Apresentação/Introdução
A Unidade de Saúde da Família Casto Nery fica localizada a 18 quilômetros da sede do município e atende a população rural dos assentamentos. A equipe busca atender de forma humanizada, incluindo não só o tratamento medicamentoso, mas também cuidados via recursos terapêuticos, visando assistir as pessoas em sua integralidade: corpo, mente e alma. Através dos atendimentos e da vivência na comunidade percebeu-se a necessidade de recuperar ou melhorar a saúde mental, o bem-estar emocional e social das mulheres residentes na comunidade, desenvolvendo um trabalho para prevenir e tratar a depressão, além de outras enfermidades, através da arteterapia. A arteterapia é um dispositivo terapêutico que absorve saberes das diversas áreas do conhecimento, constituindo-se como uma prática transdisciplinar, visando a resgatar o ser humano em sua integralidade através de processos de autoconhecimento e transformação. Utilizamos recursos artesanais com a finalidade de reduzir problemas cardíacos e respiratórios, melhorar a coordenação motora, aliviar dores no corpo, reduzir a ansiedade, além de melhorar a auto-estima, prevenindo e combatendo a depressão e os distúrbios do sono, trazendo vários benefícios para a saúde.
Objetivos
- Facilitar e garantir o acesso a saúde da população que vive no campo. - Melhorar a qualidade de vida da população adstrita; - Prevenir e tratar transtornos mentais em mulheres da comunidade.
Metodologia
O grupo acontece em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Cooperativa de Crédito Sicredi. Os encontros são realizados na sala de reunião da Unidade de Saúde, uma vez na semana no período vespertino. Os profissionais envolvidos são: monitora de artesanato, psicóloga, enfermeira, médica, Técnica de Enfermagem e Agentes Comunitário de Saúde. São realizadas rodas de conversa, atendimento individual, encaminhamentos. Para a concretização desse projeto foi necessário a busca de parcerias para a aquisição dos materiais necessários, sendo eles: máquina de costura, agulhas, linhas de crochê, barbantes, tecidos de patchwork, toalhas, pano de guardanapo e de bordado, EVA, corante, cola instantânea, tintas para tecido, pincéis. De cada 3 trabalhos realizados, as usuárias poderão levar 01, para comercialização ou para uso.
Resultados
Constatou-se a diminuição dos atendimentos individuais e queixas relacionados a saúde mental nessas mulheres que participam do grupo, além da melhora significativa da auto - estima e do convívio social. Relatam ainda estar com mais disposição para as atividades diárias.
Conclusões
O Grupo de Arteterapia e Mente Saudável foi uma estratégia da equipe buscando melhorar a qualidade de vida das mulheres da área rural do município de Novo Horizonte do Norte, fazendo com que vejam o quanto são capazes de produzir e que possam desenvolver uma atividade além dos afazeres domiciliares. Com isso, trabalhamos com cada uma em sua integralidade, respeitando as crenças, hábitos e costumes, levando em consideração que estão inseridas em um determinado habitat e que devemos ajudá-las a criar autonomia necessária para os cuidados com a própria saúde. Oferecemos a elas um ambiente onde possam ser ouvidas e compreendidas, além do convívio com outras mulheres que vivem no campo e na mesma realidade.
Palavras-chave
ARTETERAPIA; MENTE SAUDÁVEL; MULHER RURAL