Apresentação/Introdução
O estudo trata-se do município de Mangueirinha localizado na região sul do estado do Paraná pertencente a 7º Região de Saúde, com aproximadamente 16.642 habitantes. (IBGE 2019) No ano de 2016, Mangueirinha contava com 6 equipes de estratégias de saúde família (ESF), sendo destas 4 localizadas na zona rural e 2 localizadas na área urbana em uma unidade central. Nesta mesma unidade, estava inserido o serviço de Pronto Atendimento, onde recepcionava os pacientes de Urgência e Emergência, referenciando os mesmos para o hospital do município conforme necessidade. Possuía apenas uma única equipe de saúde bucal (ESB) a qual era responsável pelos atendimentos de forma centralizada na unidade central do município, correspondendo a uma cobertura populacional de 19,90 % estimada de acordo com os dados do SISAB (Jan/Dez 2016). Considerando a organização e o modelo de serviço de saúde centralizado, com dificuldade de acesso, infraestrutura e baixa cobertura populacional ofertado à população desta municipalidade no ano 2016 dá-se a necessidade de expor a importância da organização do serviço da atenção primária, observando o período de 2016 a 2021 com foco principal no serviço de saúde bucal ofertado pelo município.
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo geral demonstrar a importância da organização e estruturação dos serviços de saúde no município de Mangueirinha, a fim de garantir, melhorar e ampliar o acesso aos serviços de saúde com foco na saúde bucal.
Metodologia
A metodologia utilizada para elaboração deste trabalho consiste em uma pesquisa quali-quanti, onde se procura demonstrar as ações realizadas para alcance dos resultados planejados pela gestão de forma quantitativa em um determinado tempo pré definido. A abordagem quali-quanti é uma combinação da abordagem qualitativa que abrange o planejamento e estratégias para atingir um objetivo, enquanto abordagem quantitativa expressa em números as estatísticas e resultados alcançados. Foram utilizados materiais disponíveis nos arquivos municipais, como plano municipal de saúde, planejamento de gestão, sistema próprio municipal e ainda, dados aferidos através dos sistemas de informação oficial do ministério da saúde, como por exemplo o sistema e-GestorAB ( Sistema de informação e gestão da atenção básica).
Resultados
Diante da baixa cobertura populacional na saúde bucal (SB), a gestão municipal passou a planejar e executar ações para ampliação da cobertura, através da realização de concurso público para a contratação de profissionais a fim de compor equipes de saúde bucal e promover o cuidado aos usuários. De acordo com os dados do SISAB em 2018 obteve-se um aumento expressivo da cobertura populacional, saindo de 19% e atingindo 100% de cobertura. Ampliou-se o acesso da população, estruturando 12 consultórios odontológicos, sendo que, 9 são localizados na zona rural e 3 na área urbana. A fim de garantir a eficiência do cuidado, em 2018 deu-se início às ações de prevenção, realizando orientação de higienização bucal, aplicação tópica de flúor no consultório, ações coletivas de escovação supervisionada com aplicação de flúor nas escolas É notório a importância das ações de educação em saúde, onde em 2021 obteve-se a redução de 10% de procedimentos de restauração de dentes decíduos, bem como, 72% de redução de procedimento de exodontia de dente decíduo em relação ao ano de 2017. Através da organização do serviço de SB na APS com foco na prevenção proporcionou-se melhorias na qualidade e na resolutividade do serviço, onde em 2021 observa-se através dos dados a redução de 64% de procedimentos de exodontia de dente permanente em relação ao ano de 2017 e redução na realização do procedimento de restauração de dente permanente em 60% em relação ao ano de 2017.
Conclusões
Considerando a pesquisa realizada, foi possível constatar que as ações planejadas e executadas pela gestão municipal de forma ordenada ocasionou mudanças significativas na saúde da população usuária do SUS. É exitosa a experiência da gestão municipal de Mangueirinha em proporcionar melhorias dos serviços e acesso a saúde bucal de sua população, bem como, assegurar a qualidade e resolutividade dos serviços prestados, proporcionando serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, por meio de medidas de caráter coletivo e individual.
Palavras-chave
Saúde Bucal, Cobertura Populacional, APS