Logo do ConasemsLogo do SUS
Lucas do Rio Verde - MT

A INSERÇÃO DE DISPOSITIVO INTRAUTERINO (DIU) NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM LUCAS DO RIO VERDE/MT

Autor(a): FERNANDA HELDT VENTURA

Coautor(a): Keli Aparecida Paludo Fernandes, Rozenilda Mendes Cardoso, Tatiani da Rocha Andrade Lima, Elaine Alves da Silva

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O planejamento familiar se consolida por meio de ações preventivas e educativas e pela garantia de acesso igualitário a informações, meios, métodos e técnicas disponíveis para a regulação da fecundidade. No Brasil, a política pública que trata do planejamento familiar é regida pela Lei nº 9.263, de 12/01/96, e define o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal. Com o intuito de diminuir os índices de gestação não planejada e reforçar as ações de sexualidade responsável e planejamento familiar por parte dos brasileiros, são disponibilizados diversos tipos de métodos contraceptivos: pílula hormonal combinada, mini-pílula, anticoncepcional injetável mensal e trimestral, diafragma e dispositivo intra-uterino de cobre (DIU). Todos esses métodos são ofertados gratuitamente na Atenção Primária do SUS. O município de Lucas do Rio Verde através da equipe gestora e técnicos da APS realizaram um treinamento em inserção de DIU com cobre para seus profissionais e também expandiu o numero de vagas para profissionais de outros municípios que compõe a Região de Saúde Teles Pires, configurando desta maneira um treinamento profissional regional, visando o fortalecimento da promoção de ações de atendimento à saúde reprodutiva na região.

Objetivos

Atualizar a equipe multidisciplinar envolvida na assistência à saúde sobre os métodos contraceptivos disponibilizados no SUS. Orientar e promover a atualização sobre a Legislação norteadora para a ampliação do acesso ao DIU no âmbito do SUS. Fortalecer a ampliação do acesso ao DIU de cobre, capacitando enfermeiros e médicos nos serviços de saúde; Abordar sobre as principais características, vantagens, mecanismo de ação e efetividade do DIU com cobre; Esclarecer sobre as principais indicações, contraindicações, técnica para a inserção do DIU com cobre no ambulatório e sobre os seus respectivos efeitos adversos; Orientar sobre o Termo de Consentimento para inserção ambulatorial do DIU; Orientar e estimular o uso do método no centro obstétrico pós-parto imediato; Promover a atualização sobre a Nota Técnica nº 38/2019 – DAPES/SAPS/MS.

Metodologia

A estratégia de proporcionar treinamento em inserção de DIU com cobre na APS surgiu da necessidade local onde a equipe técnica juntamente com a Comissão Integração Ensino Serviço – CIES municipal iniciaram a construção do projeto pedagógico. Durante esse processo observaram que outros municípios tinham a mesma demanda e em reuniões de CIES foi vislumbrada a opção de treinamento para a região de saúde. Desta maneira foram realizadas as adequações metodológicas e após aprovação pela CIES municipal e regional o projeto foi apresentado, aprovado e pactuado na Comissão Intergestores Regionais – CIR. Foram definidos público alvo, critérios de adesão, datas, número de vagas, local e metodologias teóricas e práticas. O treinamento aconteceu no município de Lucas do Rio Verde entre no dia 12/11/2021, e contou com a presença dos profissionais Enfermeiros e Médicos da Região de Saúde Teles Pires. Durante o treinamento foram adotados os princípios das metodologias ativas, com a valorização das vivências práticas anteriores, na perspectiva da reflexão teoria/prática. No momento presencial de aprendizagem, realizaram-se abordagens síncronas da exposição dos conteúdos, buscando estimular a participação dos profissionais na socialização das experiências. Na metodologia da prática os preceptores foram profissionais do SUS habilitados para a inserção do DIU, convidados a apoiarem a execução do projeto como voluntários.

Resultados

Como resultado foram capacitados 14 médicos e 15 enfermeiros, estiveram presentes os profissionais dos municípios da Região de Saúde Teles Pires. Foi proposto um Plano de ação para serem executados pelos profissionais capacitados para a inserção do DIU, os quais farão uma parte prática supervisionada pelo especialista em Ginecologia e Obstetrícia, no município de Lucas do Rio Verde, realizando a inserção do DIU em paciente proveniente do município do profissional que realizará o procedimento. Após isso, o município do qual a paciente for proveniente, fará o acompanhamento da paciente. No momento de avaliação, os profissionais treinados conseguiram superar as várias barreiras para promoção de acesso ao método contraceptivo como o Dispositivo Intra Uterino -DIU A Certificação será emitida pela CIES Municipal – Escola de Saúde Pública Municipal de Lucas do Rio Verde – Mato Grosso.

Conclusões

Promover um treinamento em saúde reprodutiva, através da orientação e oferta dos principais métodos disponíveis no SUS é parte fundamental para a consolidação das ações de planejamento familiar na Atenção Primária à Saúde no SUS. A estratégia de atualizar os profissionais que estão em sua rotina diária inseridos nas ações de planejamento familiar busca amenizar a dificuldade existente nos serviços públicos em incorporar de forma eficaz os métodos reversíveis e não hormonais disponíveis. A qualificação assistencial na saúde reprodutiva busca reduzir as taxas de gravidez não planejada assim como os diversos riscos de uma gestação indesejada. O treinamento propiciou uma maior divulgação dos benefícios do DIU de cobre, da praticidade da inserção do mesmo na APS assim como o incentivo a utilização do método na pratica diária dos profissionais envolvidos.

Palavras-chave

Planejamento Familiar, DIU, Atenção Primária