Logo do ConasemsLogo do SUS
São Bernardo do Campo - SP

PROJETO FILIPETA DIGITAL - SBC

Autor(a): ELAINE GOMES DA SILVA

Coautor(a): Stefanos Paraskevas Lazarou, Marco Antonio Duarte, Walter Nakagawa Junior

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Em decorrência da pandemia causada pelo vírus da COVID-19 e todas as suas implicações nos hábitos e costumes sociais, a prestação dos serviços públicos de saúde também se vê afetada. Na necessidade de se adaptar de forma a conseguir ofertar o serviço ininterrupto e com qualidade, foi preciso pensar em como diminuir o fluxo de usuários nas Unidades de Saúde. Atualmente a Central de Regulação Ambulatorial realiza, em média, 30 mil agendamentos mês, agendamentos estes que devem chegar aos usuários através do NIR (Núcleo Interno de Regulação) de cada UBS (Unidade Básica de Saúde), a partir disto, o Núcleo Interno de Regulação do Departamento de Atenção Básica (NIRDAB) desenvolveu estratégias onde o principal desafio era estabelecer um fluxo, utilizando ferramentas tecnológicas para que o agendamento chegasse ao usuário sem precisar do seu comparecimento na unidade.

Objetivos

Automatizar o contato realizado entre a unidade e o usuário, referente aos agendamentos de consultas e exames, a fim de reduzir o deslocamento até a unidade de saúde para retirada do documento impresso.

Metodologia

Em março de 2021, os processos desempenhados pelo NIR na UBS foram mapeados e a partir disso, foram estabelecidas as melhorias que deveriam ser implantadas e os processos a serem automatizados. Em parceria com a equipe do TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e DTI (Departamento de Tecnologia da Informação Municipal) foi desenvolvida uma ferramenta tecnológica que permite a integração entre os dados dos agendamentos realizados no Hygia (sistema de informação Municipal) e o contato com os pacientes de forma automatizada, utilizando o WhatsApp, aplicativo de mensagens mais acessado no Brasil. A implantação iniciou no NIR das UBSs Leblon, São Pedro e Vila Rosa como piloto. Após avaliação quantitativa e qualitativa efetuamos os ajustes necessários e hoje 100% das UBSs trabalham com a mesma ferramenta.

Resultados

Hoje, cerca de 65% dos agendamentos são encaminhados através do WhatsApp, com tempo médio de resposta de 3 dias, não sendo necessário o comparecimento do usuário na UBS para retirada do agendamento impresso. Somente 10% dos agendamentos a entrega é realizada pelo Agente Comunitário de Saúde, sendo que este percentual chegava a 90%. Segundo relatório disponibilizado pelo Ame Santo André - SP, primeiro equipamento de Saúde Estadual que passou a aceitar a Filipeta Digital, em 4 meses de projeto, houve uma diminuição de 5,31% no absenteísmo.

Conclusões

Considerando que o NIRDAB é um articulador entre os serviços apoiando os NIRs das UBSs em suas atividades diárias, a busca por melhoria nos processos e qualificação da equipe é constante. A Filipeta Digital foi uma das estratégias criadas para viabilizar a ida do usuário aos atendimentos, sem precisar se deslocar à UBS para retirar o documento impresso, o que otimizou o tempo, diminuiu consideravelmente o número de impressões, minimizou os riscos e facilitou o processo, tanto para a unidade, quanto para o usuário.

Palavras-chave

Automatizar, Regulação, Qualificação, COVID-19.