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Viamão - RS

GIP – REFAZENDO A VIDA DAS PESSOAS. O CUIDADO INTEGRAL DENTRO DAS ESCOLAS.

Autor(a): Michele Galvão da Silva

Coautor(a): Marcia Isabel Lopes Culau, Sander Severiano, Vanessa Padilha, Vanessa Bettiol de Oliveira, Renata Palmerim Schorn

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O Gabinete Integrado de Cuidado com as Pessoas dentro da Escola (GIP na Escola) foi criado para promover, acompanhar e deliberar ações de cuidado integral às pessoas, na busca do bem-estar social, reduzindo prejuízos decorrentes da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Com o entendimento de que a escola é o grande ambiente para a retomada das vidas de muitas famílias, o foco principal do GIP na Escola é poder auxiliar os estudantes e seus familiares nesse processo de retomada da rotina escolar, de seus projetos de vida e de convivência. O GIP conta com representantes das secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Assistência Social e Cidadania, de Cultura e, ainda, da Secretaria Geral de Governo, sendo vinculado, também, ao Gabinete do Prefeito. Essas secretarias estão representadas em micro equipes de trabalho, que atuam em escolas-polo, escolhidas conforme localização territorial estratégica, servindo de referência para as demais escolas da região. O GIP nas Escolas possibilita o trabalho voltado à promoção em saúde, pensado como estratégia de cuidado integrado de uma população que fora bastante afetada na pandemia, as crianças, adolescentes e suas famílias. Tal projeto iniciou sua atuação em setembro de 2021, com o estabelecimento, inicialmente, de cinco escolas-polo, com micro equipes formadas por psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais e monitores. Hoje já são nove polos.

Objetivos

Ofertar atendimentos de fortalecimento socioemocional, diante de questões relativas à vulnerabilidade social, que incidam na dificuldade de aprendizagem dos alunos, no processo de retomada das atividades e rotinas escolares, possibilitando melhor adaptação dos estudos ao ambiente pós-pandêmico, resgatando os conhecimentos essenciais, bem como reforçando os laços escolares e comunitários. Estabelecer políticas de atendimento aos estudantes e suas famílias destinar a ocupação de cada espaço público, através do cuidado integrado organizar, regionalmente, os serviços das Secretarias, utilizando os territórios pré-estabelecidos da Secretaria Municipal de Saúde sistematizar todas as informações das diferentes Secretarias para planejar a gestão do cuidado com as pessoas.

Metodologia

A rede municipal de educação de Viamão é constituída de 66 escolas, abrangendo uma população escolar de 26 mil alunos. A primeira fase do projeto teve cinco escolas-polo, que contavam com corpo pedagógico/clínico composto de psicólogas, fonoaudiólogas, assistentes sociais, assistentes educacionais, professores e monitores de educação especial. Recentemente, na segunda etapa, o projeto foi ampliado para nove escolas-polo, que são referência, também, para as outras escolas do mesmo território. As crianças e os adolescentes que são direcionados para atendimento no GIP são acolhidos, a partir de uma escuta inicial, que fará o direcionamento aos profissionais, de acordo com avaliação da demanda. Assim, os estudantes podem ter atendimentos psicológicos com parecer pedagógico suporte social às famílias de maior vulnerabilidade, desenvolvendo projetos de assistência voltados para quem se encontra em situação de risco tratamento fonoaudiológico para crianças com problemas de linguagem, audição, fala, fluência, articulação, deglutição, mastigação e respiração sendo ofertadas, também, oficinas potencializadoras da aprendizagem, com planejamento por grupos. Os atendimentos acontecem dentro das escolas-polo, assegurando o acompanhamento na própria comunidade escolar, sendo que, após o acolhimento e atendimentos ofertados, os estudantes podem ser encaminhados para realização de exames e/ou para continuidade do acompanhamento na rede intersetorial.

Resultados

De acordo com as profissionais que iniciaram a acolhida, os casos encaminhados são de famílias que tiveram suas rotinas alteradas, em virtude da pandemia, e que tiveram dificuldades em estabelecer uma nova rotina. O GIP foi implantado em setembro de 2021 e, até fevereiro de 2022, já foram realizados um total de 2.299 atendimentos, aproximadamente sendo, destes, 996 realizados por assistentes sociais, 894 por psicólogas e 409 por fonoaudiólogas. As principais demandas atendidas, até o momento, no que se referem à saúde mental, foram relativas conflitos familiares, agressividade, bullying, uso prejudicial de substâncias psicoativas, depressão, ansiedade, fobia social, autoagressão/automutilação, ideação suicida, estresse, familiares com déficits cognitivos e esquizofrenia no que se refere a questões sociais e de vulnerabilidades, foram relativas a questões de violência, orientações para cadastro único e inserção em programas de transferência de renda, cesta básica, passagens em transporte público, solicitação de documentos em relação a questões mais clínicas foram realizados encaminhamentos para consultas de rotina nas unidades básicas de saúde, consultas com especialidades médicas e de comparecimento ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Também fora realizada uma parceria com o SEBRAE para oferecer capacitação para a volta ao mercado de trabalho.

Conclusões

Salienta-se o caráter inovador do projeto GIP nas Escolas, uma vez que ele ocorre no dispositivo público de maior importância e proximidade das crianças e dos adolescentes, que são o principal público-alvo do projeto, contemplando, também, suas famílias. Ter a execução deste projeto no interior das escolas confere às ações maior efetividade e resolutividade, considerando o vínculo e a confiança que as famílias e os estudantes já apresentam com este equipamento, na comunidade. Além disso, a relevância dessa proposta se encontra, justamente, em função do contexto pandêmico e de retomada das rotinas escolares e sociais. Ressalta-se, ainda, o pioneirismo de Viamão no cumprimento da Lei 13.935/2019, que dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e serviço social na rede pública de educação básica, executando ações para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se a garantia das políticas de proteção aos direitos da criança e do adolescente, bem como de proteção social e de direito à saúde, primando pela integralidade, universalidade e equidade no cuidado ofertado. O projeto foi aprovado pela Câmara de Vereadores, tornando-se, então, política pública para firmar esse cuidado junto aos munícipes.

Palavras-chave

cuidado integrado, escola, rede, saúde