Logo do ConasemsLogo do SUS
Nova Pádua - RS

IMPLANTAÇÃO DO CONSULTÓRIO FARMACÊUTICO PARA ACOMPANHAMENTO DE PACIENTES DIABÉTICOS EM NOVA PÁDUA RS

Autor(a): Ariane Schiavenin

Coautor(a): Paulo Andre Paliosa

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), diabetes é uma doença metabólica crônica caracterizada por níveis elevados de glicose no sangue. Cerca de 422 milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes, a maioria vivendo em países de baixa e média renda, e 1,5 milhão de mortes são atribuídas diretamente ao diabetes a cada ano. Tanto o número de casos quanto a prevalência de diabetes têm aumentado constantemente nas últimas décadas. Para as pessoas que vivem com diabetes, o acesso a tratamento acessível, incluindo insulina, é fundamental para sua sobrevivência. Grande parte das doenças crônicas não transmissíveis pode ser controlada pelo uso de medicamentos, tendo no acesso e na utilização adequada requisitos fundamentais para o sucesso terapêutico. Entre os fatores que influenciam diretamente os resultados terapêuticos, destaca-se a adesão ao tratamento medicamentoso, definida como o grau de concordância entre o comportamento de uma pessoa e as orientações do profissional da saúde. Neste contexto, pacientes diabéticos são alvo de diversos programas e ações para seu e controle. No município de Nova Pádua, Rio Grande do Sul, umas das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde de Nova Pádua foi a implementação do consultório farmacêutico para atender pacientes diabéticos. População alvo: pacientes diabéticos residentes em Nova Pádua Local de atendimento: consultório farmacêutico foi implementado na Unidade Sanitária Dom Henrique Gelain

Objetivos

Objetivo geral Implementar o consultório farmacêutico no município de Nova Pádua e prestar serviços farmacêuticos clínicos junto à população diabética. Objetivos específicos Promover o serviço farmacêutico de educação em saúde no paciente diabético Promover o serviço farmacêutico de revisão e conciliação medicamentosa no paciente diabético Promover o serviço de rastreamento em saúde Aumentar a adesão ao tratamento farmacológico por parte dos pacientes diabéticos Difundir o papel do farmacêutico na equipe multiprofissional.

Metodologia

Seguindo as prerrogativas da resolução 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia, a qual regulamenta as atribuições clínicas do farmacêutico, em dezembro de 2020 foi criado o consultório farmacêutico. A estrutura física atende as exigências legais e contém pia com lavagem de mãos, além de aparelhos para coleta de dados objetivos. A farmacêutica solicita que o paciente traga para a consulta todos os medicamentos em uso e as respectivas receitas médicas. A partir disso, realiza anamnese farmacêutica e avalia a necessidade de cada paciente, para prestação de algum serviço farmacêutico: - Revisão da farmacoterapia - Educação em saúde - Rastreamento em saúde - Conciliação de medicamentos - Acompanhamento farmacoterapêutico A captação de pacientes para o serviço ocorre da seguinte forma: - Acessando o sistema e-sus, os pacientes sinalizados como diabéticos são contatados para pela farmacêutica que oferta o serviço - O médico clínico geral da UBS, ao atender um paciente diabético é orientado a encaminhar este paciente para passar por consulta farmacêutica - A farmacêutica, no momento da dispensação ao atender um paciente diabético conversa e explica para o mesmo sobre a oferta deste serviço - Demanda espontânea do paciente. Dificuldades encontradas na implementação: - O serviço foi estabelecido no período da pandemia e por conta disso, muitas vezes foi necessário desmarcar os atendimentos para não expor os pacientes a possibilidade de contaminação da COVID-19.

Resultados

Em Nova Pádua, segundo estatísticas do município há 84 pacientes diabéticos. Desde seu início, o consultório farmacêutico já atendeu 56 destes pacientes, ou seja, 66% de toda a população diabética do município já foi atendida no consultório farmacêutico. Os principais serviços farmacêuticos prestados foram: educação em saúde, revisão da farmacoterapia e rastreamento da pressão arterial, contemplando 100% dos pacientes atendidos. As demais intervenções farmacêuticas realizadas foram: - Descarte de medicamentos vencidos - Encaminhamentos ao outros profissionais de saúde, em especial ao endocrinologista. - Estimamos também um aumento da adesão ao tratamento farmacológico, em especial a insulinoterapia, uma vez que foi possível educar todos os pacientes acerca de seu tratamento e também descarte de resíduos - Valorização do profissional farmacêutico perante equipe multidisciplinar Além disso, foi necessário desenvolver materiais que auxiliassem o farmacêutico na realização das consultas farmacêuticas, entre os quais citamos: - Declaração de serviços farmacêutico impressa em duas vias, emitida após cada atendimento e entregue uma via para o paciente - Receituário para redação do encaminhamento do paciente a outro profissional de saúde - Materiais educativos

Conclusões

A implantação do consultório farmacêutico no SUS tem contribuído para a qualidade de vida dos pacientes que utilizam os serviços das unidades básicas de saúde em todo o país (ICQT 2022). No Brasil, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia do estado de São Paulo, existem cerca de 3 mil consultórios farmacêuticos. A implementação do consultório farmacêutico no município de Nova Pádua reforça a importância do farmacêutico como protagonista da assistência farmacêutica através da promoção, proteção e recuperação da saúde da população diabética. Através das ações desenvolvidas no consultório foi possível promover o uso racional de medicamentos através de orientação segura, baseada nas melhores evidências científicas, levando em consideração as necessidades de saúde da população. Implementar o consultório farmacêutico foi um grande desafio para a equipe uma vez que poucos municípios no Brasil dispõem deste serviço que traz grandes melhorias para a saúde da população e também para a comunidade. O próximo passo é oferecer os serviços farmacêuticos para toda a população de Nova Pádua.

Palavras-chave

Consultório Farmacêutico, Diabetes Mellitus