Apresentação/Introdução
A Atenção Primária à Saúde tem como uma de suas diretrizes fundamentais a territorialização, que pode ser descrita como uma metodologia utilizada para definir a abrangência de atuação dos serviços, visando adequar o modelo assistencial ao perfil populacional. Neste contexto, foi desenvolvida e publicada no Portal InfoSaúde, da Secretaria de Saúde do DF, em 2021, uma ferramenta que disponibiliza o mapa da APS em duas versões: A primeira versão - Busca Saúde UBS - foi construída para acesso público e demonstra o mapa do território do DF com suas Regiões Administrativas e todas as Unidades Básicas de Saúde. Permite que o usuário do SUS encontre a sua UBS de referência ao digitar seu endereço residencial ou CEP, ou que ele busque a UBS mais próxima do local onde está. Também possibilita a visualização de serviços disponíveis, endereço, telefone e horários de funcionamento das UBS. A segunda versão - Gestores de Saúde - foi elaborada para acesso dos gestores da APS e demonstra o mapa do DF com suas Regiões de Saúde, áreas de cobertura das UBS e das equipes de saúde da família, estabelecimentos de saúde, localização de populações vulneráveis, indicadores sociodemográficos, estimativa populacional por setores censitários urbanos e rurais, quantitativo de cadastros e de atendimentos realizados pelas eSF, entre outros. Dessa forma, permite que os gestores analisem a distribuição dos serviços pelo território, o perfil sociodemográfico da população, bem como a produção das equipes.
Objetivos
Objetivo geral: Viabilizar a apresentação de dados georreferenciados dentro dos territórios de cobertura assistencial das unidades e equipes da Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal Objetivos específicos: Permitir que o usuário do SUS tenha acesso de forma simples, por meio de mapa interativo, às informações sobre a Unidade Básica de Saúde responsável pelo seu acompanhamento de saúde, conforme endereço residencial ou código postal e também sobre a UBS mais próxima de sua localização atual, bem como sobre serviços disponíveis e horários de funcionamento de cada unidade Disponibilizar dados, por meio de mapa interativo, aos gestores da Atenção Primária à Saúde, que possibilitem a análise da distribuição dos estabelecimentos de saúde e das equipes de saúde da família no território das regiões de saúde, bem como das características demográficas e socioeconômicas da população do Distrito Federal.
Metodologia
Os mapas foram construídos por servidores da Secretaria de Saúde, por meio de consultoria proveniente do Convênio nº 41178/2020 para transformação digital, celebrado entre a SES-DF e a FIOCRUZ. Para a construção dos mapas foram utilizadas as seguintes ferramentas: Software QGIS Banco de dados POSTGRESQL Software ARCGIS Aplicativo WEB APPBUILDER (ESRI) WORDPRESS. Foram seguidas as seguintes etapas: Identificação dos pontos de localização de estabelecimentos de saúde inserção da camada de Regiões Administrativas (fonte: Geoportal - SEDUH) representação, por meio de desenho de polígonos, dos territórios de cobertura assistencial das Unidades Básicas de Saúde e das equipes de Saúde da Família e dos territórios das Regiões de Saúde construção de uma base de dados de códigos postais do Distrito Federal inserção de camadas de dados referentes a: populações vulneráveis, beneficiários de programa de transferência de renda, indicadores socioeconômicos (fonte: Codeplan), número de cadastros e de atendimentos realizados pelas eSF (fonte: SISAB) cálculo da estimativa populacional para 2020, por setores censitários urbanos e rurais publicação dos mapas no Portal InfoSaúde construção de vídeo explicativo sobre a navegação no mapa Busca Saúde UBS e publicação em plataforma de compartilhamento de vídeos.
Resultados
O mapa Busca Saúde UBS tornou públicas as informações sobre o território de cobertura assistencial de cada Unidade Básica de Saúde, bem como seus horários de funcionamento e os principais serviços que elas disponibilizam. Esta ferramenta também possibilitou ao usuário saber qual a UBS de referência para realizar o seu acompanhamento de saúde, conforme seu endereço residencial. Este mapa foi publicado no site InfoSaúde (https://info.saude.df.gov.br/buscasaudedfubs/) em setembro de 2021. Em relatório gerado pelo Google Analytics, foi possível verificar que foram realizados cerca de 6.802 acessos a esta página no período de 13/09/21 a 28/02/22. Em março de 2022, o vídeo de divulgação foi publicado no canal da Secretaria de Saúde, o que, provavelmente, fará com que os acessos aumentem ainda mais. O mapa Gestores de Saúde possibilitou a apresentação de diversas informações georreferenciadas essenciais para a gestão da Atenção Primária à Saúde. Esta ferramenta, que inclui o cálculo de estimativa populacional atualizada por setores censitários, também está sendo utilizada para auxiliar os gestores na elaboração do Plano de Expansão da APS. Este mapa foi publicado no site InfoSaúde (https://info.saude.df.gov.br/mapas-para-gestores-de-saude-distrito-federal/) em outubro de 2021. Em relatório gerado pelo Google Analytics, foi possível verificar que foram realizados cerca de 1.542 acessos a esta página no período de 18/10/21 a 28/02/22.
Conclusões
A construção dos mapas possibilitou a apresentação, de forma interativa, dos territórios de cobertura assistencial das unidades e equipes da APS no DF. Essa ferramenta atendeu a demandas relacionadas aos usuários do SUS e aos gestores de saúde, podendo ser constantemente atualizada e aprimorada. Entende-se que a realização deste projeto promoveu troca de experiências e ganho de conhecimento a servidores da Secretaria de Saúde, o que permitirá que esta ferramenta seja utilizada para a apresentação de diversas informações e consequente atendimento de solicitações de gestores de outras áreas técnicas, como da Atenção Secundária e da Atenção Hospitalar, bem como das Redes de Atenção à Saúde.
Palavras-chave
Atenção Primária à Saúde, Georreferenciamento