Apresentação/Introdução
O município de Guaraqueçaba, encontra-se na costa do Paraná, com quase 500 anos de colonização, é um dos municípios mais antigos do Brasil. Região de rara beleza, é ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela Serra do Mar. A cidade é conhecida pela preservação ambiental, com reservas florestais e ecossistemas quase intactos. É composta por 24 ilhas e mais de 44 comunidades insulares e terrestres, aldeias indígenas e comunidade Quilombola. O município permanece semi-isolado, tendo como único acesso por terra uma Rodovia com 79,4 km sem pavimentação. Nesta, as condições variáveis de tráfego, trechos por muitas vezes intransitáveis, fazem com que o tempo de viagem seja alto. Outra forma de acesso ao município, e a mais utilizada, é por meio marítimo, contudo, com limitação pela distância e pelas condições climáticas muitas vezes adversas. Diante deste cenário, a emergência da pandemia da COVID 19 foi um grande desafio e precisou de planejamento e gestão para seu enfrentamento.
Objetivos
Realizar a vacina da COVID 19 em toda população do município: urbana, rural, ribeirinha, indígena e quilombola em Guaraqueçaba – PR
Metodologia
Diante da realidade local, o município precisou estabelecer estratégias para vacinar toda população. Para isso, organizou as equipes em 3 equipes fixas nas Unidades Básicas de Saúde (Sede, Rural de Tagaçaba e na Ilha de Superagui) e equipes volantes para vacinação nas comunidades e domicílios; enfrentando rio, baia, pontes, estradas e trilhas. Para isso, foram destinados 11 veículos terrestres, 06 embarcações marítimas e 01 aeronave de apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná. Assim, o município organizou a equipe de saúde com o apoio de outros setores da comunidade, percorrem os 2.020,09 km², buscando cada cidadão em todo território.
Resultados
Como o município possui população que se classifica como de risco, ou seja de vulnerabilidade estabelecida pelo Ministério da Saúde, foi contemplado com doses destinadas à população ribeirinha, quilombolas, indígenas, idosos, e esse quantitativo beneficiou boa parte da população já nas primeiras remessas de distribuição. Somado a estratégia de busca ativa e vacinação volante nas comunidades chegou a 96,06% da população adulta vacinada. Também já avançou na vacinação de adolescentes e crianças. Os dados do município chamaram atenção da imprensa e até de autoridades públicas, uma vez que as estratégias possibilitaram que a vacinação fosse rápida. Os resultados se encontram nos indicadores epidemiológicos, o último registro de óbito por Covid foi em junho de 2021 e atualmente com apenas casos ativos com sintomas leves.
Conclusões
As particularidades e desafios do território fizeram com que o comprometimento da equipe de saúde fosse fundamental, buscando a todo cidadão, em locais difíceis e remotos, entendendo que cada vacina aplicada seria uma vida salva, e promovendo o acesso ao sistema de saúde. Esse trabalho da Atenção Primária atingiu indicadores vacinais expressivos e impactou na transmissibilidade do vírus e no número de mortes pela doença, que não ocorre a meses, mostrando a força e a importância do SUS.
Palavras-chave
guaraqueçaba vacinação, imunização guara