Logo do ConasemsLogo do SUS
Guararema - SP

CRIAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE DASHBOARD DE ACOMPANHAMENTO DA PANDEMIA DE SARS-COV-2 NO SOFTWARE POWER BI

Autor(a): FABIANO MASSAHARU TOMITA

Coautor(a): Davi Eiji Furutani de Oliveira, Luciane do Prado Silva, Paulo Alves Gomes

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

A pandemia de infecção por SARS-COV-2 trouxe junto com as imensas dificuldades enfrentadas pelas unidades de saúde no combate a esta doença, a necessidade do acesso às informações de forma rápida, organizada e assertiva, possibilitando que as decisões a serem tomadas tenham também estas mesmas qualidades. Entretanto, o que se viu foram às informações chegando de diversas fontes e sem nenhum tipo de tratamento que possibilitasse alguma análise. Inicialmente, para que pudéssemos ter estes dados compilados em um só lugar e assim extrair as informações necessárias, foi criada uma planilha alimentada com os dados extraídos do Sistema e-SUS Notifica, porém, como esta coleta de dados depende totalmente de esforço humano ela acabou se tornando um trabalho moroso e sujeito a erros. Desse modo, vimos a necessidade de criar uma forma de automatizar o preenchimento desta planilha, o que pode ser feito com programação em VBA - Visual Basic for Applications dentro do próprio Excel. O Microsoft Excel com suas fórmulas e gráficos também é uma excelente ferramenta para se realizar a análise destes dados que foram preenchidos, entretanto, para a criação de dashboards, alertas, indicadores e consequentemente melhorar a visualização destas informações, o Microsoft Power BI é muito mais indicado, pois ele foi desenvolvido especificamente com este objetivo, além de facilitar o compartilhamento destes dashboards em diferentes plataformas.

Objetivos

Objetivo Geral Subsidiar e orientar o processo de tomada de decisão e de planejamento da gestão frente a pandemia a partir da criação de um dashboard com informações atualizadas empregando o software Power BI alimentado pela automatização do preenchimento de uma planilha base de dados. Objetivos Específicos - Reduzir os erros no preenchimento da planilha base; - Diminuir o tempo gasto com em tarefas repetitivas de preenchimento de planilhas; - Possibilitar a visualização dos dados em diferentes plataformas; - Permitir que os dados sejam apresentados de forma mais visual e simples possível.

Metodologia

O preenchimento da planilha base passou a ser realizado com o auxílio de um algoritmo de programação. O processo consiste nas seguintes etapas: fazer diariamente o download de arquivo do sistema e-Sus Notifica, contendo todas as notificações de casos suspeitos de Covid 19, em seguida, rodar três algoritmos, o primeiro que faz o tratamento dos dados e os copia para a planilha base, o segundo que consulta a situação vacinal na base de dados do site Vacivida (Sistema de registro de vacinação no Estado de São Paulo) das pessoas notificadas e acrescenta a informação na planilha base e o terceiro que realimenta o sistema e-Sus Notifica com os dados dos resultados dos exames. A criação do dashboard foi possibilitada através da conexão entre a planilha preenchida com o auxílio do algoritmo e o Microsoft Power BI (PB). Foram desenvolvidos diversos gráficos como os relacionados as médias móveis x casos positivos, % de testes/população, relação da evolução da cobertura vacinal, % letalidade e %de atendimento respiratórios, entre outros. O PB funciona basicamente através da configuração de relacionamentos entre diferentes tabelas e a utilização de fórmulas DAX para a criação das análises. A licença gratuita do PB possibilita o desenvolvimento dos painéis, sendo necessário apenas a boa vontade de aprender do usuário, pois mesmo fazendo alguns cursos, com investimento inferior a 50 reais, ainda assim determinados problemas são bem específicos e não são abordados nas aulas.

Resultados

A velocidade no acesso à informação é fundamental para a boa tomada de decisões, e os painéis possibilitaram que este acesso possa ser feito de qualquer lugar, o que permite o enriquecimento do conteúdo de reuniões sem a necessidade de buscar os dados de terceiros. Além de proporcionar painéis interativos com diferentes filtros, dependendo da visão que se deseja obter no momento. A evolução do dashboard varia de acordo com as demandas da secretaria, até o presente momento foram criadas no mesmo arquivo, uma aba com análises dos atendimentos na área do respiratório do Pronto Socorro Adulto e Infantil, onde é possível acompanhar se a demanda por atendimentos respiratórios está subindo ou descendo e outra aba com os dados do desempenho da vacinação contra a Covid-19. Esta última com constantes atualizações, pois no momento já estamos medindo até mesmo o percentual da população vacinada com a 4ª dose da vacina. Com dados fidedignos e organização em indicadores como incidência da doença por mil habitantes, média móvel de casos, percentual de positividade em dado período, taxa de letalidade, participação etária nos casos, percentual de exames coletados em relação à população e outros indicadores, sobretudo no campo vacinal, foi possível subsidiar as decisões gerenciais a partir de informações reais, combatendo as chamadas “fake news” que prejudicam sobremaneira as ações por gerarem comportamentos populacionais contrários aos postulados científicos ou justificativas técnicas.

Conclusões

A substituição dos trabalhos repetitivos pelas máquinas que ocorreu durante a revolução industrial, hoje está ocorrendo com as novas tecnologias que vem sendo disponibilizadas e que tiram os trabalhadores de tarefas repetitivas como o acesso a sistemas e preenchimento de planilhas, para que eles possam se utilizar dos seus esforços para tarefas mais complexas e desafiadoras, fazendo também com que eles sejam motivados a sair de suas zonas de conforto e a buscarem mais qualificações. O preenchimento da planilha base feito através do algoritmo de VBA, trouxe a qualidade e a confiabilidade nos dados, pois uma vez que verificarmos que os dados preenchidos estão corretos, podemos dizer que o algoritmo também está e que vai trazer as informações da forma que precisamos. Hoje, a visualização do painel Covid pode ser feita a qualquer hora do dia através de um computador, celular ou tablet, bastando apenas um navegador com o link para a página e acesso à internet. Essa ferramenta trouxe para gestão apoio e segurança. Foi possível observar, por exemplo, o efeito da vacinação em relação ao número de casos e avaliar a eficácia de diversas políticas públicas e ações realizadas no município.

Palavras-chave

COVID-19, Power-BI, Dashboard; Suporte gerencial.