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Vitória de Santo Antão - PE

Central Previne Brasil: monitoramento dos indicadores de desempenho da Atenção Primária à Saúde

Autor(a): JOSé DE SIQUEIRA GONçALVES JúNIOR

Coautor(a): Alexciane Priscila da Silva, David Wilian dos Santos Costa, Adilane Ferreira de Souza, Sheila do Nascimento Santana, José Pereira de Lima Filho

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A Atenção Primária à Saúde (APS) é um modelo de destaque internacional, reconhecido como coordenador do cuidado e organizador do sistema de saúde local. E recentemente (2019) houve alterações com a implantação de um novo modelo de financiamento, o Programa Previne Brasil. O referido, trata-se de em um modelo misto de financiamento que considera os valores financeiros per capita referente à população efetivamente cadastrada, o desempenho das equipes e o incentivo às ações estratégicas, como a informatização. Assim, impõe-se como desafio para os municípios a ampliação dos cadastros e o adequado registro da produção dos trabalhadores. Ademais, atuar como centro de comunicação para coordenação do cuidado requer um robusto gerenciamento de informações com o uso de ferramentas tecnológicas baseadas em saúde digital que apoiem a tomada de decisão. Para apoiar, monitorar e avaliar o desempenho das ações desenvolvidas pelas equipes da APS, o município de Vitória de Santo Antão, a partir de novembro de 2021 instituiu a Central de Monitoramento Previne Brasil. Essa central é formada por trabalhadores das Coordenações da APS, do E-sus e das políticas de saúde que acompanham diariamente a evolução das equipes quanto a produção e indicadores de desempenho e estabelecem contato telefônico e presencial para a discussão dos indicadores. Ademais, o contato com os trabalhadores fortemente ancorado na escuta e apoio é essencial para o engajamento das equipes e cooperação.

Objetivos

Descrever a estratégia de apoio, monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho e captação ponderada da Atenção Primária à Saúde - Central Previne Brasil no município da Vitória de Santo Antão por meio de um relato de experiência.

Metodologia

Trata-se de uma sistematização de experiência sobre a estratégia de apoio, monitoramento e avaliação dos indicadores de desempenho e captação ponderada da Atenção Primária à Saúde- APS - Central Previne Brasil. Essa experiência foi elaborada pela equipe de gestão da APS do município de Vitória de Santo Antão em Pernambuco. O município supracitado situa-se a 45 Km da capital do Estado e possui uma população estimada em 140.389 habitantes (2021). A escolha da experiência deu-se por conveniência e em função de ser um tema recente e que os gestores municipais ainda estão em fase de adequação para o cumprimento dos indicadores de desempenho. Essa experiência ocorreu entre o terceiro quadrimestre do ano de 2021 e o primeiro quadrimestre de 2022. A equipe de gestão citada anteriormente é composta por oito servidores: a coordenadora de Atenção Primária em Saúde, um coordenador de sistema E-sus APS, dois técnicos digitadores do e-sus/APS, uma assessora técnica e três Apoiadores Institucionais. Destaca-se que a experiência apresentada trata-se de um processo dinâmico e é cotidianamente construída de forma participativa, com os trabalhadores da gestão e da assistência. Para o monitoramento e avaliação dos indicadores, a Central Previne Brasil utiliza os sistemas de informação e ferramentas como e-sus APS, e-sus território, SISAB, plataforma e-Gestor, Microsoft Excel e Word, e-mails institucionais, WhatsApp e Portal do SUS.

Resultados

Em 2021 fortaleceu-se o diálogo com os trabalhadores quanto ao repasse financeiro e essas discussões culminaram na formação de uma comissão permanente composta por trabalhadores e representantes da gestão com a finalidade de definir indicadores/metas para os trabalhadores e percentuais de repasse financeiro, além do acompanhamento e monitoramento das ações e estratégias de melhoria do indicadores. Paralelamente, foi elaborado e desenvolvido um painel digital com os sete indicadores do Previne Brasil com intuito de acompanhar em tempo oportuno as alterações e se antecipar na tomada de decisão. Para assegurar o monitoramento dos indicadores foi criado no terceiro quadrimestre de 2021 a Central Previne Brasil. Essa Central fornece relatórios semanais que apoiam a equipe gestão APS e outros coordenadores de política públicas de saúde a nortearem suas ações no decorrer do quadrimestre avaliativo. O monitoramento desenvolvido pela central trata-se de um processo de trabalho pedagógico, no qual a equipe entra em contato com os profissionais, esclarece dúvidas, ficando disponíveis para teleconsultorias e visitas nas unidades para discussão dos indicadores. O município teve como resultado no primeiro quadrimestre de 2021, um indicador sintético final-ISF de 3,31 e no terceiro quadrimestre de 2021 alcançou a pontuação de 5,45. Dessa forma, houve um aumento de 65% a partir dessas estratégias criadas. Ademais, estima-se que no primeiro quadrimestre de 2022, o ISF seja superior a 6,0.

Conclusões

Destaca-se que a Central Previne Brasil, apesar de recente, tem oportunizado a qualificação dos indicadores, melhora nos registros, aumento de produção e estreitamento dos laços entre trabalhador e gestão. Ademais, o Programa Previne Brasil consiste no novo financiamento da APS, e a adequação dos municípios às regras desse novo formato é urgente e necessária para sustentabilidade de um sistema universal e que paute a APS como centro de comunicação e ordenador da rede de atenção à saúde. Ainda são muitos os desafios, como a pouca instrução de alguns trabalhadores e a dificuldade no manuseio das ferramentas digitais. Espera-se que os resultados dessa experiência inspire e norteie as práticas de outros entes federados e contribua com outras pesquisas acerca de tecnologias e informática na saúde, tema ainda pouco explorado academicamente. Certamente, esse percurso só foi possível a partir do comprometimento dos atores envolvidos no processo para melhorar as ações e práticas no âmbito da Atenção Primária em Saúde, mediante o registro correto nos sistemas elencados e devido ao exercício da escuta e cooperação.

Palavras-chave

Atenção Básica, Comitê de Informação e Informática