Logo do ConasemsLogo do SUS
Boa Saúde - RN

A VIGILÂNCIA AMBIENTAL INTEGRADA à TECNOLOGIA NO MUNICÍPIO DE BOA SAÚDE/RN

Autor(a): PEDRO FLORENÇO DA SILVA

Coautor(a): Izabel Cristina F. Dias Emerenciano, Dailva Bezerra da Silva

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Diante da necessidade de implantar uma ferramenta de vigilância para apoio à prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores com base em princípios de Saúde Única o município de Boa Saúde buscou um software para área de Saúde Pública que permite administrar e automatizar programas voltados à prevenção e controle de doenças de transmissão direta ou indireta (Ex.: doenças transmitidas por Aedes). Com esse software é possível executar a vigilância em saúde em tempo real com a integração de dados de várias fontes e agir de forma preventiva com vistas a programar, executar e monitorar as ações de controle. Permite ao gestor público produzir informações a partir de dados entomológicos, epidemiológicos, virológicos, genômicos, de epizootias, ambientais e operacionais em um único local de forma georeferenciada a partir de coletas realizadas pelos agentes de campo e em sistemas oficiais (desde que permitido pelas autoridades competentes). Emite relatórios em tempo real em formato de mapas, gráficos e tabelas viabilizando a criação de sala de situação virtual ou física. Em sua versão 1.0, módulo arboviroses, esta ferramenta está pronta para auxiliar os gestores de Boa Saúde e os agentes de vigilância ambiental (endemias) no trabalho voltado a redução da densidade de vetores de arboviroses e a redução da força de transmissão de arbovírus, com potencial de reduzir o custo assistencial e outros impactos produzidos por estas doenças de potencial epidêmico.

Objetivos

Utilizar software como ferramenta de coleta de dados, análise da informação, planejamento, monitoramento e avaliação voltadas a tomada de decisão precisa (georreferenciada) e em tempo real com intuito de auxiliar os gestores municipais de Boa Saúde e os demais agentes públicos no planejamento, elaboração, implementação e melhoria de políticas, sistemas, programas e projetos públicos voltados para o combate ao Aedes aegypti.

Metodologia

O software foi implantado na cidade de Boa Saúde no Rio grande do Norte. Os gerentes de saúde e os agentes de campo foram treinados e cadastrados no sistema. O software é composto de ambiente web e aplicativo mobile. Na Web foi realizado cadastramento de funcionários e base territorial, assim como a organização de equipes, controle de almoxarifado, planejamento de serviço, emissão de ordens de serviço (demandas) e análise de resultados por meio de relatórios em mapas, gráficos e tabelas. No aplicativo mobile instalado em equipamento móvel com sistema operacional Androide foi possível receber e executar ordens de serviço (demandas) de forma “on line” ou “off line”. Os dados gerados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), assim como os mapas da cidade foram importados para o software por meio de ferramentas criadas para estas finalidades. No aplicativo há formulários e mapas para realização dos serviços de campo e com a conexão com a internet é possível sincronizar o aplicativo com a web e assim fazer upload e download de dados. Os formulários instalados no aplicativo, permitiram coletar dados referentes às condições ambientais, animais presentes em campo e dados epidemiológicos, registrar amostras coletadas e imagens de campo. O ambiente laboratorial disponível no software permitiu a emissão de laudos das amostras coletadas em campo. Todas as informações coletadas permitiram a geração de relatórios integrados em tempo real e com precisão geográfica.

Resultados

Como resultados destacam-se: Equipe capacitada e software instalado em tablets adquiridos pelo município de Boa Saúde e disponibilizados aos agentes de vigilância ambiental (endemias); geração de demandas pelo coordenador do serviço (ordens de serviço) e envio ao aplicativo mobile para execução de atividades de campo pelos referidos agentes mediante recebimento de demandas após sincronização do aplicativo os dados foram coletados em formulário próprio instalado no aplicativo e posteriormente sincronizados com o ambiente web onde atualizaram relatórios imediatamente à sincronização e que permitiram a tomada de decisão do gestor em tempo real e precisão geográfica com caracterização de cenários de risco baseados em indicadores operacionais, entomológicos e epidemiológicos.

Conclusões

O software configurou-se uma ferramenta de vigilância contínua, possibilitou a descentralização do processo e a vigilância em tempo real, eliminou retrabalho e erros inerentes à coleta de informações de campo em papel, aumentou a velocidade em disponibilizar dados para os gestores municipais, configurando-se como uma ferramenta de alto valor em Saúde Pública. Como os relatórios estão disponíveis tanto em aplicativo mobile quanto em equipamentos instalados em escritórios conectados à internet o software permite a criação de salas de situação física ou virtuais, e o compartilhamento de informações em tempo real.

Palavras-chave

Software, arboviroses, endemias, Aedes