Apresentação/Introdução
A ideia de implantação de um setor de Fisioterapia com atendimento ambulatorial na Unidade de Saúde da Família Vicente Alves da Silva localizada no Distrito de Bela Vista do Caracol surgiu diante da alta demanda de pacientes em reabilitação no setor de fisioterapia localizado no ambulatório do Hospital Municipal de Trairão, sendo uma grande parte pertencente ao Distrito de Caracol localizado a 50 km da sede do município e das comunidades a sua proximidade, onde os pacientes tinham dificuldades de deslocamento até o ambulatório do Hospital Municipal de Trairão para realizar seus atendimentos. Com a implantação do setor de fisioterapia dentro de uma USF localizada na zona rural do município, ocorreu a ampliação dos atendimentos, garantindo o acesso de qualidade em fisioterapia, pois as dificuldades para realizar o tratamento fisioterapêutico no ambulatório do Hospital Municipal de Trairão, causavam a evasão dos pacientes das comunidades distantes, que interrompiam o tratamento por limitações de locomoção em função da fisiopatologia, pela falta de condição econômica - financeira para o deslocamento até a sede do município e até mesmo pela fila de espera devido à grande demanda. O setor de fisioterapia na USF Vicente Alves da Silva proporciona o atendimento dos pacientes, visando a promoção à saúde, reabilitação, prevenção de doenças e conscientização da população dessas comunidades. Um grande avanço na Atenção Primária em Saúde deste município.
Objetivos
OBJETIVO GERAL: Ampliar a oferta de atendimentos em fisioterapia. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: •Atender a demanda reprimida referente aos atendimentos de fisioterapia; •Estender o acesso ao serviço de fisioterapia a população do interior do município. •Promover a reabilitação do paciente e a prevenção de incapacidades e/ou deformidades decorrentes da fisiopatologia; •Realizar ações de promoção a saúde junto à comunidade.
Metodologia
A iniciativa da implantação e acesso a Fisioterapia nesta comunidade deu-se devido à alta demanda de pacientes oriundos da comunidade Bela Vista do Caracol localizada a 50 km da sede do município e comunidades vizinhas, sendo elas: Aruri, Três Bueiras, Santa Luzia, Vila Planalto, Jamanxim e Tucunaré, algumas chegando a quase 100 km da sede do município. Juntas contabilizam mais de 5.000 pessoas. Vendo a necessidade de ampliar os serviços de fisioterapia de forma que facilitasse o acesso da população, em especial das comunidades citadas que são longínquas da sede do município, a Secretaria Municipal de Saúde realizou aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento deste setor de Fisioterapia, e em 21 de maio 2016 inaugurou o serviço, favorecendo aquelas comunidades com 2 (dois) dias de atendimentos semanais com 8 horas diária. Com o aumento de pacientes, estendeu-se para 3 (três) dias de atendimentos semanais, com 8 horas diárias, o que permanece até hoje, estando o profissional, vinculado a Unidade de Saúde da Família Vicente Alves da Silva
Resultados
A implantação do setor de fisioterapia na USF do Distrito de Bela Vista do Caracol, reduziu a fila de espera para esses atendimentos no Hospital Municipal de Trairão, estendeu o acesso ao tratamento de fisioterapia para população das comunidades citadas, além de levar grandes benefícios e avanços para os pacientes, proporcionando tratamento continuo e, consequentemente melhoria na reabilitação, restaurando a saúde e prevenindo doenças através de ações de promoção em saúde para toda comunidade com atividades educativas nos grupos de gestantes, hipertensos e diabéticos, saúde na escola e pacientes com hanseníase acompanhados por esta unidade de saúde.
Conclusões
Com a instalação do setor de fisioterapia na USF Vicente Alves da Silva, ocorreu a ampliação dos atendimentos e facilitou o acesso ao tratamento pelos pacientes moradores dessas comunidades. A Fisioterapia inserida na Atenção Básica e com intervenções na comunidade apresentou resultados positivos e satisfatórios. Proporcionando maior autonomia e independência para o paciente, prevenindo incapacidades e/ou deficiências e promovendo uma melhor qualidade de vida aos pacientes e a comunidade, através do tratamento adequado de Fisioterapia e com ações realizadas junto com a equipe multidisciplinar da unidade de saúde.
Palavras-chave
fisioterapia, acessibilidade, promoção a saúde