Logo do ConasemsLogo do SUS
Sangão - SC

IMPLANTAÇÃO DA OZONIOTERAPIA COMO NOVO RECURSO TERAPÊUTICO DA FISIOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE SANGÃO/SC

Autor(a): Kamilla Brum Martins Barreto

Coautor(a): Samira Casagrande de Souza, Bruna Simon França

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O Serviço de Fisioterapia no Município de Sangão/SC foi implantado em 2007 e atende em sua maioria pessoas com doenças crônico-degenerativas decorrentes de lesão por esforços repetitivos ocasionados por serviços braçais, uma vez que entre as principais atividades econômicas do Município estão a Cerâmica de Barro Vermelho e a Agricultura. A Fisioterapia convencional utiliza recursos terapêuticos analgésicos e antinflamatórios, e cinesioterapia, que embora eficazes, apresentam resultados na maioria das vezes apenas a médio e longo prazo, e necessitam de afastamento do trabalho e um número significativo de sessões (variando de 10 a 30) para que tenha alívio ou remissão dos sintomas. Esses fatores geram dificuldades na resposta ao tratamento e onera o serviço de saúde, além de gerar filas no serviço de fisioterapia. Aliado a isso, haviam outras demandas a serem observadas, como o pacientes pós-Covid e tratamento de feridas. Diante deste cenário, foi realizado um estudo de novos recursos terapêuticos com enfoque no resultado eficaz associado a aplicabilidade e viabilidade financeira para implantação e manutenção do serviço na área de fisioterapia, e a Ozonioterapia surgiu como um recurso terapêutico de fácil acesso, resultados rápidos, sustentáveis e que abrangeria todas essas necessidades. Por ser uma técnica relativamente nova, ainda não totalmente regulamentada, foram necessários alguns trâmites para a sua implantação no Município, que é o que descreveremos neste trabalho.

Objetivos

OBJETIVO GERAL Melhorar a resolubilidade dos atendimentos no Serviço de Fisioterapia do Município de Sangão/SC através da implantação da Ozonioterapia. Objetivos específicos: Promover estratégias para viabilizar a oferta da Ozonioterapia na Rede Municipal de Saúde Ampliar a oferta de serviços direcionados à reabilitação física de pacientes com doenças ocupacionais crônico-degenerativas, otimizando o tempo de recuperação Viabilizar o atendimento de novas demandas como a dos pacientes com sequelas Pós-Covid Aproveitar as potencialidades da Ozonioterapia para utilizá-la em outras aplicabilidades como o tratamento de feridas.

Metodologia

A partir de estudos baseados no Mapa de Evidências publicado pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) em Medicinas Tradicionais , Complementares e Integrativas, que demonstram nível de confiabilidade forte da Ozonioterapia em pelo menos 20 doenças, dentre elas estão presentes doenças crônico-degenerativas musculoesqueléticas, e ainda avaliando a viabilidade e aplicabilidade da técnica, a equipe de fisioterapia juntamente com a Administração Municipal optou por este recurso como meio de otimizar o fluxo de atendimentos no Serviço Municipal de Fisioterapia. A partir daí seguiu-se as seguintes etapas: - Aprovação do Conselho Municipal de Saúde - Criação da Lei Municipal 982 de 20 de abril de 2021 e Instrução Normativa referente. - Elaboração dos Protocolos de Acesso. - Inserção das Práticas Integrativas na Regulação. - Contratação de profissionais (Fisioterapeuta e Enfermeiro) e capacitação em Ozonioterapia. - Ampliação do Espaço Físico e transformação da Clínica Municipal de Fisioterapia em Centro Municipal de Reabilitação, agora com atendimento em Fisioterapia e Praticas Integrativas. - Aquisição de Equipamentos. Referência https://mtci.bvsalud.org/pt/efetividade-clinica-da-ozonioterapia-medica/

Resultados

O Centro Municipal de Reabilitação está com um ano de funcionamento, é referência em Fisioterapia e Práticas Integrativas, e modelo para outros Municípios que passaram a incluir a Ozonioterapia em suas práticas. Através deste Projeto foi criada Lei Municipal para a regulamentação da prática, e foi criado Protocolos de Acesso também de outras PICs que agora tem seu acesso totalmente regulado. A integração entre a Fisioterapia Convencional e a Ozonioterapia fez com que aumentasse a resolubilidade dos casos atendidos e ampliou acesso de mais pacientes, já que com resposta rápida, os pacientes precisam de menos sessões e abre a possibilidade para novos atendimentos. Os resultados foram avaliados em um período de 9 meses entre abril a dezembro/2019 e o mesmo período em 2021. Nesta comparação observamos um aumento de 115,5% (de 374 para 806) no número de pacientes atendidos, aumento de 54,4% (de 8.121 para 12.544) no número de procedimentos, dentre os quais 24,02% (3.014) dos procedimentos foram de Ozonioterapia, e aumento de 32,2% no número de atendimentos (de 4.021 para 5.316). Estes números refletem um alto coeficiente de resolubilidade, uma vez que o percentual de aumento no número de pacientes foi maior que o aumento no número de atendimentos, ou seja, mais pessoas tiveram acesso ao serviço e permaneceram em tratamento por menos sessões. A implantação da Ozonioterapia possibilitou também o atendimento de pacientes com feridas, casos ginecológicos e sequelas Pós-Covid.

Conclusões

A Ozonioterapia foi um divisor de águas no processo de reabilitação de pacientes com doenças ocupacionais crônico-degenerativas, num sentido que sua associação com a Fisioterapia Convencional permitiu ao paciente atravessasse a fase inflamatória mais rapidamente e antecipou o início dos exercícios na cinesioterapia, desta forma alcançando o objetivo de retorno a atividade laboral em tempo favorável e alta fisioterapêutica em menor tempo de reabilitação. A opção por esta prática favoreceu ainda outras áreas, tais como a utilização da Ozonioterapia pela enfermagem para o tratamento de feridas e afecções ginecológicas, e também como recurso na recuperação de sequelas Pós-Covid como a anosmia e a ageusia por exemplo. O sucesso deste projeto se deu pela união de esforços da comunidade através das demandas trazidas pelo Conselho Municipal de Saúde, profissionais de saúde, poder legislativo e gestão municipal, que embora seja o arranjo ideal para todos os projetos em saúde, nem sempre se faz acontecer com tamanho empenho vindo de cada um destes atores. Quando ampliamos o olhar para além do benefício terapêutico de uma técnica, mas de implementá-la de forma acessível à população, fazemos acontecer de fato os princípios norteadores do SUS.

Palavras-chave

PICS Ozonioterapia Reabilitação.