Apresentação/Introdução
A diversidade territorial e humana no Brasil é acompanhada por diferentes realidades econômicas, sociais e culturais que impactam na saúde geral dos indivíduos, o que inclui a saúde bucal. Acrescentam-se a essas realidades a oferta e a dificuldade de acesso aos serviços de saúde.Em Cáceres-MT o projeto “Sorriso no Campo” surgiu da necessidade de ampliação de acesso aos serviços de odontologia.
Objetivos
Realizar um diagnóstico odontológico coletivo de crianças e adolescentes matriculadas em escolas do campo e ribeirinhas. - Ampliar a oferta e o acesso aos serviços odontológicos para crianças e adolescentes matriculadas em escolas das áreas do campo
Metodologia
Através de um “piloto” realizado entre maio a dezembro de 2017a proposta de implementação e reestruturação da atenção odontológica do campo foi realizada em 3 etapas. Etapa I: Cadastramento e preenchimento de um formulário pelos professores; calibração dos acadêmicos de odontologia segundo a proposta do SB Brasil 2010. Etapa II - Avaliação epidemiológica das condições de saúde bucal através do Índice de CPOD e classificação dos escolares segundo o risco.Etapa III - Desenvolvimento. Escolares classificados com risco vermelho receberam atendimento nas unidades básicas do município; aqueles classificados com risco amarelo receberam atendimento “in loco”.
Resultados
Cáceres tem 17 escolas no campo e 1860 escolares. O estudo piloto foi realizado na “Escola Buriti” localizada a 50 km da cidade. Foram avaliadas 176 crianças do 2º ao 6º ano. A idade média foi de 9 anos e 57,57% eram do sexo masculino. A prevalência de cárie foi de 3,17 dentes comprometidos. Receberam atendimento odontológico na cidade 26 (15,0%) crianças classificadas com alto risco de cárie. O tratamento odontológico “in loco” pela técnica ART foi realizado em 58 (33,0%) crianças. Todas as crianças receberam kit de higiene bucal e noções de cuidados bucais. Após 6 meses 23 crianças com ART foram reavaliadas,16 (69,6%) apresentaram restaurações satisfatórias, 2 (8,6%) pouco satisfatória.
Conclusões
As ações in loco mostraram-se viáveis pelo aumento da cobertura, favorecimento do acesso aos serviços de odontologia e participação da comunidade escolar e de familiares. As ações estão sendo ampliadas para as demais unidades escolares do campo.