Apresentação/Introdução
A telemedicina diz respeito ao uso de tecnologias de comunicação e informação como meios de otimizar a prática em saúde. O uso de telemedicina no SUS está melhorando o acesso à serviços de saúde em todo o país. Ainda existem certas limitações, mas a tecnologia já proporciona resultados satisfatórios para o setor, inclusive sendo crucial em um dos piores momentos sanitários da história. Durante a pandemia, o governo brasileiro utilizou recursos de telemedicina como forma de prevenir a disseminação do vírus. A telemedicina no Brasil está regulamentada por diversos instrumentos normativos, dentre os quais citamos a Lei 13.989/2020, Resoluções CFM n° 1.643/2002, Nº 2299/ 2021, Nº 2314/2022 e Portaria MS nº 467/2020. O Projeto Telemedicina COSEMS/PA foi criado em 2018 visando atender uma necessidade extrema de inúmeros municípios paraenses que carecem de profissionais médicos especializados, possibilitando assim melhorar o acesso dos usuários do SUS a serviços ambulatoriais especializados, integrando ações da Atenção Básica e Atenção Especializada, fortalecendo a integralidade da atenção à saúde de grande parte da população paraense. Inicialmente, o projeto foi implantado em 03 três municípios, ofertando consultas médicas em, neurologia, neuropediatria, cardiologia, endocrinologia . A partir de 2019, são disponibilizadas outras 9 especialidades médicas como alergologia, dermatologia, pediatria, psiquiatria, gastroenterologia, pneumologia, ginecologia, obstetrícia e urologia.
Objetivos
Geral: Ofertar consultas especializadas de forma remota, possibilitando aos usuários do SUS o acesso a profissionais não disponíveis na rede municipal de saúde, garantindo o avanço do sistema de saúde na direção da integralidade do cuidado, reduzindo custos com deslocamento dos usuários para outros municípios, com possibilidade de atendimento a todos os municípios paraenses. Específicos: Capacitar médicos clínicos, enfermeiros e outros profissionais municipais para atuação de acordo com os protocolos clínicos implantados e uso do prontuário eletrônico Realizar a interconexão entre especialista e a equipe do município a ser atendido Ofertar conectividade/ acesso à internet com no mínimo 10 Mbps Disponibilizar aos municípios: Computador Desktop, Nobreak, Tv 32” e Headphone USB com redução de ruído e Webcam 720P HD 3Mp Ofertar consultas médicas em 13 especialidades.
Metodologia
Utilização de recursos tecnológicos como sistema de prontuário eletrônico, oferece uma importante ferramenta para acesso a consultas especializadas, com: baixo custo, tempo mínimo e a redução dos gastos com encaminhamento de pacientes para atendimento fora do domicilio. O fluxo para realização do atendimento dá-se: Demanda Reprimida pela Regulação - Triagem da Enfermagem - Atendimento Generalista - Atendimento Especialista Telemedicina. Assim, Pacientes encaminhados da regulação municipal de saúde, são encaminhados para triagem em um primeiro momento será realizada pela equipe de enfermagem do projeto com o uso de protocolos clínicos pré-estabelecidos, tornando-se necessária avaliação para necessidade do atendimento médico especializado, promovendo a classificação de prioridade e agendamento dos mesmos na telemedicina. Para operacionalizar o processo, a equipe do Cosems disponibiliza mensalmente uma agenda com número de atendimentos de cada especialidade, conforme demandas solicitadas pelos municípios. O município responde às vagas ofertadas de acordo com a demanda encaminhada pela regulação. Identifica o perfil do atendimento especializado demandado de acordo com os protocolos de cada especialidade. O paciente é contactado e o profissional de enfermagem coletar os dados e solicita os exames caso haja para o preencher do prontuário, a partir dai é agendada a consulta.
Resultados
52 municípios integrados ao Projeto Redução de custos com despesas de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Redução do tempo de espera na fila da regulação. Consultas realizadas: 2018: 2.456 2019: 3.765 2020: 3.999 2021: 10.085 2022: 4.200 (até abril)
Conclusões
O Projeto Telemedicina COSEMS/PA já se caracteriza como uma experiência exitosa face sua ampliação no estado, deixando de atender 3 municípios na sua implantação, para atender 52 municípios na atualidade. Também é notável o crescimento na oferta de consultas de especialidades médicas, saltando de 4 para 13 especialidades. No que diz respeito ao quantitativo de consultas realizadas, os números aumentaram mais de 4 vezes. Diante do observado nessa curta trajetória do Projeto, podemos concluir que é uma estratégia que possibilita a ampliação do acesso das pessoas a procedimentos especializados no território onde moram, permitindo avanços significativos para a melhoria do acesso e integralidade da atenção à saúde e melhoria da resposta do sistema local de saúde às necessidades da população.
Palavras-chave
TELEMEDICINA,CONSULTA ESPECIALIZADA, CONECTIVIDADE