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Água Branca - PI

MUNDO AZUL: ACOLHER PARA ENTENDER! GRUPO DE APOIO A PROFISSIONAIS, CUIDADORES E PESSOAS AUTISTA.

Autor(a): Eleale Leal Martins

Coautor(a): Amilton Feitosa da Silva

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. No Brasil, por diferentes motivos, as iniciativas governamentais propriamente direcionadas ao acolhimento e tratamento das pessoas com diagnóstico de autismo, bem como a inclusão da saúde mental infantojuvenil na agenda das políticas públicas nacionais se deu tardiamente, fator que contribui para a compreensão dos dilemas enfrentados atualmente em relação à rede de cuidados ofertada pelo SUS para autistas. Em consonância com o princípio da integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretária Municipal de Saúde do município de Água Branca- Pí, vem buscando realizar uma série de medidas e recomendações para os profissionais, cuidadores, pais e pessoas autistas, bem como apresentar uma ampla discussão em torno do TEA, sua inserção e acolhimento na Rede de atenção a Saúde do SUS no município.

Objetivos

Orientar às equipes de saúde do município de Água Branca- Pí, para o cuidado à saúde da pessoa com transtornos do espectro do autismo (TEA) e de sua família. -Identificar e respeitar as características das pessoas autistas Utilizar a atenção básica do município como ferramenta de acolhimento, tratamento e ajuste, para que os profissionais aprendam a lidar com o diferente. Estimular a identificação de sintomas clássicos para um possivel diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista nos primeiros anos de vida. Apoio e acolhimento da familia com TEA.

Metodologia

Foi realizado no mês de janeiro do ano 2020, um planejamento em parceria com a Prefeitura Municipal de Água Branca, Secretária Municipal de Saúde, COMUD, Equipe Multiprofissional e Atenção Básica. Realizamos um levantamento quantitativo de pessoas diagnósticadas com autismo no município que totalizou 39, mapeamento da rede de apoio que oferta serviços a esse público e suas famílias no município, montagem de crónograma com temas e datas para realizar atividades com esse grupo, confeccão de folders educativos com o tema sobre o autismo a serem abordados. Os encontros serão semestralmente, no autitório da secrtária municipal de saúde abordando o tema com os profissionais, pais, cuidadores e pessoas autista, subdividindo quando for necessário, visitas em escolas, igrejas e restaurantes orientando quanto o direito das pessoas autistas. Realizar evento de grande porte no dia mundial de Conscientização do Autismo.

Resultados

Atendimento a demanda dos profissionais para prestação de serviço de saúde a população autista, contribuindo para ampliar a capacidade do cuidado e a resolutividade dos problemas realacionados a este tema, Educação permanente para 18 profissionais, acolhimento as familias das pessoas com autismo, realização de escuta qualificada com 150 usuários durante 6 meses Criação de ferramentas para trocas de informações entre os profissionais da Atenção Básica do município e usuários Garantia do acesso e da qualidade nos serviços ofertados e onde ofertados na rede de apoio no município de Água Braca-Pí. Ampliação de espaços de troca de experiencias, discussão e construção de projetos terapêuticos para os usuários autista com maior frequência.

Conclusões

Segundo a literatura, o TEA não tem cura. Entretanto, as terapias de intervenção precoce podem apresentar resultados significativos no desenvolvimento neuropsicomotor das crianças quanto mais precoce for a detecção. A realização do direcionamento adequado das ofertas de cuidado construído a partir da identificação das necessidades dos sujeitos autistas e suas famílias nos contextos reais de vida se torna bastante relevante. Recomenda-se a realização de estudos sobre o tema, bem como a indicação de práticas interdisciplinares, unindo forças de diferentes campos de conhecimentos, articulando saberes e técnicas, para fazer frente à complexidade do processo de inclusão e de desenvolvimento das pessoas autistas. Reforça a necessidade de formular intervenções personalizadas que abarquem as necessidades destas pessoas diagnosticadas com tal transtorno, conhecendo o mundo deles e os incluindo no nosso.

Palavras-chave

Autismo, SUS e acolhimento.