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Augustinópolis - TO

FÓRUM MUNICIPAL DO PSE: ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO E FORTALECIMENTO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO.

Autor(a): YATHA ANDERSON PEREIRA MACIEL

Coautor(a): LIDIANE PEREIRA DE ALMEIDA, MARIA JOSÉ LIMA DE OLIVEIRA, ELIANE ALCENA DE MOURA NEVES

Ano: 2022

Apresentação/Introdução

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação intersetorial das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. Implica colocar em questão: como esses serviços estão se relacionando? Qual o padrão comunicacional estabelecido entre as diferentes equipes e serviços? Que modelos de atenção e de gestão estão sendo produzidos nesses serviços? Diante disso, no ano de 2018 surgiu a ideia de criar o FÓRUM MUNICIPAL DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, como estratégia de integração e fortalecimento da saúde e educação, uma vez que a articulação é de suma importância para o desenvolvimento da cidadania e para a qualificação das políticas públicas brasileiras, contribuindo para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral, garantindo os princípios e diretrizes do PSE no planejamento, monitoramento, avaliação e gestão das ações desenvolvidas de maneira integrada entre as equipes das escolas e das Equipes da Estratégia Saúde da Família com foco no alcance dos objetivos e metas.

Objetivos

Objetivo Geral: Planejar a elaboração das ações a serem desenvolvidas no âmbito do PSE , com base no monitoramento e avaliação das mesmas, alinhando ideias e conceitos, utilizando a análise crítica/reflexiva do desenvolvimento do Programa nos anos anteriores. Objetivos Específicos: - Promover a troca de experiências entre as Secretarias de Saúde e Educação quanto as responsabilidades da mesmas frente ao programa; - Oportunizar a troca de experiências entre profissionais das equipes da estratégia saúde da família e profissionais da educação em relação aos desafios enfrentados no desenvolvimento das ações do programa, assim como as condições de saúde dos escolares; - Avaliar as ações executadas no ano anterior, apontando as fragilidades, potencialidades e possíveis adequações; - Criar estratégias para adaptar os Programas já existentes as futuras ações; - Construir o Plano de Ação a ser desenvolvido no ciclo vigente.

Metodologia

- Apresentações expositivas e dialogadas sobre as Diretrizes e Metas do Programa Saúde na Escola com foco no planejamento estratégico integrado para o alcance das mesmas; - Atividades em Grupos: 1ª Atividade-Roda de conversa para promover debate sobre o Programa Saúde na Escola - Diagnóstico Situacional, onde os grupos são formados aleatoriamente, divididos por cores, conforme a cor do adesivo fixado no crachá. Nessa atividade são debatidos algumas questões que levam os profissionais a realizarem uma análise crítica/reflexiva em relação ao ambiente escolar, suas necessidades e ações que já são realizadas e que podem ser implementadas diante das necessidades. E ao término, é levado para a plenária geral para que sejam apresentados os consolidados dos debates. 2ª Atividade-Fragilidades e Potencialidades, onde também são formados grupos aleatórios e dessa vez, conforme o número contido no crachá. Nessa atividade são expostos dois murais, um contendo Fragilidades e outro Potencialidades e entregue duas tarjetas para que os profissionais possam citar uma fragilidade e uma potencialidade existente no desenvolvimento das ações do programa. E com isso gerar um debate, que ao finalizar, também é levado para a plenária para ser apresentado e que após as apresentações as fragilidades e potencialidades são consolidadas em um único mural que subsidiará a próxima atividade. 3ª atividade-Construção de Cronograma de Ações por equipe de saúde e respectivas escolas da área de abrangência.

Resultados

Desde a criação do Fórum Municipal do PSE no município de Augustinópolis até os dias atuais, foi possível alcançarmos diversos resultados significativos que tem nos possibilitado o desenvolvimento do Programa de forma tranquila e eficaz, onde os profissionais desenvolvem suas competências e habilidades de forma integrada fortalecendo a intersetorialidade e as ações intersetoriais no âmbito do PSE. Diante disso foi possível obter: - Maior integração entre as Secretarias de Saúde e Educação, assim como entre os profissionais que desenvolvem as ações propostas; - Melhor comprometimento por parte dos profissionais no desenvolvimento das ações, mediante construção do Cronograma de execução de forma alinhada e coletiva; - Mudanças de comportamento; - Melhor comunicação das Equipes da Estratégia Saúde da Família e Escolas; - Quebra de Tabus.

Conclusões

O Programa Saúde na Escola se configura como uma ferramenta que surgiu e permanece até os dias atuais como instrumento promotor da saúde, além contribuir para efetivação das relações entre profissionais da saúde e educação, onde se faz necessária a integração e articulação das Equipes da Estratégia Saúde da Família e as equipes escolares construindo cada vez mais uma trajetória harmoniosa e verdadeiramente interessada, na execução das ações educativas, na união entre as diversas áreas do conhecimento e trabalhando sempre em equipe. É desta forma que o FÓRUM MUNICIPAL DO PSE como estratégia de integração e fortalecimento entre saúde e educação, vem despertando nos profissionais um olhar cada vez mais diferenciado, onde os mesmos passaram a entender que a proposta do PSE é centrada na gestão compartilhada, numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, o monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais. E que nesse cenário, os profissionais de saúde vêm ocupando uma função muito importante, junto aos profissionais da educação que fazem parte de todo esse processo da educação em saúde.

Palavras-chave

Fórum, PSE, Integração