Logo do ConasemsLogo do SUS
Caicó - RN

REALIZAÇÃO DO CURSO DA INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.

Autor(a): LEONARA CARLA DE ARAúJO PEREIRA

Coautor(a): Maria Diane Braga Dantas Monteiro, Gedson Nogueira Santos, Érika Sariedna de Queiroz Gomes, Itayane Dantas dos Santos, Aryanne Clara de Almeida Marinho

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) foi lançada em 1991 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo Internacional de Emergência para a Infância das Nações Unidas (UNICEF) com o objetivo de assegurar o aleitamento materno por meio de práticas de promoção, proteção e apoio a amamentação. Para isso, a Inciativa estabelece 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno, diretriz básica para uma política hospitalar alinhada com os objetivos citados anteriormente. As Instituições interessadas em receber o título da IHAC devem cumprir os 10 Passos, além de outras exigências como cumprimento da Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006 e do critério global Cuidado Amigo da Mulher. Dentre os Passos descritos pela Iniciativa destaca-se o segundo, que trata da capacitação de toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar essa política. A capacitação deve seguir o conteúdo programático e a duração previamente definida pelo documento específico de orientação do curso da IHAC. Sabe-se que a realização de capacitações de toda a equipe assistencial de uma maternidade é complexa, ainda mais no contexto de isolamento social devido a Pandemia de COVID-19. A experiência em questão ocorreu no Hospital do Seridó, na cidade de Caicó, interior do Rio Grande do Norte, no período de maio a agosto de 2021 e teve como população alvo os profissionais da equipe de cuidados de saúde do Hospital.

Objetivos

Relatar a experiência da realização do curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança para profissionais do Hospital do Seridó no ano de 2021.

Metodologia

Inicialmente realizou-se o planejamento do curso considerando o contexto de isolamento social, o conteúdo programático e a duração do curso de acordo com as recomendações da IHAC. Dessa forma, o curso foi planejado para acontecer no formato remoto em 3 momentos. O primeiro foi com a realização de aulas expositivas e dialogadas por meio da plataforma digital Google Meet, divididas em dois dias para melhor aproveitamento do conteúdo e rendimento dos participantes. Para esse momento foi escalado o quantitativo total de profissionais da maternidade e dividido em 3 turmas. O segundo momento tratou sobre a parte prática do curso que, devido ao período adverso, precisou ser readaptado. Para isso, foram elaborados 4 vídeos com demonstrações práticas dos temas com maior necessidade de aprofundamento e atualização por parte dos profissionais, de acordo com a necessidade do serviço, sendo eles um vídeo de demonstração sobre como realizar a ordenha manual do leite materno, dois vídeos demonstrativos sobre como avaliar a pega do bebê ao seio materno (um com a pega correta e outro com a pega incorreta) e, por fim, um vídeo demonstrando e orientando como realizar o manejo da amamentação para correção da pega do bebê. Os vídeos foram enviados para os participantes via Whatsapp. Finalmente, o terceiro momento do curso ocorreu com a aplicação presencial do formulário de autoavaliação do IHAC com uma amostra de participantes do curso, como forma de mensurar a efetividade do curso.

Resultados

Participaram do curso no formato remoto aproximadamente 80% dos profissionais da equipe de cuidados de saúde às gestantes, puérperas e recém-nascidos do Hospital do Seridó. Durante as aulas expositivas e dialogadas houve a troca de conhecimentos por meio da participação dos profissionais, levantando questionamentos e experiências da prática profissional, sendo esse um dos objetivos das atividades de Educação Permanente em Saúde, onde há a aplicação prática do conhecimento. Recebemos feedbacks positivos dos profissionais participantes também sobre os vídeos elaborados, por se tratarem de situações práticas e corriqueiras, mostrando o manejo nas instalações e condições do próprio hospital. A aplicação do questionário de autoavaliação evidenciou a efetividade da metodologia adotada no curso, visto que os profissionais responderam adequadamente aos questionamentos relacionados aos 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. No momento, os questionamentos que não eram respondidos corretamente em sua totalidade foram destacados e posteriormente, elaborou-se um material de resumo com as principais dúvidas observadas e divulgado entre os participantes.

Conclusões

Considerando a complexidade e as limitações para realização de capacitações e atividades de Educação Permanente em Saúde no contexto da Pandemia, torna-se importante a elaboração de estratégias para adaptação dessas atividades. A realização do curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança no Hospital do Seridó no formato remoto foi uma adaptação com o objetivo de levar à equipe informações, reflexões e sensibilização sobre as práticas de promoção, proteção e apoio a amamentação. A metodologia utilizada trouxe ótimos resultados, pois proporcionou a participação de quase 80% da equipe assistencial em apenas 4 meses e, com as aulas expositivas e dialogadas e os vídeos, foi possível observar na prática a mudança positiva nos processos de saúde. Dessa forma, recomenda-se a realização de cursos e atividades de Educação Permanente com a utilização de metodologias de ensino que proporcionem reflexões práticas e críticas sobre os processos.

Palavras-chave

Educação Permanente em Saúde; Aleitamento Materno.