Logo do ConasemsLogo do SUS
Natal - RN

aplicação da ULTRASSONOGRAFIA point of care (pocus) NA MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

Autor(a): TARCISO ARCELA COSTA FREIRE

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O uso do ultrassom na medicina de família vem crescendo nos últimos 30 anos. A própria Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade incluiu em 2019 a ecografia como parte da formação dentro da Matriz de Competências exigidas para o Residente de Medicina de Família e Comunidade. Assim, com objetivo de melhorar a atenção a saúde foi incorporado a ecografia clínica no momento da consulta de crianças, adultos e idosos realizadas pelo Médico Residente de Medicina de Família e Comunidade alocado na unidade de estratégia de saúde da família Manoel Salustino II localizado na cidade de Currais Novos – RN no período de março a abril de 2022. O ponto de partida surgiu da necessidade de informações adicionais no momento da consulta para decidir sobre o tratamento ou encaminhamentos. Com o uso do ultrassom portátil foi possível obter imagens em tempo real, que contribuíram para o esclarecimento diagnóstico e até guiando intervenções na unidade.

Objetivos

Objetivo geral: - Aplicar o uso da ultrassonografia na Atenção Primária Objetivos específicos: - Incorporar tecnologia de baixo custo na atenção primária - Fornecer informações que contribuam na decisão clínica - Colaborar na identificação de casos que exijam encaminhamento a especialista ou internação - Aumentar a credibilidade do médico de família diante dos usuários do SUS

Metodologia

A ecografia clínica diz respeito ao uso da insonação como método complementar ao exame físico pelo médico generalista, sendo prático por exigir um curto tempo de treinamento e de rápida realização. O treinamento do Residente de Medicina de Família ocorreu no ano de 2021, no curso de Ultrassom Point of Care (POCUS) com duração de 2 dias, realizado no Hospital Rio Grande em Natal-RN. Posteriormente feita aquisição pessoal de um transdutor portátil com sonda convexa e linear, conexão wireless compatível com sistema IOS, Android e Windows por meio de software baixado gratuitamente. De posse do aparelho e término do curso de formação, o Residente passou a realizar a ecografia clínica com reprodução da imagem em um tablet com tela de 7 polegadas, naqueles casos em que a imagem ofereceriam informações adicionais e ajudariam a confirmar ou descartar diagnósticos.

Resultados

Logo nas primeiras consultas foi possível observar a surpresa do usuário em ver um aparelho de ultrassonografia sendo utilizado na atenção primária, além da satisfação em ver seu problema sendo melhor investigado no primeiro contato com o médico, recebendo uma melhor descrição de seu quadro com as imagens encontradas pelo ultrassom. Dentre as aplicações, destacamos o uso na estimativa do peso prostático e cálculo do volume urinário pré e pós miccional em 3 pacientes com queixa de retenção urinária, 2 destes apresentaram resíduo pós miccional considerável e hiperplasia prostática, sendo iniciado terapia medicamentosa. Além da avaliação renal em 4 pacientes com queixa de cólicas nefréticas e e, 2 destes evidenciado cálculo renal que pelo tamanho exigiam apenas tratamento conservador. Destacamos ainda o caso de 2 usuários referindo dor em hipocondrio direito onde foram realizadas insonação hepática e de vias biliares e encontrado litíase biliar em ambos, encaminhados a cirurgia geral com impresso contendo detalhes da localização e tamanho do lito (cálculo). Também aplicamos o ultrassom pulmonar em paciente com insuficiencia cardíaca e realizado ajuste na terapeutica após identificação de congestão pulmonar bilateral. Incluímos po fim a experiência na obstetrícia em paciente jovem com histórico de aborto recente e febre, onde foram identificados restos ovulares no fundo uterino e encaminhada a maternidade onde permaneceu internado por 7 dias.

Conclusões

A partir das experiências descritas no uso da ultrassom na atenção primária conseguimos entender que essa tecnologia é muito promissora e de aplicação ampla nas mais diversas queixas clínicas. É um método de fácil aprendizagem e possibilidade de uso tanto dentro como fora do consultório na realização de visitas domiciliares. É importante estar atento as indicações do seu uso para melhores resultados e obtenção de dados realmente significativos e modificadores de conduta do médico generalista. Entendemos que se faz necessária a inclusão da ultrassonografia na atenção primária como elo benéfico na melhoria da qualidade da assistência de pacientes e do sistema de saúde em geral.

Palavras-chave

POCUS, MEDICINA DE FAMILIA E COMUNIDADE, APS