Apresentação/Introdução
O câncer de colo do útero, no Brasil, é o terceiro tipo de câncer mais frequente na população feminina. Em Santa Catarina, há uma taxa estimada de 12,6 a cada 100 mil mulheres apresentando novos casos da doença. As iniciativas e cuidados para prevenção e tratamento do câncer de colo uterino já se fazem presente na história da saúde brasileira desde a década de 1940, mas apesar de todos os esforços a taxa de incidência ainda permanece elevada. Atualmente encontra-se em vigor a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer, atribuída pelo Ministério da Saúde e a Atenção Primária à Saúde (APS) tem papel fundamental para sua execução. O estabelecimento de metas é uma ferramenta importante para auxiliar na organização da equipe e atingir bons resultados. A APS conta com o auxílio da plataforma Radar Saúde e baseia-se em indicadores. O indicador relacionado à coleta de preventivo utiliza como critérios para avaliação todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos de idade, que receberam ao menos um atendimento na APS e tiveram ao menos um exame citopatológico do colo do útero realizado nos últimos 03 anos. A unidade deve alcançar pelo menos 40% dessa população para ter um bom padrão de cuidado. Este trabalho tem como objetivo descrever as ações realizadas por uma UBS no interior de Luiz Alves para alcançar o público alvo e assim promover melhor saúde da comunidade. As ações aqui descritas foram realizadas no período de outubro de 2021 a abril de 2022.
Objetivos
Este trabalho tem como objetivo geral descrever as ações realizadas em uma Unidade Básica de Saúde para aumentar a adesão à realização do exame preventivo, especialmente para mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos de idade. Os objetivos específicos são delinear as principais dificuldades encontradas pela equipe para a baixa demanda e pouca busca pelo exame, assim como as soluções encontradas para o problema.
Metodologia
As ações foram realizadas com a participação de toda a equipe da unidade básica de saúde: agentes comunitárias de saúde, zeladora, técnica de enfermagem, médica e enfermeira. Foram utilizados os meios de comunicação virtual, através de mensagem enviadas individualmente a cada mulher na faixa etária recomendada para realização do preventivo, convites atualizados diariamente nos status do Whatsapp do posto de saúde, convites impressos entregues pelas ACS nas visitas domiciliares e convites verbais realizados durante consultas médicas, durante visitas domiciliares e durante outras atividades nas quais as pacientes estavam presentes no posto de saúde (como buscar medição ou requisição para exames). O horário de funcionamento da UBS foi estendido a alguns sábados, assim garantindo o acesso também a mulheres que trabalham em horário comercial. Ainda, além de manter uma agenda para coleta do preventivo, foi instituída demanda livre diariamente.
Resultados
Os resultados encontrados através dessas ações foram muito positivos. Conforme dados da plataforma Radar Saúde e do próprio sistema operacional utilizado pelo município (Celk Saúde), em números absolutos, de outubro de 2021 a abril de 2022 foram coletados 210 preventivos na UBS estudada. Já no período de janeiro a setembro de 2021 haviam sido coletados apenas 79 exames. Na plataforma, atualmente, constam 228 mulheres com o exame coletado e 249 mulheres que ainda não realizaram a coleta. Proporcionalmente, 47,7% das mulheres da área de abrangência da UBS estão com a coleta do exame atualizada, tendo assim a unidade atingido a meta durante o período estudado. Entretanto, ao avaliar dados municipais, no ano de 2021 o indicador referente à coleta do exame preventivo atingiu apenas 15% da meta, enquanto no período das ações descritas, atingiu-se 23,9% das mulheres incluídas na faixa etária.
Conclusões
Através dos números documentados acima observa-se que as ações propostas e realizadas pela equipe da UBS em questão foram efetivas. São estratégias simples, porém demandam tempo, organização e disposição de toda a equipe, não apenas pelo profissional responsável pela coleta do exame. Foi necessária colaboração de todos os funcionários para levantar as principais dificuldades de atingir esse grupo populacional específico e principalmente para propor soluções. Ainda há muitas estratégias a serem definidas pelo município para que se atinjam as metas como um todo, mas leva-se como exemplo que ações simples, mas bem executadas, fazem a diferença.
Palavras-chave
Câncer de colo de útero , câncer de colo uterino,