Apresentação/Introdução
As alterações bucais em pessoas com deficiência, variam de acordo com o comprometimento neoropsicomotor de cada um. Estão relacionadas à conscientização e a conduta da própria pessoa com deficiência, dos cuidadores ou responsáveis com a higiene bucal. O Projeto foi pensado em melhorar a condição bucal, com um profissional técnico realizando a higiene semanal, nestes pacientes. Este é realizado nas dependências da escola APAE, abrangendo todos os alunos matriculados. Estes alunos não podem ficar desassistidos pelo SUS.
Objetivos
Melhorar a condição bucal destas pessoas, oferecendo orientação de cuidados de saúde bucal, de acordo com a condição de cada um, respeitando suas limitações. O trabalho é de forma individual e continua. A promoção da qualidade de saúde a partir do manejo e cuidados com a escova dental, dar autonomia e segurança, Desenvolvimento psicomotor, evitando possível desconforto em relação a dores de dentes, e também procurando evitar que este possam migrar para atenção terciaria, ficando apenas na atenção básica. Estimular o aluno, a desenvolver hábitos de higiene, permitindo a ele conhecer melhor seu corpo e suas necessidades, visando o autocuidado. Melhorando sua autoestima, qualidade de vida dos alunos e suas famílias.
Metodologia
Em conversação entre APAE e coordenação de saúde bucal do Município, é realizado semestralmente, avaliação de saúde bucal em todos os alunos da APAE pelos cirurgiões dentistas. Os que precisarem outros tratamento odontológico são agendados para consulta odontológica na UBS de seu bairro. Problemas bucais que fogem da atenção básica são encaminhados para atenção terciaria. Os alunos são acompanhados 2 vezes na semana, pelo Técnico em Saúde Bucal, do Município, nas dependências da escola para realizar a escovação supervisionada dental. Inclusive escovando os que apresentam pouca ou nenhuma atividade motora. O manuseio correto da escova dental, trabalhando seus movimento e estimulando a memória e a autonomia. Foi disponibilizado pelo município kits de higiene bucal, para permanecerem na escola para a higiene semanal.
Resultados
Os objetivos acima propostos foram alcançados, melhorando a saúde bucal dos alunos, proporcionando também qualidade de vida para a família. Os alunos encaminhados na atenção básica e na tercearia conseguiram resolver seus problemas efetivamente. Agravamentos em saúde bucal foram evitados. Aprendizado importante ocorreu, entre estes: Aprender a abrir e fechar a torneira, secar as mãos, abrir e fechar o tubo de creme dental, desenvolver autonomia através de hábitos saudáveis. Criou-se um empoderamento positivo dos alunos aumentando um vinculo afetivo com a equipe de saúde bucal.
Conclusões
Um olhar humanizado e a necessidade do atendimento a pessoa com deficiência, nos faz melhorar a condição bucal destes alunos que frequentam a APAE. Somos felizes em conseguir fazer a diferença na vida de quem é tão especial pra nós, que é o ser humano. A prevenção faz a diferença na vida de todos.
Palavras-chave
Prevenção Saúde Bucal APAE Pacientes Especiais