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Blumenau - SC

O CENTRO DE SAÚDE DO IDOSO E A REORGANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autor(a): Mara Rúbia Rutzen

Coautor(a): Kellen Chaves da Silva De Franceschi, Cinthia Castellain Batista, Monica Milanski, Dejaina Carla Budal Arins, Michèle Ravache

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O Centro de Saúde do Idoso (CSI) é uma Unidade Especializada em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa Frágil, da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (SEMUS) de Blumenau/SC. Atua com uma equipe multiprofissional, que trabalha de forma interdisciplinar para atender os habitantes do município, com idade acima de 60 anos, encaminhados para a 1ª avaliação pela Atenção Básica de Saúde (ABS), via Sistema de Regulação (SISREG). No início da pandemia Covid-19, em virtude do distanciamento e isolamento social, a equipe do CSI, percebeu a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde. Sendo assim, em reunião para reorganização dos processos de trabalho, a equipe construiu o protocolo para a assistência aos idosos do CSI durante a pandemia de COVID-19. Para monitorar e assistir esse idoso sem sair de casa, esta equipe, utilizou as Tecnologias de Cuidado a Distância, ferramenta de suporte e orientação a familiares/cuidadores e profissionais de saúde, adequando o modelo de assistência com orientações de demandas clínicas, psicológicas e sociais.

Objetivos

Objetivo geral: Apresentar a adaptação do trabalho do Centro de Saúde do Idoso em tempos de pandemia COVID-19. Objetivos específicos: Adaptar as tecnologias existentes no serviço ao atendimento para a população e profissionais de saúde Garantir o direito à saúde da população idosa frágil com idade acima de 60anos, cadastrada no Centro de Saúde do Idoso no período de pandemia Covid-19 Contribuir para a gestão do SUS.

Metodologia

Com a regularização do teleatendimento pelos conselhos profissionais, iniciamos a utilização das Tecnologias de Cuidado a Distância, através de: Telefone: destinado para orientações solicitação de receitas, atestados e demais documentos manejo relacionado ao uso de medicações e triagem de manifestações clínicas. E-mail: Para envio de dúvidas diversas, resultados de exames, fotos, e para o matriciamento com a ABS. WhatsApp: Para estimulação cognitiva, yoga e meditação através de grupos solicitação de receitas orientações em saúde nas demandas clínicas e demais especialidades e para o trabalho intersetorial como por exemplo, a preceptoria para alunos do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET SAÚDE-Interprofissionalidade), onde dois alunos juntamente com a preceptora do CSI desenvolveram um vídeo sobre as adaptações do CSI em tempos de Pandemia COVID-19. Vídeo compartilhado com a Rede de Atenção à Saúde e usuários do CSI. Atendimento Domiciliar (AD): Em caso de necessidade, agenda-se o AD com a participação de no máximo 2 (dois) profissionais do CSI, definidos de acordo com a especificidade de cada caso.

Resultados

Apesar da suspensão dos atendimentos presenciais, o manejo e as orientações relacionadas aos cuidados dos idosos se mantiveram. O suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBS), aos cuidadores e aos idosos se deu de forma remota, através de teleatendimento e visitas domiciliares em algumas ocasiões, visando alcançar toda comunidade atendida pelo serviço de forma igualitária. Assim, conseguimos manter o contato com os pacientes, buscando sempre a melhor forma para manter a segurança do público atendido pelo CSI. Fortalecemos a rede de atendimento à pessoa idosa através do suporte às UBS por meio de troca de saberes, experiências e discussões dos casos. Atuamos em conjunto com serviços de Assistência Social visando a defesa dos direitos e acesso a saúde dos idosos. A adaptação do processo de trabalho gerou a produção de documentos internos que podem ser compartilhados para que sejam reproduzidos junto a outros serviços de atendimentos a população. Serviços internos: Discussões de casos clínicos, divulgação de informações, fluxos de atendimento, de trabalho e pesquisa. Para os registros dos atendimentos realizados utiliza-se o prontuário eletrônico do município (Sistema PRONTO).

Conclusões

Com o isolamento social, percebeu-se a necessidade de adequar o modelo de assistência, devido ao público ser de risco e as consultas presenciais terem sido suspensas por determinação da SEMUS. Considerando as medidas gerais de distanciamento social, os pacientes devem ser monitorados a distância. Desde o agravamento da pandemia em nossa cidade o CSI vem transformando a forma como os cuidados de saúde são prestados. Auxiliamos ao máximo os familiares e cuidadores, pois o acúmulo de funções e o desgaste físico e emocional resultam em estresse e sobrecarga, dificultando as dinâmicas de cuidados. Por se tratar de um serviço de atenção secundária e específico na saúde da pessoa idosa, prezamos também pelo trabalho em rede, oferecendo suporte e abertura para discussão de casos com serviços que prestam assistência aos idosos de nossa cidade.

Palavras-chave

Pandemia Covid-19, Saúde do Idoso, Teleatendimento