Logo do ConasemsLogo do SUS
Santo Inácio do Piauí - PI

A FACILIDADE DO ACESSO DAS GESTANTES À EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA PELO APLICATIVO WHATSAPP

Autor(a): Layla Riane Vieira de Sousa

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna. Aconteceu a redução importante da mortalidade infantil e materna no Brasil nas últimas décadas, os indicadores de óbitos neonatais e maternos apresentaram queda. Um número expressivo de mortes ainda faz parte da realidade social e sanitária de nosso País. Tais mortes ainda ocorrem por causas evitáveis, principalmente no que diz respeito às ações dos serviços de saúde e, entre elas, a atenção pré-natal, ao parto e ao recém-nascido. Embora tenhamos observado uma ampliação na cobertura do acompanhamento pré-natal, ainda é elevada a incidência de sífilis congênita e da hipertensão arterial, que é a causa mais frequente de morbimortalidade materna e perinatal no Brasil. Tais dados demonstram comprometimento da qualidade dos cuidados pré-natais. No município de Santo Inácio do Piauí temos muitos habitantes que residem na zona rural com uma distância média de 20 km da Unidade Básica de Saúde. Pensando em facilitar a assistência pré-natal apenas para intercorrências oportunas que possam agravar com o tempo até a data do agendamento da consulta subsequente, é disponibilizado o contato de telefone do aplicativo WhatsApp da Estratégia Saúde da Família para realizar a troca de informações e resolver a demanda.

Objetivos

GERAL: Facilitar o acesso das gestantes vinculadas a Equipe Saúde da Família ao profissional de saúde Enfermeiro, que realiza o pré-natal, para orientações sobre intercorrências e/ou urgências obstétricas através do aplicativo WhatssApp. ESPECÍFICOS: Evitar complicações e óbito materno e fetal durante a gestação, parto e puerpério. Melhorar o acesso das gestantes que residem na zona rural do município às informações acerca da gravidez, suas alterações fisiológicas e urgências e emergências obstétricas.

Metodologia

As gestantes iniciam o pré-natal na Unidade Básica de Saúde de referência que estão vinculadas de forma presencial obrigatoriamente. Na primeira consulta é realizada vários procedimentos, orientações e solicitações de exames estabelecidos pelos protocolos do Ministério da Saúde. A gestante recebe o número de contato do WhatsApp da enfermeira responsável por seu pré-natal e é orientada sobre como proceder apenas em casos de intercorrência, urgência e emergência de forma a evitar complicações na gestação. Este atendimento de enfermagem on-line serve para avaliação de exames em tempo oportuno quando por exemplo a gestante possui queixas urinárias e o atendimento presencial não for viável. Esta estratégia de atendimento on-line não substitui o pré-natal de forma 100 % presencial. A estratégia on-line é um serviço extra. O público que é beneficiado com essa estratégia são todas as gestantes cadastradas e atendidas pela Equipe Saúde da Família do município de Santo Inácio do Piauí.

Resultados

É sabido que o Brasil é um país de vastas extensões e, portanto, há muitos lugares de difícil acesso aos profissionais de saúde, fato que pode ocasionar a falta de alguns profissionais, como os médicos. Nesse contexto é que se percebe a imensa importância da consulta de enfermagem no processo pré-natal, pois é capacitado para acompanhar todo o pré-natal de baixo risco, sua contribuição no sucesso do cuidado com a gestante é imensurável e suas atribuições vão além do que grande parcela da população tem conhecimento. Esta estratégia institucional tem mostrado uma redução de complicações, hospitalizações, morbidade e mortalidade por causas evitáveis durante a gestação, parto e puerpério. Dentro da atenção básica é realizado a resolução em média de 90 % das intercorrências durante a gravidez. Ainda existe uma pequena quantidade de pré-natais de alto risco que devem e são encaminhados para o atendimento de alto risco dentro da rede de atenção à saúde. Mesmo as gestantes sendo acompanhadas pelo pré-natal de alto risco, a assistência on-line é realizada. Com a pandemia da COVID-19 que atingiu o mundo no ano de dois mil e vinte, este acesso por whatsApp tornou-se ainda mais frequente e indispensável por causa dos protocolos distanciamento social. Com esta estratégia facilitamos o acesso das gestantes através do whatsapp, pois a maioria das vezes que a gestante tem queixas, ela se comunica com a equipe.

Conclusões

Após a implementação da estratégia, observou-se a presença de mensagens no whatsapp para busca de informações sobre a assistência à saúde no pré-natal diariamente. Observamos a adesão das gestantes nesta estratégia e consequentemente mostra melhoria e facilidade no acesso às informações sobre a gestação, evitando complicações durante a gestação, parto e puerpério. Mas foi observado também que, após a assistência ser realizado, as gestantes elogiam o trabalho do enfermeiro, satisfeitas com o atendimento, pois percebem que a amplitude da assistência de enfermagem é grande, e consegue acompanhar o pré-natal de baixo risco normalmente. Atualmente, com a normatização e regulamentação da assistência de enfermagem, através de seu respaldo legal, pela lei do exercício profissional nº 7.498/86 e decreto nº 94.406/87, os enfermeiros se sentem mais seguros para desenvolverem suas atividades tranquilamente, levando mais qualidade e humanização em seu atendimento. A assistência pré-natal adequada, com a detecção e a intervenção precoce das situações de risco, bem como um sistema ágil de referência hospitalar, além da qualificação da assistência ao parto são os grandes determinantes dos indicadores de saúde relacionados à mãe e ao bebê.

Palavras-chave

Pré-natal, on-line, enfermagem.