Logo do ConasemsLogo do SUS
Poção - PE

IMPACTO DA ACUPUNTURA NOS DISTÚRBIOS DE DOR E ANSIEDADE PÓS-COVID19: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autor(a): ELTON GUEDES DE BRITO

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A Acupuntura é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) usada para o tratamento de desequilíbrios energéticos, funcionais e orgânicos. Essa técnica ganhou popularidade no ocidente e foi aprovada no Brasil em 2006 pelo Conselho Nacional de Saúde, ano em que foi consolidada a Política Nacional de Prática Integrativas e complementares (PNPIC). A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a acupuntura como uma prática auxiliar no tratamento principal ou complementar de diversas patologias como: dor e ansiedade, sem que seja necessária a ingestão de drogas (SANTOS et al, 2006). Durante a pandemia pela covid19, houve um aumento exacerbado de procura por tratamento complementar nos estabelecimentos de saúde, principalmente na atenção básica. Dentre as diversas queixas de pacientes pós -covid19 no Centro de Fisioterapia e Acupuntura as mais citadas foram dor difusa e ansiedade. Nesse contexto, a Acupuntura foi utilizada por ter bons resultados nos sintomas predominantes e ser de baixo custo.

Objetivos

O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto da Acupuntura nos distúrbios de dor e ansiedade em pessoas com história de infecção pós-Covid 19, atendidos no centro de Fisioterapia e Acupuntura de Poção-PE. Objetivos específicos: caracterizar amostra como a idade, sexo, uso de medicação e tratamentos coadjuvantes.

Metodologia

O presente estudo foi um relato de experiência desenvolvido no Centro de Fisioterapia e Acupuntura de Poção-PE. Foram selecionados 5 pacientes em tratamento que obedeceram aos seguintes critérios de inclusão: estar com quadro de dor, relatar ansiedade e ter sido infectado pelo vírus Sars-cov-2 a partir de exame de SWAB nasofaringe. Os indivíduos elegíveis foram convidados a participar da pesquisa e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Após assinatura, foram avaliados através da escala visual analógica da dor (EVA) e a escala de ansiedade e depressão (HADS). A escala EVA apresenta scores de 0 a 10, em que 0 significa ausência de dor e 10 dor máxima. A escala HADS tem 14 perguntas em que 7 delas caracteriza a ansiedade e 7, depressão. Os escores variam de 0 a 3 para cada item. No total, 0 a 7 pontos é improvável ansiedade ou depressão 8 a 11 pontos é possível e 12 a 21 pontos é provável. Após a aplicação das escalas, os pacientes foram submetidos a 5 sessões de acupuntura sistêmica e auriculoterapia, sendo uma sessão por semana. Os pontos utilizados foram variados, uma vez que a abordagem através da Medicina Tradicional Chinesa envolve o entendimento sobre a experiência de dor do indivíduo e queixas principais de cada um. Após as 5 sessões, os participantes foram reavaliados com as mesmas escalas e feito levantamento estatístico para fins comparativos de resultados.

Resultados

Dos pacientes que participaram, a média de idade foi de 48 anos, 80% eram mulheres, 100% tomavam medicação para dor e 100% faziam tratamento coadjuvante (fisioterapia). Sobre a escala da dor (EVA), 60% apresentaram valores entre 7 a 10 (dor intensa) antes do tratamento e após, 40% apresentaram escores 0 a 2 (dor leve), 40% 3 a 4 (moderada) e 20% (dor intensa). A escala HADS resultou em 60% dos participantes provável para ansiedade (acima de 15 pontos), e 100% pontos possível para depressão (acima de 8 pontos). Após tratamento a ansiedade regrediu para possível em 60% dos participantes (abaixo de 11 pontos), e a depressão permaneceu possível em 100% dos voluntários (acima de 8 pontos).

Conclusões

Os resultados sugerem que o tratamento com Acupuntura pode reduzir os sintomas de dor crônica, embora tenham sido apenas 5 sessões. No que se refere a ansiedade e depressão, a escala HADS apresentou uma melhora pouco expressiva. Nesse contexto, a Acupuntura em certos casos se mostra benéfica na diminuição da sensibilidade à dor e ao estresse, mas não deve substituir o acompanhamento com psicoterapia em casos de outras doenças como a depressão. Por ser uma técnica de baixo custo que mostrou resultado no desfecho dor e ansiedade em 5 sessões, justifica-se a possibilidade da ampliação do tratamento para uma amostra mais extensa ou para outras patologias.

Palavras-chave

Acupuntura dor crônica ansiedade depressão