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Carmo - RJ

Formação em saúde como ferramenta para traçar a rede de cuidados em Atenção Psicossocial no Carmo/RJ

Autor(a): ERICA REGINA VICTÓRIO DA ROCHA

Coautor(a): Rodrigo Duarte Tavares Japur, Marcos Relvas Argolo

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O UNIFESO comprometido com a reformulação curricular do curso de medicina proposta pelas Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (2014) promoveu a inserção do estudante de Medicina na Rede de Atenção Psicossocial do Carmo/RJ tendo como marco a assinatura do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino- Saúde) em julho de 2017. A parceria tornou-se possível porque o município do Carmo é reconhecido nacionalmente por suas práticas exitosas em Saúde Mental, sendo um campo fértil para a produção de conhecimento e experiência em ações comprometidas com os preceitos do SUS (Sistema Único de Saúde)- universalidade, integralidade e equidade. Possui uma rede complexa de serviços de base comunitária e territorial incluindo: CAPS II; 4 Leitos de crise no Hospital Geral; Centro de Convivência; Serviço de Infância e Juventude, Ambulatório de Saúde mental, 17 Serviços Residenciais Terapêuticos e cobertura total de Estratégia de Saúde da Família. Um cenário chave na construção do cuidado integral é o usuário- guia em que o estudante de medicina deve acompanhar um usuário em suas demandas por toda a sua rede territorial de cuidado, durante sua imersão no Internato de Saúde Mental.

Objetivos

Objetivo Geral: Compreender a inserção do estudante de medicina na Rede de Atenção Psicossocial como estratégia de intervenção na ampliação do cuidado ao usuário de saúde mental; Objetivos Específicos: Refletir sobre os efeitos da inserção do estudante de medicina na Rede de Atenção Psicossocial como articulador da rede e do cuidado integral em Saúde Mental; Capacitar o médico generalista para atendimento de casos de saúde mental na Atenção Primária; Sensibilizar o estudante para as singularidades do acolhimento e cuidado ao usuário de saúde mental; Ampliar o acesso do usuário de saúde mental através do estudante de medicina como matriciador da Atenção Primária; Construir uma cartografia do cuidado em saúde através do conceito de usuário guia transformando-a em uma das competências na formação médica;

Metodologia

Com vistas à reformulação curricular nacional (2014), o UNIFESO busca no município de Carmo uma parceria no âmbito da saúde mental, tendo como objetivo central oferecer ao médico um cenário de prática médica pela experiência exitosa que o município possui no âmbito do SUS. O estudante se insere em 5 cenários principais: Emergência (leitos hospital geral); ambulatório de Saúde mental, CAPS, ESFs/SRTs, Usuário guia. Exatamente nesse último que a proposta foi ancorada. No cenário do usuário guia o estudante tem a responsabilidade de acompanhar um usuário dado à complexidade da clínica e por mobilizar toda a equipe. O médico em formação precisa estabelecer um vínculo de cuidado para que possa intervir considerando todo o contexto biopsicossocial. O próprio usuário, familiares e equipe vão traçando uma cartografia do cuidado pelo território da cidade, a fim de promover estabilização do paciente e seu bem- estar, considerando efetivamente o conceito de saúde. São realizadas buscas ativas, visitas domiciliares, entrevista com familiares, discussão do caso com toda a rede de cuidado, entre outras ações. A intervenção realizada pelo médico em formação tem efeitos na própria família que se vê acolhida em sua demanda e na comunidade, quando provocamos o movimento de outros setores responsáveis por promover o cuidado, como Atenção Primária, Assistência Social, Jurídica e Lazer.

Resultados

Em quase cinco anos de COAPES (contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde), contribuímos para a formação de cerca de 1000 médicos generalistas com competências e habilidades para o acolhimento e atendimento integral do usuário de saúde mental. Na perspectiva da inserção ensino serviço- saúde, promovemos o cuidado ampliado de 40 usuários guia por mês. Além disso, cada médico em formação assume a assistência clínica de 1 Serviço de Residência Terapêutica trabalhando em interface com a Estratégia de Saúde da Família. como panorama temos todos os 113 moradores dos SRTs inseridos na Atenção Primária. São relevantes os efeitos da inclusão do estudante de medicina nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial nos dando a dimensão das transformações provocadas na rede, em seus efeitos, fazendo- nos refletir e reformular condutas e atitudes. Eles constroem o projeto terapêutico singular juntamente com o usuário e equipe multidisciplinar. O estudante passa a ter papel fundamental de articulador da rede experimentando o cuidar em sua existência ampla, percebendo que as intervenções efetivas para estabilização do usuário transcendem ao diagnóstico e conduta clínica. A avaliação final é a apresentação de um seminário clínico, onde deve constar o tipo de intervenção realizada no caso e o que isso mobilizou de mudanças no projeto terapêutico do usuário e em sua vida de forma integral.

Conclusões

Temos a preocupação de construirmos uma assistência psiquiátrica comunitária e de base territorial, sendo extinto definitivamente a internação psiquiátrica como forma de tratamento em nosso município, o que nos tornou referência no campo de práticas exitosas em Saúde Mental. O internato de saúde mental no Carmo vem agregar valores, demonstrando o impacto positivo da integração entre ensino e serviço na formação profissional e na qualificação do cuidado à sociedade. Essa experiência ilustra o comprometimento da instituição de ensino na promoção de ações efetivas no mundo real do trabalho e tem demonstrado que a inclusão do estudante na rede de atenção psicossocial é eficaz porque transforma as relações de cuidado à saúde da comunidade. Trazer esse exemplo é demonstrar como o processo ensino- serviço- saúde provoca mudanças na produção de cuidado em um determinado território, e a necessidade de avaliarmos, depois de dois anos de funcionamento do Internato de Saúde Mental, quais são as mudanças provocadas por essa inclusão na Rede de Atenção Psicossocial. Também serve de experiência para motivar outras instituições de ensino e saúde na inclusão de estudantes em cenários reais de prática.

Palavras-chave

Educação na Saúde, Cuidado no Território