Apresentação/Introdução
O Planificasus é um projeto proposto pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), com a parceria do Hospital Beneficente Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde por meio do PROADI – SUS. Apresenta uma proposta de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), que vai além de uma simples capacitação, pois propicia o desenvolvimento da nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais, que compõem as equipes assistenciais e de gestão, tornando-a resolutiva e de qualidade. Em 2019 foi feita a adesão ao Planificasus dos municípios da micro região de Aquidauana, a qual foi selecionada pela Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) por apresentar fragilidade na Rede Materno Infantil, a primeira a ser trabalhada aqui no MS. Os Secretários de Saúde decidiram, juntamente com as coordenações da APS, quais seriam as Estratégias de Saúde da Família (ESF) que teria o cenário pertinente para o propósito do projeto. A equipe selecionada pela gestão em Aquidauana para ser a Unidade laboratório do Planificasus foi a ESF Fabio Dutra – Vila Pinheiro, que mostrou maiores dificuldades no processo de territorialização e cadastro além de indícios de uma assistência pouco resolutiva as gestantes e crianças.
Objetivos
Geral: Analisar a contribuição do Planificasus no processo de trabalho das equipes de Unidade laboratório Específicos: Identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes foram adquiridas ou aprimoradas no processo de trabalho das equipes da Unidade laboratório a partir da implantação do Planificasus Caracterizar as dificuldades e desafios que se apresentaram na execução da assistência às crianças e gestantes pelos profissionais da Unidade Laboratório Organizar o processo de trabalho da Unidade Laboratório de modo a repercutir na realização de uma assistência às gestantes e às crianças com qualidade.
Metodologia
Para a capacitação e qualificação dos profissionais foi apresentado um instrumento de gestão e organização dos macroprocessos e microprocessos da APS e da AAE, que eram expostos e desenvolvidos durante um momento de estudos, denominado workshop. O momento de alinhamento da teoria com a prática ocorria durante as oficinas tutoriais e os períodos de monitoramento das ações que eram durante o giro na unidade laboratório e centro de especialidades. Esses momentos tinham apoio do corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde, os analistas do Hospital Albert Einstein e os tutores da APS e AAE, envolvendo todos os trabalhadores da equipe da unidade laboratório.
Resultados
A partir da adesão ao Planificaus, os profissionais da Unidade Laboratório ESF Fabio Dutra fortaleceram suas práticas profissionais, criando novas estratégias para a organização do serviço, o que repercutiu em mudanças no processo de trabalho das equipes. O processo de avaliação, monitoramento e reflexão da prática estimulados pelo Planificaus, oportunizou mudanças que refletiram no aprimoramento das habilidades e atitudes profissionais, uma vez que a equipe de saúde pôde rever o funcionamento e reorganizar a ESF. Por mais que o processo de territorialização seja preconizado e favoreça o conhecimento das necessidades de saúde dos usuários do território, assim como o acompanhamento dos diversos grupos populacionais de forma longitudinal, este ‘mapeamento’ e monitoramento sistemático da população da área de abrangência nem sempre ocorre. Com o Planificasus, a equipe desenvolveu novas estratégias para registrar e acompanhar os programas das Gestantes e Crianças presentes na ESF, e seus respectivos usuários, de forma sistematizada. Estes registros passaram a fazer parte da rotina do serviço, subsidiando a avaliação das ações desenvolvidas, o desempenho da equipe, o alcance dos objetivos propostos, o que trouxe consequentemente, a qualificação da assistência à saúde ofertada.
Conclusões
Observamos que o Planificasus contribuiu para o aprimoramento e desenvolvimento de novas competências profissionais – conhecimentos, habilidades e atitudes, e para transformações no processo de trabalho das equipes de saúde da família. Os profissionais buscaram e aprimoraram conhecimentos sobre os programas preconizados para a APS a partir do compartilhamento em equipe, na perspectiva da educação permanente em saúde, que foram potencializados, a partir da realização de workshops, oficinas tutoriais e construção do plano de ação, a fim de discutir o processo de trabalho e estabelecer novas rotinas do serviço. Houve implantação de novas estratégias para a organização e monitoramentos dos serviços e acompanhamento dos usuários principalmente da Rede Materno Infantil assistidos pelas equipes, assim como maior compromisso no cumprimento das metas e comprometimento profissional. Estas iniciativas propostas pelo Planificausus repercutiram e influenciaram nas mudanças no processo de trabalho e no aprimoramento das habilidades e atitudes profissionais e, consequentemente, na qualificação da assistência à saúde ofertada.
Palavras-chave
Qualidade da Assistência à Saúde, Saúde da Família