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Ilha Solteira - SP

Grupo terapêutico - Emoções saudáveis e pilates infantil na atenção básica

Autor(a): LELIA LOFEGO

Coautor(a): Greicy Kele de Oliveira Lopes, Lorena de Freitas Souza

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Dentro os inúmeros motivos que levaram a idealização desse projeto, é possível salientar o acontecimento mundial da SARS- CoV-2 (Covid – 19) que agravou e abalou de maneira expressiva a saúde emocional das crianças, que tem se mostrado ainda mais fragilizada devido ao período em que não fora possível socializar, conviver e estudar presencialmente. É perceptível a quantidade de casos que chegam até a atenção básica (AB) de Ilha Solteira/SP com demandas significativas de distúrbios emocionais e descompensação na saúde física, sendo eles: ansiedade, hiperatividade, sintomas depressivos, fome emocional, desequilíbrio alimentar, inabilidade de autocontrole e enfrentamento saudável das adversidades rotineiras. Por esse motivo, foi observada a necessidade de elaborar um projeto com o objetivo de auxiliar essas usuárias e de alguma forma contribuir para um avanço nos estados emocionais e físicos das crianças que chegam até a unidade de saúde.

Objetivos

Este projeto visa ampliar o olhar infantil e dos genitores a cerca da importância de autopercepção, trabalhar as emoções, lidar com os problemas, se alimentar de maneira saudável encontrando equilíbrio através das técnicas de respiração e relaxamento proporcionadas pela atividade de pilates dirigida. Sendo necessário também, utilizar métodos e técnicas da psicologia para escuta especializada, arguição dos fatores disfuncionais, criar estratégias lúdicas compatíveis com as necessidades emocionais de cada usuário e por fim, dar cumprimento para auxiliar na amenização dos sintomas mais salientes.

Metodologia

O Grupo consiste em trabalhar com crianças na faixa etária de 9 e 10 anos de idade com quadro de ansiedade, depressão, descompensação emocional com aumento de sintomas durante a pandemia. O instrumento é estruturado em um grupo fechado com crianças da faixa etária supracitada, capacidade máxima de 5 crianças por grupo, com 10 encontros semanais com duração de uma hora no espaço NASF-AB direcionado pelas profissionais de psicologia e fisioterapia, contando também com a participação da nutricionista em um desses encontros, para orientação sobre alimentos e conscientização sobre o se alimentar de maneira saudável. Durante a realização do projeto, é utilizado técnicas específicas das profissões de psicologia e fisioterapia, sendo elas: Ludoterapia Psicodrama infantil Jogos direcionados Musicoterapia Equilíbrio do corpo Concentração Propriocepção Percepção sensório-motor Técnicas de respiração e relaxamento Fortalecimento e alongamento No final do projeto, o último encontro é realizado com os pais e ou responsáveis pelas crianças para orientações e entrega de panfletos diretivos para auxílio em casa com as demandas subjacentes.

Resultados

Estima-se uma melhora no comportamento em grupo e individualmente, como uma junção do trabalho entre encontros e dentro do seu convívio social. Observa-se uma melhora significativa na autopercepção dos pacientes, porém cada criança reage de uma maneira diferente, segundo relato dos pais, uns conseguem melhorar seus comportamentos mais rapidamente, mas, outros tem melhoras mais tardiamente Entende-se que na grande maioria, essas crianças que os resultados não persistem de maneira satisfatória, geralmente se dá pelo fato dos pais terem dificuldades em acompanhar os filhos, ou serem vencidos pela exaustão, o que é bastante comum, então os adultos não conseguirem colocar em prática ( por diversos motivos) o que é proposto e dar continuidade ao ensino sobre emoções, mas relatam melhoras, mas não é crescente.

Conclusões

Assim sendo, é possível observar com maior clareza a necessidade de um acompanhamento diferencial na atenção básica para as crianças que estão desorganizadas emocionalmente devido a pandemia. Enxergar essas crianças como seres únicos e individuais, mas que tem necessidades coletivas, podemos avançar de uma maneira importante no cuidado e no amadurecimento das mesmas. Trazer temáticas sobre o que tem angustiado as crianças em seu dia a dia, propor atitudes saudáveis para combater, trazer atividade física reflexiva, técnicas de respiração e relaxamento, traz uma combinação muito importante para o resultado final. Partindo disso, é impreterível salientar que ter um ambiente seguro para expressar sentimentos, sejam eles qual for, ter um ambiente gerador de orientações e informações saudáveis, contar com olhares qualificados para auxílio das queixas, sempre irá proporcionar uma atividade extremamente considerável para o afeiçoamento emocional, sensorial e físico.

Palavras-chave

Saúde Emocional, psicoterapia, pilates infantil.