Logo do ConasemsLogo do SUS
Palotina - PR

Interface entre Serviços da Rede de Atenção à Saúde de Palotina-PR: a informação em tempo oportuno

Autor(a): NISSANDRA KARSTEN

Coautor(a): JESSICA KEHRIG FERNANDES

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A implantação de novos serviços nas Redes de Atenção, o surgimento de novos programas e o crescimento quali e quantitativo das demandas pelos serviços de saúde, cenários com epidemia e pandemia, aliar agendas programáticas com o acolhimento da procura espontânea, tem exigido das equipes cada vez mais planejamento e a otimização do tempo. A integração entre os serviços e a informação em tempo oportuno tem sido essenciais para garantir o cuidado e a assistência respeitando os princípios do SUS, especialmente da Equidade. No município de Palotina- PR, apesar de possuir prontuário eletrônico desde o ano 2000, ainda não há uma completa integração e alimentação do mesmo. Nas reuniões da Rede de Serviços, percebia-se a necessidade de que informações essenciais para os serviços, especialmente do Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, único hospital credenciado ao SUS e Pronto Socorro porta aberta, chegasse para as equipes de Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) em tempo favorável, a fim de garantir a continuidade do cuidado e as providências necessárias sem depender exclusivamente da procura do paciente e/ou de seus familiares. Ou seja, era necessário padronizar de fluxos e selecionar as informações essenciais para um dos pontos de atenção, estabelecendo elos de ligação em linhas de cuidado primordiais.

Objetivos

- Aumentar a integração entre os pontos de atenção da Rede de Saúde; - Garantir o repasse de informações essenciais entre os pontos de atenção em tempo oportuno, responsabilizando-se pela continuidade do cuidado; - Preceder a busca dos pacientes pelos serviços de saúde; - Assegurar o atendimento aos casos prioritários, incluindo busca ativa; - Instituir relatórios e fluxos de informação padronizados; - Criar a consciência da necessidade do fluxo de informação entre as equipes envolvidas; - Primar pela organização dos serviços e pela otimização do uso do tempo pelas equipes de saúde;

Metodologia

Para fazer frente as necessidade já citadas, foram definidas prioridades para criação do fluxo de informação entre Hospital Municipal e demais pontos da Rede de Atenção à Saúde. A primeira ação foi sobre Atenção Materno Infantil. A Coordenação de Monitoramento e Avaliação passou a informar mensalmente ao Hospital listagem nominal das gestantes com mais de 30 semanas de gestação por ESF responsável, estratificação de risco e data provável do parto. Da mesma forma, o Hospital passou a informar duas vezes por semana, a relação dos nascidos, sendo repassada às equipes de Estratégia Saúde da Família para visita domiciliar com vistas ao cadastro, vacinação e puericultura. Diariamente pela mesma Coordenação, também passaram a ser informadas à Vigilância em Saúde pacientes internados com doenças de notificação compulsória, assim como óbitos maternos, infantis e fetais. Para o CAPS/Ambulatório de Saúde Mental, lista nominal de pacientes atendidos com quadros agudos de saúde mental, álcool e drogas. Ainda para as equipes de Atenção Primária, gestantes internadas com intercorrências e internamentos em menores de um ano para acompanhamento. Também semanalmente são informados aos pontos de atenção os pacientes transferidos para fora do município, incluindo casos cirúrgicos, egressos de UTI, gestantes de alto risco e crianças internadas em UTI Neonatal e Pediátrica. As informações são retiradas do sistema de informação hospitalar (módulo internação) CARE/GSUS adotado pela SESA-PR.

Resultados

Através da padronização e repasse das informações, mantendo a sua periodicidade, após um ano de implantação, foi possível garantir a organização da Maternidade do Hospital Municipal, com dados estimados das gestantes por data provável do parto e risco. Da mesma forma, com relação dos nascidos, oportunizar a visita domiciliar até o quinto dia pós alta pelas equipes de Atenção Primária, bem como busca ativa para cadastro, vacinação e puericultura, além das orientações e consulta puerperal. Considerando a importância do acompanhamento no primeiro ano de vida, a listagem dos internamentos possibilita o acompanhamento intensivo pelo ACS do território bem como da equipe, atenta a novas intercorrências e avaliação das condições de saúde no domicílio. A listagem de pacientes operados e egressos de UTI permite um cuidado compartilhado das equipes de Atenção Primária com o Serviço de Atenção Domiciliar, bem como preparação e suporte para as famílias, retaguarda com materiais, insumos e medicamentos. Muitos pacientes procuram os serviços de Urgência em momentos de agudização dos quadros de saúde, mas depois não seguem os acompanhamentos nas Unidades Básicas. Com o fluxo de informações diárias é possibilitado se antever a procura do paciente, tomando as providências necessárias. Isso acontece especialmente em pacientes de Saúde Mental, cuja resistência ao tratamento pode ser aumentada. Na Vigilância em Saúde verificou – se um aumento significativo (30%) na notificação de agravos.

Conclusões

O cenário de Palotina que nos motivou apresentava uma frágil integração entre os níveis de atenção, com uma rede parcialmente desconectada, com informações desencontradas e que demoravam a chegar. Indubitavelmente os problemas com a interface entre a atenção primária e serviços de urgência são múltiplos e complexos. Com a padronização do repasse de informações e a avaliação diária de todos os espelhos de internamentos de residentes internados no Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri e repasse das mesmas ao adequado serviço de acompanhamento ambulatorial, foi possível garantir dados fidedignos, em tempo oportuno, a serem compartilhados pelas equipes, permitindo planejamento, programação e acompanhamento das demandas. A interface da informação também aproximou os serviços, criando vínculos, co- responsabilização, cuidado compartilhado. Os resultados para integração e organização das equipes foram significativos, mas com certeza os maiores beneficiários foram os pacientes, com ganhos substanciais no cuidado. Objetivamos o aprimoramento das ferramentas de integração já existentes na rede municipal, bem como o prontuário eletrônico, além da promoção de ações que ampliem a comunicação entre os profissionais e os serviços.

Palavras-chave

Fluxo de Informações, Interface, Tempo Oportuno.