Logo do ConasemsLogo do SUS
Nova Ubiratã - MT

ATIVIDADES EM GRUPOS DESENVOLVIDAS NO NASF

Autor(a): Amanda Cristina Lima de Oliveira

Ano: 2018

Apresentação/Introdução

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) constitui dispositivo fundamental na efetivação das práticas preventivas na atenção primária à saúde, no desenvolvimento de ações que favoreçam a mudança de hábitos, interferindo nos fatores de risco que levam as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), contribuindo para a melhoria da qualidade da atenção à saúde no território.

Objetivos

Desenvolver estratégias para atendimento da demanda crescente de pacientes crônicos, promovendo cuidado integral e qualidade de vida, além de impactar na redução dos indicadores em saúde relacionados às DCNT.

Metodologia

Foi desenvolvido através de um levantamento das necessidades dos usuários, elaboração do cronograma de atividades e criação dos grupos, sendo eles o Programa de Emagrecimento e Reeducação Alimentar; Vida Leve, trabalhando a questões emocionais; Saúde em Ação, oferecendo orientações à saúde do trabalhador; Grupos de Alongamentos e Hidroterapia desenvolvido na sede do NASF. A proposta foi oferecer um ambiente descontraído, participativo e integrado em que os pacientes se sentissem a vontade para falar sobre questões de alimentação e hábitos de vida, saúde mental e emocional, dividindo suas dúvidas e dificuldades, além disso, motiva-los a cuidar da saúde e gerar novas formas de tratamento.

Resultados

Os resultados apontam que os grupos subsidiaram melhoria na qualidade de vida dos usuários, além disso, apresentaram outros benefícios como, diminuição de dores, de ansiedade e compulsão alimentar, ampliação da autonomia, aumento da autoestima, perda de peso, além da redução do número de pessoas sedentárias, diminuindo assim as consultas por motivos crônicos. Os indicadores em saúde relacionados às Doenças Crônicas Não Transmissíveis evidenciam os resultados obtidos a partir dos grupos, demonstrando a integralidade do cuidado e as práticas acolhedoras e resolutivas.

Conclusões

Cada dia mais há necessidade de investir em ações de promoção e prevenção a saúde, desafiando os profissionais a se reinventarem, para melhor adesão dos pacientes aos projetos, assim colhendo bons frutos e oferecendo maior qualidade de vida a população. Compreende-se pelos resultados, que o trabalho realizado pela equipe do NASF de Nova Ubiratã, vem produzindo novas maneiras de desenvolver ações de saúde na rede de serviços públicos, alcançando a

Palavras-chave