Logo do ConasemsLogo do SUS
Jaru - RO

EXPERIÊNCIA NO ENFRENTAMENTO AO COVID-19 NO MUNICÍPIO DE JARU

Autor(a): Marcleide Silva Ferreira

Coautor(a): LORENA ROAS RIBEIRO, BRUNO PAULO DE SOUZA, LUCILEIA REIS DE ARAUJO

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Situada entre Ji-Paraná (87 km) e Ariquemes (95 km), Jaru é uma cidade do Estado de Rondônia que apresenta 51.469 mil habitantes segundo o censo de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Organização Mundial de Saúde (OMS) define Covid 19 como uma doença causada pelo novo coronavírus, denominado SARS – COV – 2, que pode variar desde uma infecção assintomática a um quadro grave. No Brasil, em 3 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde declarou emergência de saúde pública de importância nacional por meio do Decreto nº 188. No município de Jaru-Rondônia, o primeiro caso da doença foi registrada no dia 16 de março de 2020, através das informações coletadas no programa de notificação, monitoramento e encerramento de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Em um período de constantes mudanças e a crescentes descobertas em que são demandadas respostas rápidas dos serviços de saúde, a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com Departamento de Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, constituiu fluxos de atendimentos aos pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19. Diante desse cenário, o município de Jaru-Rondônia veio por meio dessa amostra estadual, apresentar as experiências que as estratégias de saúde pública contribuíram para o atendimento aos casos suspeitos e confirmados da COVID-19 nas unidades assistenciais do município de Jaru.

Objetivos

Objetivo Geral: Relatar a experiência que influenciaram de forma positiva no combate a Covid-19 nas unidades assistenciais do município de Jaru-Rondônia. Objetivo específico: Conhecer os principais fatores que contribuíram para desenvolver trabalho de forma efetiva Identificar os padrões no processo que levaram ao sucesso na assistência em período pandêmico Levantar fatores fundamentais que município utilizou para combate ao Covid-19 Apresentar as ferramentas técnicas, gerenciais e assistenciais implantadas no município de Jaru-Ro Descrever as modificações de protocolos implantadas durante a pandemia da COVID-19

Metodologia

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca da elaboração e organização da demanda de trabalho para atendimento aos casos suspeitos e confirmados da COVID-19 nas unidades assistenciais do município de Jaru-Rondônia. O desse tipo de metodologia consiste em integrar conhecimentos teóricos e prático, dessa forma, uma ferramenta expositiva para amostra de dados, que será relacionadas às vivências e ações assistenciais do município de Jaru na pandemia da Covid-19.

Resultados

Jaru desenvolveu um plano de trabalho desde início da pandemia para manter organização e assistência. A princípio no mês de Janeiro de 2020 foi montado estratégias para controlar a disseminação do vírus com abordagem de barreira sanitária e notificação com termo de isolamento para moradores que retornavam de viagem. Assim que iniciou a pandemia organizou-se o atendimento para que a população não sofresse quaisquer descontinuidades na assistência, primeiro passo foi inserir uma equipe externa de monitoramento ao Departamento de Epidemiologia, equipe multiprofissional, assistência era oferecida aos pacientes em domicílio para casos suspeitos e confirmados. Foi criado Centro Especializado do Covid-19 com atendimento 24 horas equipe multiprofissionais onde era oferecido assistência integral aos pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19, além de oferecer teste rápidos e de RT-PCR. Em primeiro momento foi realizada a iniciativa mediante aos aumentos dos casos graves, e a verificação da superlotação de unidades de terapias intensivas, desse modo, foi implantado no município a própria unidade de terapia intensiva no dia 10 de junho de 2020, onde foram dispostos 10 leitos credenciados ao ministério da saúde. Cabe dizer ainda, que destaca como um dos poucos municípios de Rondônia a contar com UTI própria, onde foi possível construir a demanda do fluxo de atendimento via regulação para atender além dos próprios usuários residentes do município, mais os municípios adjacentes.

Conclusões

Observamos que através de um serviço organizado pode-se intervir na melhoria da assistência e com isso diminuir numero de casos positivos no município. Apesar de estamos lidando com vírus com altas taxa de contaminação vimos que através de ações de saúde pública rotineira podemos perceber melhora na assistência aos pacientes contaminados, ficando evidente que mesmo em meio a pandemia um serviço organizado minimiza custos e promove saúde.

Palavras-chave

Fluxo de Atendimento Infeção por coronavírus