Apresentação/Introdução
A Questão/Problema foi desenvolver um aplicativo de celular ou ferramenta online para melhorar a gestão do setor de Nutrição Hospitalar. Tendo em vista a complexidade da fiscalização dos contratos relacionado as empresas terceirizadas que prestam o serviço de Nutrição. Desburocratizar rotinas do setor de Nutrição, facilitando a criação de relatório de gestão, melhoria da comunicação entre pacientes e a iteração de servidores. Quanto a Motivação: Surgiu da necessidade melhorar a gestão dos recursos públicos, otimizar rotinas, promover a eficiência administrativa, criação de indicadores da prestação de serviço e a humanização da saúde. Em meio a pandemia do Covid-19 houve a necessidade de otimizar rotinas administrativas, melhorar a prestação do serviço público e evitar o contato e o compatilhamento de papeis, utensílios do dia a dia. O aplicativo celular e o site web foi implantado em Maio de 2020 e esta em pleno funcionamento e melhoria. O mesmo, foi matéria jornalística na Revista do Conselho Regional de Nutrição CRN-9, intranet da SES/DF, reportagem do DFTV, Jornal de Brasília e Agência Brasília.
Objetivos
Objetivo Geral: Melhorar a Gestão Nutricional no Ambiente Hospitalar. Objetivo Específico: Buscar humanização no atendimento nutricional dos pacientes; Otimização dos recursos públicos; Monitoramento e Fiscalização Contratual relacionado a Nutrição; Melhoria de processos desde a produção das refeições até a efetiva entrega ao paciente; Otimizar rotinas administrativas do setor: reduzindo impressão de papeis, evitar o contato e o compartimento de utensílios e facilitar a comunicação interna.
Metodologia
O aplicativo e sua versão web foi desenvolvida durante os meses de janeiro a abril de 2020. Foi testada e implantada com a autorização da chefia imediata em Maio de 2020. O aplicativo foi instalado nos celulares de 45 Servidores que trabalha no setor de Nutrição do Hospital Regional de Taguatinga-HRT, assim como, diponibilizado link de acesso da sua versão Web em todos os computadores do setor; O administração, compilação, atualização e disponibilização dos dados são gerenciados por dois servidores do setor;
Resultados
Os resultados alcançados foram: -Facilitação na geração de relatórios de não conformidade contratual junto a empresa que fornece e distribui alimentação hospitalar. -Criação de indicadores sobre atividades desenvolvidas pelos servidores do setor de nutrição; -Disponibilização online de escalas de trabalho dos servidores, o que evitou a impressão de papeis e publicações em murais; -Controle online de pedidos e requisição de tonner, etiquetas e papeis; -Disponibilização de QR-CODE para avaliação das refeições oferecidas pelo hospital; -Compilação e disponibilização em tempo real de gráficos, indicadores e incidentes relacionados aos registros e freedback de servidores que se alimentam no refeitório; -Extinção do livro impresso de registro de ferias, folgas e escalas de servidores. -Disponibilização online do cardápio nutricional das refeições servidas no refeitório dos servidores, assim como, das 6 refeições entregues aos pacientes internados no Hospital; - A tecnologia promoveu melhor interação entre pacientes, servidores e nutricionistas; -Disponibilização de backup online dos principais documentos dos setor;
Conclusões
A solução tecnológica criada é utilizada diariamente como ferramenta de trabalho, intranet do setor e gestão contratual. Portanto, ela promove uma eficiência administrativa e controle do todo fluxo de trabalho: desde a produção das refeições, passando pela avaliação nutricional, até avaliação do paciente e servidores quanto a prestação do serviço e qualidade das refeições;
Palavras-chave
Técnologia em nutrição hospitalar.