Apresentação/Introdução
Proposta de ações com mães e bebês que fazem parte do grupo de puericultura da unidade básica que trata do acompanhamento e do desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida. O projeto proporciona as crianças atendidas na UBS um acolhimento e atendimento cada vez mais humanizado, garantindo que as necessidades da primeira infância estejam sendo supridas de forma satisfatória e diminuindo o índice de evasão nas consultas de puericultura, promovendo a saúde do bebê e da Família.
Objetivos
Objetivo Geral Fortalecer os cuidados com a Primeira Infância no Município de Boa Vista, RR, através da realização de ações com mães e bebês que fazem parte do grupo de puericultura em um SPA para crianças, possibilitando um acolhimento e atendimento cada vez mais humanizado e assim promovendo a saúde da criança e da Família. Objetivos Específicos Realizar palestras sobre diversos temas direcionados as gestantes, mães e crianças Realizar ações mensais com grupo de puericultura Ofertar as crianças de 0 a 02 anos um atendimento especial de saúde com banhos relaxantes de Ofurô Ofertar as crianças de 0 a 02 anos um atendimento especial de saúde com massagens relaxantes tipo Shantala Proporcionar ás mães e aos bebês de 0 a 02 anos um ambiente especial onde possam interagir com outras mães e bebês proporcionando troca de experiência e fortalecendo o convívio comunitário Diminuir o índice de evasão nas consultas de puericultura.
Metodologia
Ação mensal com massagens e banhos: massagem relaxante para bebês, banho relaxante para os bebês é algo muito importante no que se refere à saúde. Os benefícios vão desde os fisiológicos (alivia o estresse, alivia dores de barriga e cólicas, aumenta a imunidade, hidrata a pele, etc.), aos psicológicos que se refere ao fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê e acima de tudo aumentando o cuidado para prevenção de doenças. Palestras: realização de palestras e algo que sempre agrega uma reflexão e um aprendizado e principalmente reflete na mudança de hábitos e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
Resultados
Todos os objetivos e metas propostos estão sendo alcançados, pois o projeto teve grande anuência entre as gestantes, inclusive aceitação pelo grupo de puericultura assistidos pela unidade. Abaixo relacionamos as metas descritas no projeto com o resultado alcançado de cada uma delas (dados referentes 2019-inicio de 2020). Meta 01 - Aumentar em 40% o número de integrantes ao grupo de puericultura assistidos pela Estratégia Saúde da Família. Tivemos um aumento de 36 participantes ao grupo de puericultura totalizando 78% de participantes, alcançando 38% a mais da meta estipulada. Meta 02 - Aumentar em 20% o número de integrantes ao grupo de gestantes assistidos pela Estratégia Saúde da Família. Tivemos um aumento de 35 participantes ao grupo de gestantes totalizando 135% a mais de participantes, alcançando 105% a mais da meta estipulada. Meta 03 - Ter no mínimo 40% dos participantes do projeto testificando benefícios vindos através das palestras e ações. Parte do sucesso desse projeto e o número de agregados a ele hoje, deve – se aos comentários feitos pelas participantes através do uso das redes sociais no meio da comunidade. Difícil quantificar em números por esta razão foi colocado nos anexos reportagens onde os participantes falam sobre o projeto. Meta 04 - Realizar doze capacitações/palestras sobre diversos temas direcionados as gestantes, mães e crianças. Foram realizados quatorze encontros com o grupo e na oportunidade foram ministradas palestras sobre temas diversos.
Conclusões
A primeira infância é uma fase de fundamental importância na vida de qualquer ser humano, nela a criança estabelece seus primeiros vínculos familiares emocionais e sociais, o que se torna a base de uma vida adulta saudável. Nessa fase a preocupação de repassar as crianças valores fundamentais de convívio, uma educação de qualidade, um ambiente familiar e acima de tudo a qualidade na saúde, são deveres da família, Estado e sociedade. Parece exagero, mas a primeira infância pode influenciar o resto da vida da criança. Desta forma o acompanhamento de perto com o médico é uma das decisões mais importantes para o bebê. Diante de todos os benéficos relatados e diante da necessidade de programar o atendimento humanizado no SUS e também de buscar melhor qualidade de vida as mães e as crianças que fazem parte do grupo de puericultura, a Unidade de Saúde Aygara Pereira Motta realizou este projeto que hoje é referencia nacional e internacional.
Palavras-chave
Primeira Infância. Puericultura. Humanização