo de fazer apoio, utilizando da TV COSEMS-AL para atender partes das demandas relacionadas à gestão municipal. Entre os temas mais trabalhados estão as ações de enfrentamento da pandemia, vigilância em saúde, financiamento do SUS, atenção primária, com esclarecimentos relacionados ao programa Previne Brasil, contribuindo para que Alagoas esteja entre os 3 estados do país com indicadores mais bem avaliados.

Conclusões

A TV COSEMS-AL é uma proposta pioneira e surgiu como alternativa para estreitar o diálogo com os gestores municipais, sobretudo no cenário de mudanças praticamente imposto na rede de saúde por causa da pandemia e como forma de fomentar a educação permanente e revelar as experiências exitosas dos municípios alagoanos. Ter contato com outras práticas, discutir outros projetos, dar a visibilidade necessária, levar os gestores e trabalhadores da Saúde a refletirem sobre a própria prática e imaginar novos fazeres a partir desse mosaico de experiências. Mesmo em territórios e realidades distintas é possível adaptar ideias às situações locais, e a TV COSEMS-AL tem sido capaz de propor esse caminho de autorreflexão, avaliação, incorporação de diferentes ideias e disparo de novas experiências que beneficiem os 102 municípios alagoanos. Em grande parte, o movimento de perceber uma prática significativa se inicia de forma instintiva, partindo de um ou de vários atores que se organizam para participar de algo inovador e desafiador.

Palavras-chave

Educação Permanente, TV, Gestão Municipal