Apresentação/Introdução
O FARMCLIN® é um constructo que viabiliza a prática profissional em Farmácia Clínica da UMS JURUNAS, criado em 2021. São desenvolvidas atividades, serviços e procedimentos clínico-assistenciais na área do modelo de prática “Cuidado Farmacêutico” e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). A articulação com os princípios, diretrizes e políticas do SUS, como: Assistência Farmacêutica, Medicamentos, Atenção Básica, Humanização, Educação em Popular em Saúde e PICS nortearam a proposta. Compactuando com a agenda Pós-2015 formalizada pela Organização das Nações Unidas, o consultório se compromete com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especificamente com os itens 2, 3, 10, 11, 12 e 16. A exemplo, a equipe reduz a utilização papel com prontuários eletrônicos, promove reuniões multidisciplinares para discussão de casos, valoriza a cultura da Amazônia através da chamada para a participação social de artistas regionais como pintores e cantores nas atividades coletivas e realiza oficinas de aproveitamento de alimentos e preparo correto de chás. O modelo inovador no estado, ao contrário do que se imagina, tem adesão da comunidade para mais do que o esperado. Sobre a demanda, além da espontânea, após um ano implantado e estabelecido o fluxo de pacientes com os programas HIPERDIA, saúde mental, planejamento familiar, saúde da mulher, tabagismo e TB/MH, é possível relatar que os agendamentos de consultas sobrepõem as vagas para até dois meses posterior ao vigente.
Objetivos
Empregar o Cuidado Farmacêutico e PICS como serviços de promoção e proteção da saúde na Atenção Primária. Dentre os objetivos específicos, têm-se: (i) realizar ações, serviços e procedimentos em saúde relacionados ao paciente, à família e à comunidade, (ii) Promover as PICS na unidade, vinculando aos saberes populares para a prevenção e manutenção da saúde, (iii) incentivar a produção técnico-cientifica a partir da experiência, (iv) Propor um método replicável, (v) Realizar momentos de educação continuada e permanente em pactuação com a Secretaria Municipal de Saúde, (vi) trabalhar em colaboração com a equipe multiprofissional, (vii) dispor da humanização como parâmetro para o atendimento, (viii) desenvolver atividades de educação em saúde e (ix) abranger comunidades vulneráveis nos serviços oferecidos
Metodologia
O FARMCLIN® foi criado a partir da proposta de uma dissertação de mestrado onde a UMS Jurunas foi o local de execução do projeto, que já vislumbrava a implantação do consultório farmacêutico como um novo serviço a ser implementado no estado. O Procedimento Operacional Padrão (POP) da consulta farmacêutica é utilizado para direcionar os serviços e procedimentos farmacêuticos para o paciente, à família e à comunidade - in situ. Os serviços de atividade-fim realizados são: Educação, rastreamento e gestão das condições de saúde; Manejo de problema de saúde; conciliação de medicamentos; revisão da farmacoterapia; acompanhamento farmacoterapêutico; PICS - Fitoterapia e Aromaterapia. Já os procedimentos ofertados são: Verificação de parâmetros clínicos (Sinais vitais, nível de glicose capilar, etc) e Organização de medicamentos. Paralelamente, realiza-se o ato de intervenção farmacêutica: Prescrição e documentação (Prontuário, receita, solicitação de exames, encaminhamento para atividades intersetoriais, aprazamento de retorno). Para além das atividades no consultório, o FARMCLIN® elabora, participa e executa ações de saúde conforme as necessidades da comunidade (escolas e comunidades vulneráveis - Ribeirinhas e quilombolas). Para a realização de diferentes ações o FARMCLIN® realiza parcerias por meio da oferta de troca de experiências entre a vivência no SUS e as atividades acadêmicas de diferentes Instituições de Ensino Superior.
Resultados
Na produção de 02/01/21 à 31/03/22, tem-se a realização de 577 atendimentos individuais (449 mulheres e 128 homens), destes, 245 são hipertensos, 118 diabéticos, 60 diagnosticados com tuberculose e 223 com adoecimentos referentes à saúde mental. Foram feitos 596 encaminhamentos, 170 prescrições fitoterápicas e 156 sessões de aromaterapia. Quanto aos procedimentos: 266 aferições de pressão arterial e 133 de glicemia capilar. Realizou-se 30 atividades coletivas: 20 educações em saúde, 4 avaliações/procedimentos coletivos e 5 atendimentos em grupo. Não foram contabilizadas todas as ações de saúde para os pacientes e servidores dentro e fora da UMS. A integração com a equipe multiprofissional resultou na criação do: grupo de memória e o de climatério, PICS nas sessões do grupo de tabagismo e na inauguração de mais um serviço inovador para o município: O Ambulatório PICS. Tangível à Política Baseada em Evidências, realizou-se as seguintes publicações científicas: (i) “Consulta farmacêutica como estratégia para a redução de problemas relacionados à farmacoterapia: revisão integrativa” (ROCHA et al. 2020), (ii) “Processo de elaboração de um protocolo para a consulta farmacêutica em uma unidade básica de saúde de Belém-PA”, de Vieira et al. (2020), (iii) E-BOOK sobre diabetes “Responsabilidade farmacêutica frente ao paciente diabético” de autoria de Amador et al. (2021) e (iv) “Prescrição farmacêutica em consultório da atenção primária à saúde” de autoria de Assunção et al. (2022).
Conclusões
Destacam-se as intervenções farmacêuticas relacionadas ao uso racional de medicamentos - desmame de medicamentos. Os serviços em PICS obtiveram grande procura pelos pacientes visto que de modo pragmático faz parte da cultura local. Essa interface entre o cuidado biomédico e as PICS marcam novamente a importância dos serviços para a valorização do ser biopsicossocial, da cultura/crenças/costumes/saberes do povo amazônico, demonstrando ser um recurso fundamental para promoção da saúde. O artigo que versa os primeiros resultados “Consultório farmacêutico: resultado das intervenções farmacêuticas em uma unidade básica de saúde de Belém/Pará”, (SILVA et al, 2021), conclui que as intervenções farmacêuticas realizadas no consultório levaram à melhora da saúde de 53% dos usuários, 17% tiveram seu problema de saúde resolvido e 7% permaneceram estáveis, totalizando 77% de desfechos positivos. Tem-se realizado o escalonamento/matriciamento desse modelo de prática, visto que foi já foi replicado pela UMS Tavares Bastos, a partir da 1ª capacitação promovida pelo FARMCLIN®. Os impactos do cuidado farmacêutico como modelo de prática se mostram categóricos, essenciais e facilitado, diante do baixo custo de investimento e rápida implantação.
Palavras-chave
Farmácia Clínica, Consultório, Atenção Básica