Apresentação/Introdução
o projeto terapêutico singular é um conjunto de propostas de condutas e intervenções terapêuticas direcionadas para um indivíduo, uma família, articulada por uma equipe multiprofissional com a finalidade de solucionar os casos complexos e em situações de vulnerabilidade. Também conhecido como transtorno do espectro autista , o autismo é uma síndrome comportamental que compromete o desenvolvimento motor e psiconeurológico dificultando a cognição, a linguagem e a interação social da criança. é considerada como uma síndrome de origem multicausal envolvendo fatores genéticos e ambientais. Com a finalidade de construir um PTS foi escolhido um problema identificado através da percepção do agente comunitário de saúde por meio das visitas domiciliares que se tratava da preocupação da mãe sobre a alterações do comportamento da sua filha de 05 anos.a criança apresentava as seguintes características: atraso no desenvolvimento para idade, dificuldades na comunicação verbal na interação social, além de repetição de alguns movimentos e verbalização de palavras, fazia as funções fisiológicas na roupa, pintava as tarefas sempre de preto, tinha comportamento agressivo e insônia.o autismo ainda é um assunto pouco esclarecido no ambiente social, os pais eram leigos e desconheciam o assunto,por isso a dificuldade de compreender a criança.o projeto foi realizado no município de Riachinho pela equipe de saúde da família em um período de 06 meses.
Objetivos
relatar como a implementação do projeto terapêutico singular (PTS) contribuiu para o diagnóstico precoce de autismo na infância proporcionando a intervenção multidisciplinar possibilitando uma melhora significativa na qualidade de vida da criança, equilíbrio dinâmico na família e no desenvolvimento na escola, respeitando as suas peculiaridades.
Metodologia
este trabalha trata-se de um relato de experiência exitosa no município de Riachinho - TO, acerca da vivência da construção e implementação de um PTS no diagnóstico e intervenção de uma crianças de 05 anos em situação de vulnerabilidade social que apresentava transtorno de comportamento. O problema foi identificado por meio da agente comunitário de saúde(ACS) através da visita domiciliar que observou alteração do comportamento em uma criança e ouviu relatos da mãe sobre a preocupação com o comportamento diferente da criança. O projeto durou em torno de 06 meses, onde foi realizado várias visitas domiciliares para conhecer a realidade da criança e seu contexto familiar, registro dos atendimentos, encaminhamentos para consulta com especialista, realização de exames e terapias. Após análise da informações obtidas a equipe discutiu as propostas e condutas terapêuticas articuladas para a resolução do problema. e por fim as considerações finais do projeto.
Resultados
O diagnóstico precoce de autismo contribuiu para a criança conseguir uma maior autonomia futura, proporcionou ainda intervenção eficaz, visto que quanto mais tardia a percepção do autismo, mais consolidados estarão os sintomas. A família passou por terapia e foi orientada a fazer algumas mudanças em domicílio assim como entender as limitações da criança e a melhor forma de ajudá-la. Após o início do tratamento, a crianças apresentou melhora nos relacionamentos sociais, na comunicação e nas habilidades de autocuidado. As intervenções favoreceram na construção de abordagens que viabilizaram o percurso da criança com autismo e de seus familiares. Esse trabalho proporcionou a equipe de saúde aproximar-se da realidade da criança e da família envolvida, refletindo uma nova concepção do cuidar assistencial analisando o sujeito de forma integral ,seu ambiente e relacionamento familiar.
Conclusões
O projeto terapêutico singular se apresentou como uma estratégia eficaz para a detecção precoce de autismo e favoreceu a melhora da qualidade de vida da criança, contribuindo para a melhora do desenvolvimento na escola através do tratamento de acordo com sua peculiaridade. Favoreceu ainda a compreensão dos pais a cerca do que estava acontecendo com sua filha, assim como ajuda-la a se compreender e lidar com a situação. Infere-se que o vínculo gerado durante a implantação do PTS teve suma importância para a aceitação e efetuação das intenções propostas a curto e médio e longo prazo. como também a construção de relação de confiança entre os envolvidos. Conclui-se que o PTS quando realizado é uma excelente ferramenta de trabalho no serviço de saúde ,além de ser mais uma estratégia de produção de cuidado que juntamente com o acolhimento cria vínculo e responsabilidade com o paciente garantindo uma atenção continuada, através da escuta qualificada realizada pela equipe que proporcionou a busca para a solução do problema, necessitando ser incorporado na rotina dos serviços em casos complexos.
Palavras-chave
projeto terapêutico singular, autismo, diagnóstico