Logo do ConasemsLogo do SUS
Gurupi - TO

TERRITORIALIZAÇÃO DIGITAL DA REDE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE GRUPI-TO

Autor(a): EDSON CARDOSO TEIXEIRA

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

Gurupi é a terceira cidade mais populosa do Estado do Tocantins, com uma população estimada pelo IBGE em 2021 de mais de 89 mil habitantes. Possui 15 Unidades de Saúde da Família (USF) e 32 equipes de Saúde da Família (eSF), sendo que 30 dessas atuam na zona urbana. Em meados de 2021 se fazia necessária uma reterritorialização das áreas de abrangência das USF, pois havia famílias atendidas por mais de uma equipe (dois Agentes Comunitário de Saúde, duas enfermeiras e dois médicos); localidades atendidas por USF distantes enquanto havia unidades a poucos metros de distância; USF dentro da área de abrangência de outra. Mas não havia ferramentas de fácil visualização dessas áreas e nem das microáreas. O primeiro passo para esse processo de reorganização do território da Atenção Primária no município de Gurupi foi então a construção de um mapa dinâmico da área de abrangência das USF e das microáreas de cada uma delas. Este processo durou de julho a setembro de 2021.

Objetivos

Objetivo Geral: Criar uma mapa dinâmico da área de abrangência das 15 unidades de saúde da Família do município de Gurupi e o mapa de microárea de cada uma dessas USF. Objetivo específico 1: Delimitar e reorganizar a área de abrangência das Unidades de Saúde da família. Objetivo específico 2: Adequar o fluxo de pacientes a capacidade de atendimento das equipes de Saúde da Família. Objetivo específico 3: Adequar as microáreas às exigências da legislação vigente. Objetivo específico 4: Disponibilizar online o mapa da área de abrangências das unidades de saúde e os mapas de microáreas de cada uma delas.

Metodologia

Realizou-se várias reuniões com os enfermeiros da Atenção Primária do município e os Agentes Comunitários de Saúde, além de muitas visitas aos diferentes setores de Gurupi. Utilizou-se o My Maps, uma ferramenta gratuita e online do Google, pois é de fácil uso, onde mapas são construídos e modificados com alguns cliques, facilitando alterações e atualizações de acordo com a necessidade. Utilizou-se também dados do sistema próprio de informação de saúde do município (PRIMUS) e outros levantados juntos as equipes de saúde para se fazer um desenho da situação socioeconômica e demográfica da zona urbana do município de Gurupi.

Resultados

Em setembro de 2021 foi finalizada a construção dos mapas dinâmicos da área de abrangência das Unidades de Saúde da Família e os mapas de microáreas urbanas de cada uma das 15 USF. Logo em seguida, ainda em setembro de 2021, as áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família foram readequadas para: reduzir a distância entre o usuário e sua Unidade de Saúde da Família e evitar que nenhum morador da zona urbana de Gurupi tenha que atravessar a BR 153 (Belém-Brasília) para ser atendida na sua USF de referência. As áreas de atuação das equipes de Saúde da Família foram reorganizadas para que todas ocupassem um território continuo (facilitando a supervisão e o planejamento dos atendimentos domiciliares), levando em consideração critérios de demográficos, socioeconômicos e epidemiológicos para que cada eSF tivesse capacidade operacional de atender o seu território. Foi redefinido as microáreas urbanas de Gurupi, sendo criadas 30 novas para que fossem adequadas a portaria ministerial 2436 de 2017 (PNAB 2017), levando-se em conta as variáveis: barreira geográfica, características demográficas e dinâmica social, fazendo uma aproximação com o conceito de determinantes da saúde e vulnerabilidade social. Os mapas de área de abrangência das Unidades de Saúde da Família e de microárea de cada uma das 15 USF foram disponibilizados online no site da Prefeitura Municipal de Gurupi.

Conclusões

Os mapas dinâmicos das áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família e de microárea foram construídos utilizando o My Maps por sua facilidade de uso e posterior modificações. Durante o processo de construção dos mapas várias situações foram sendo resolvidas, comos os limites de atuação das equipes de Saúde da Família, que em vários lugares não era bem claro, levando algumas famílias a serem atendidas por duas (ou até três equipes, alguns casos). Logo após a construção dos mapas e do levantamento sociodemográfico da zona urbana, foi possível realizar um profunda reorganização do território da rede de Atenção Primária no município de Gurupi, reduzindo as distâncias percorrida e os obstáculos geográficos enfrentados (BR 153) pelos usuários, adequando o fluxo de pacientes a capacidade de atendimento de cada equipe de Saúde da Família e facilitando a supervisão e o planejamento dos atendimentos domiciliares e dimensionando as microáreas as exigências da PNAB 2017. Além de tudo isso, foi ainda possível disponibilizar esses mapas online no site da prefeitura municipal de Gurupi para que todos possam ter acesso a eles facilitando ao usuário identificar a sua USF e a reconhecer os demais equipamentos de saúde do município.

Palavras-chave

Territorialização APS Gurupi Mapa online My Maps