Apresentação/Introdução
O projeto foi realizado na Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis do município de Santa Terezinha de Itaipu, oeste do Paraná, criada em 2004 como ACARESTI e que, ano após ano, vem batendo recordes de produção e faturamento, tendo sido já agraciada nacionalmente com o prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária. A Vigilância em Saúde do Trabalhador é um conjunto de ações pensadas sempre com a participação dos trabalhadores e articuladas intra e intersetorialmente, de forma contínua e sistemática, com o objetivo de detectar, reconhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados ao trabalho. As atividades de promoção da saúde do trabalhador, integradas à Atenção Primária em Saúde, foram realizadas de setembro de 2021 a março de 2022, muito motivadas pelo fato de ser observada uma redução no número de consultas básicas eletivas da população em geral no sistema municipal de saúde, muito em detrimento às restrições oriundas do enfrentamento a pandemia do coronavírus e o medo das pessoas em serem acometidas pela doença, até pelo agravamento causado entre os infectados. Assim, o público alvo do projeto foi pensando por se tratar de uma população que trabalha em uma atividade de risco, além de se tratar de um grupo que tem o recebimento de seus honorários pela quantidade de produção que realizam e, em virtude disso, acabam negligenciando os cuidados com a própria saúde.
Objetivos
Objetivo Geral: Ampliar e melhorar o acesso à prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores de uma Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu. Objetivos Específicos: Oferecer ações integradas com a atenção básica de prevenção e promoção de saúde, que ficaram desassistidas durante a pandemia de COVID-19; Detectar precocemente agravos em saúde entre os trabalhadores; Diminuir possíveis agudizações de doenças crônicas que ficaram negligenciadas na pandemia de COVID-19.
Metodologia
Na primeira etapa do projeto, o Departamento de Vigilância em Saúde realizou reunião com os trabalhadores da Associação dos Catadores de Resíduos para explanar como seguiria o desenvolvimento do projeto e buscando entender quais seriam os melhores horários para a realização das atividades propostas. Sequencialmente, após as definições, ofertou-se o atendimento individualizado aos trabalhadores da Associação, realizados em lugar reservado no próprio ambiente de trabalho, por meio de consulta médica, consulta de enfermagem e avaliação do técnico em segurança do trabalho, e sendo promovidas as ações de tomada de medidas antropométricas; aferição de pressão arterial; realização de exame de glicemia capilar e de testes rápidos para IST´s, HIV, Sífilis, Hepatite B e C; encaminhamento para exames laboratoriais e coleta de exame citopatológico de colo de útero e mamografia, se necessários; orientação nutricional; encaminhamento para avaliação e aconselhamento de pacientes tabagistas; fornecimento de antiparasitário; encaminhamento para a odontologia; e a descentralização da aplicação da vacina da COVID-19 e seus reforços. Após o agendamento e realização dos exames solicitados e encaminhamentos especializados, a equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador promoveu a consulta de retorno com médico clínico geral para avaliação dos resultados e posteriores encaminhamentos das demandas.
Resultados
Foram realizados atendimentos em saúde a 38 indivíduos, sendo 24 mulheres e 14 homens, com idade entre 20 e 68 anos, sendo que, por meio da consulta médica individualizada foram solicitados exames laboratoriais a 35 usuários, uma vez que três possuíam exames recentes. Além disso, 14 usuários foram encaminhados para realização de ecocardiograma, 11 para exames de raio X, além de encaminhamentos para USG de mamas (2); USG vaginal (1); USG aparelho urinário (1); endoscopia (2), bem como para especialidades médicas: cardiologista (4), vascular (1), pneumologista (1), oftalmologista (2), endocrinologista (1) e os encaminhamentos aos grupos antitabagismo, exames de mamografia e preventivo de câncer de colo uterino e para orientação nutricional. Nesse primeiro atendimento, 10 indivíduos apresentaram elevação da pressão arterial e 6 apresentaram alteração na glicemia capilar, sendo necessárias intervenções imediatas. Na consulta de retorno, os resultados da bioquímica apresentaram 14 usuários com alguma alteração em exames como triglicerídeos, colesterol, glicemia em jejum e hemoglobina glicada, ao mesmo tempo que se contatou que a maioria desses, já possuía prescrição para uso contínuo de medicamentos para hipertensão e diabetes, porém, estes estavam sem o uso ou fazendo uso incorreto da mesma, além disso, alguns estavam com a receita de uso continuo sem renovação. Quanto a odontologia, 20 usuários necessitaram de alguma extração e/ou limpeza e 10 da confecção de prótese dentária.
Conclusões
A Vigilância em Saúde do Trabalhador é estruturante e essencial ao modelo de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador e constitui-se de saberes epidemiológicos e práticas sanitárias, que tem como objeto a relação da saúde com o ambiente e os processos de trabalho. Portanto, tem por objetivo a análise permanente da situação de saúde da população trabalhadora, articulando-se num conjunto de ações que se destinam a atenuar determinantes e riscos à saúde visando à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade dos trabalhadores, por meio da integração de ações que intervenham nos determinantes decorrentes dos modelos de produção. Por outro lado, considerando a integralidade do cuidado e seu papel como coordenadora do processo de construção das redes de atenção à saúde e ordenadora dos serviços, cabe também à Atenção Primária à Saúde o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde do trabalhador, em seu âmbito de atuação e complexidade, e conforme o perfil produtivo e da população trabalhadora em seu território. Para viabilizar essas ações em conjunto é fundamental, entretanto, a integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária à Saúde, garantindo a promoção da saúde e a qualidade de vida.
Palavras-chave
Vigilância Saúde do Trabalhador, Promoção em Saúde